Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 119551 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #330 Online: 26 de Maio de 2017, 08:13:16
Pediu model release nas duas, sendo q tenho qse ctz q mandei as 3 como editorial.
Se tiver uma pessoa em foco na imagem, ou seja, se ela é o ponto chave da foto (um retrato por exemplo) precisa de autorização mesmo como editorial...

Editorial não quer dizer que não precisa de autorização nunca...

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #331 Online: 26 de Maio de 2017, 09:15:53
Se tiver uma pessoa em foco na imagem, ou seja, se ela é o ponto chave da foto (um retrato por exemplo) precisa de autorização mesmo como editorial...

Editorial não quer dizer que não precisa de autorização nunca...

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk

Acho que esse assunto rende boas discussões. Basta pesquisar "portrait" marcando apenas fotos editoriais que vemos a farra de retratos. Eu mesmo tenho alguns que foram aprovados e vendem:









Todos são pessoas comuns em locais públicos. Acho que o cuidado básico é não expor a honra das pessoas. Não comprometendo a honra e não sendo utilizada para fins comerciais acho improvável ter problema com a utilização de imagens assim.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #332 Online: 26 de Maio de 2017, 09:53:35
Acho que esse assunto rende boas discussões. Basta pesquisar "portrait" marcando apenas fotos editoriais que vemos a farra de retratos. Eu mesmo tenho alguns que foram aprovados e vendem:


Todos são pessoas comuns em locais públicos. Acho que o cuidado básico é não expor a honra das pessoas. Não comprometendo a honra e não sendo utilizada para fins comerciais acho improvável ter problema com a utilização de imagens assim.
Pô, comigo não passou nenhuma com pessoas comum sem contexto não. A não ser registrando um trabalhador, uma festa típica, esportista, etc.. (como essas suas retratam)

ACHO (só acho) que retrato pra aceitar sem autorização precisa ter contexto...

Não sei se é o caso do Banzai, mas pode ser..

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
« Última modificação: 26 de Maio de 2017, 09:55:35 por Luciano.Queiroz »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #333 Online: 26 de Maio de 2017, 10:42:25
Pô, comigo não passou nenhuma com pessoas comum sem contexto não. A não ser registrando um trabalhador, uma festa típica, esportista, etc.. (como essas suas retratam)

ACHO (só acho) que retrato pra aceitar sem autorização precisa ter contexto...

Não sei se é o caso do Banzai, mas pode ser..

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Verdade. Acho que os únicos retratos "sem contexto" aceitos é aqueles que retratam traços culturais inerentes às pessoas, como índios, religiosos etc.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #334 Online: 26 de Maio de 2017, 13:24:51
Se tiver uma pessoa em foco na imagem, ou seja, se ela é o ponto chave da foto (um retrato por exemplo) precisa de autorização mesmo como editorial...

Editorial não quer dizer que não precisa de autorização nunca...

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk
Mas n era retrato, a pessoa nem era o elemento principal na foto em si, era street photo mesmo.


Lucbastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #335 Online: 29 de Maio de 2017, 11:09:50
Amigos,

Para os que tem conta no 500px:

 * Como estão as vendas naquele site?
 * Vale a pena assinar os planos Awesome, Pro, Pro+?

Obrigado,

Lucas


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #336 Online: 29 de Maio de 2017, 11:49:43
Eu acho qse impossivel alguem comprar fotos no 500px, visto q cobram 35 dolares por uma foto, o mais barato. Mas n sei como realmente funciona.


Lucbastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #337 Online: 29 de Maio de 2017, 21:52:06
Eu acho qse impossivel alguem comprar fotos no 500px, visto q cobram 35 dolares por uma foto, o mais barato. Mas n sei como realmente funciona.

Acho até que compram.
Mas a pergunta é:
Quem compra?
Quais tipos de fotos?
Qual a frequência?
Etc.


alvesflavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #338 Online: 31 de Maio de 2017, 15:08:30
Fotos de editorial costumam vender com frequência?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #339 Online: 31 de Maio de 2017, 15:41:17
Fotos de editorial costumam vender com frequência?

As minhas vendem bem pouco comparando com as comerciais, mas talvez eu não seja o melhor parâmetro, já que tenho poucas. Tem um portfólio de um brasileiro que é praticamente exclusivamente editorial, certamente ele deve ter ótimas vendas a julgar pela relevância das fotos para matérias jornalísticas (as minhas são limitadas nesse quesito. O portfólio: https://www.shutterstock.com/pt/g/alfribeiro

Eu vejo algumas vantagens em produzir conteúdo editorial. As imagens não demandam muita pós produção, não tem preocupação com gerenciamento de autorizações de modelo e a cena já está lá pronta, é só clicar, não tem o que dirigir. haha.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


alvesflavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #340 Online: 31 de Maio de 2017, 16:54:27
As minhas vendem bem pouco comparando com as comerciais, mas talvez eu não seja o melhor parâmetro, já que tenho poucas. Tem um portfólio de um brasileiro que é praticamente exclusivamente editorial, certamente ele deve ter ótimas vendas a julgar pela relevância das fotos para matérias jornalísticas (as minhas são limitadas nesse quesito. O portfólio: https://www.shutterstock.com/pt/g/alfribeiro

Eu vejo algumas vantagens em produzir conteúdo editorial. As imagens não demandam muita pós produção, não tem preocupação com gerenciamento de autorizações de modelo e a cena já está lá pronta, é só clicar, não tem o que dirigir. haha.

Fiz umas do Museu Nacional e da Catedral de Brasília e upei ontem. Uma vendeu hoje. Acho que vou subir outras e fotografar quando tiver alguma manifestação.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #341 Online: 31 de Maio de 2017, 17:45:05
As minhas vendem bem pouco comparando com as comerciais, mas talvez eu não seja o melhor parâmetro, já que tenho poucas. Tem um portfólio de um brasileiro que é praticamente exclusivamente editorial, certamente ele deve ter ótimas vendas a julgar pela relevância das fotos para matérias jornalísticas (as minhas são limitadas nesse quesito. O portfólio: https://www.shutterstock.com/pt/g/alfribeiro

Eu vejo algumas vantagens em produzir conteúdo editorial. As imagens não demandam muita pós produção, não tem preocupação com gerenciamento de autorizações de modelo e a cena já está lá pronta, é só clicar, não tem o que dirigir. haha.
Da pra ver que as fotos do cara são próprias pra venda de stock,e tem muita foto pqp kkkk
Se eu começar a fazer só fotos assim, acho q eu perco o tesão de fotografar, sei lá.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #342 Online: 12 de Junho de 2017, 08:52:13
Colegas, vocês têm encontrado suas fotos por aí?

Só essa semana já achei 3 fotos minhas sendo usada aqui na minha cidade. Duas impressas e uma numa campanha no instagram:
https://www.instagram.com/p/BVIP6FzBJNc/

Uma das é pertinho de casa, num banner na fachada de uma loja de materiais de construção.
« Última modificação: 12 de Junho de 2017, 08:54:58 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #343 Online: 12 de Junho de 2017, 18:08:31
Ta dificil vender, imagina achar uma foto minha rs
Vendi 22 fotos até agora, ganhei 9 trumps kkk


alvesflavio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #344 Online: 13 de Junho de 2017, 18:23:48
Colegas, vocês têm encontrado suas fotos por aí?

Só essa semana já achei 3 fotos minhas sendo usada aqui na minha cidade. Duas impressas e uma numa campanha no instagram:
https://www.instagram.com/p/BVIP6FzBJNc/

Uma das é pertinho de casa, num banner na fachada de uma loja de materiais de construção.

Encontrei a foto do meu cachorro no site doghero e num site gringo. As demais nunca encontrei.

Estava há meses sem subir foto e nesse mês upei 40 fotos na Shutter. Notei que depois que tornei a conta mais ativa e voltei a ter vendas (nada relevante, pois só tenho 201 fotos online)