Autor Tópico: Perder o emprego e investir na fotografia. Alguém já passou por isso?  (Lida 6826 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2015, 19:01:53
Daniela, tudo bem?

Me cadastrei aqui no fórum para ver se acho uma Bessa R pra vender e também colocar algumas coisas que tenho à venda. Como para participar dos classificados é necessário no mínimo o nível de freqüentador do fórum, resolvi dar uma olhada nas postagens.

Eu, como a maioria, ainda trabalha com fotografia como a segunda opção. Mas ao mesmo tempo tenho pretensões de seguir a carreira de fotógrafo integralmente. Apesar de não ter a experiência de ter saído do meu emprego para  me dedicar à fotografia, venho pensando, pesquisando e lendo muito sobre isso.

Acho que você precisa pensar primeiro nos seus objetivos, entende? A partir disso, tentar equilibrar qual vai ser sua postura e seu direcionamento daqui pra frente. É uma busca muito pessoal, não existe uma receita certa para isso. É uma mudança, uma transformação eu diria. Você vai ter que estar aberta e flexível para encarar aspectos que vão muito além da fotografia: documentações, troca de emails, telefonemas, workflow, relacionamentos, contas, pagamentos, enfim... toda essa parte burocrática e de relações humanas.

De qualquer forma, acho que uma maneira bem prática e didática de ver a fotografia com outros olhos é assistir o CreativeLive do Zack Arias: Foundations of a Working Photographer; em específico, no dia 3, o segmento "Business and Marketing".

Uma coisa é certa: você pode ver isso como uma oportunidade, ou deixar o medo te paralisar. Desejo sorte para você, e lembre sempre de manter a cabeça erguida e construir seu próprio caminho. Você chega lá, não se compare a ninguém e busque sua felicidade.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, 19:05:20 por bfscf »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2015, 08:18:13
Tudo depende de seus gastos mensais.

O grande problema é que ontem você tinha um cargo com experiência sênior no seu ramo de atividade do qual você dominava e agora em fotografia é um mercado novo do qual você é JR, com certeza a diferença de grana que vai entrar será menor nos primeiros meses.

Além da diferença de conhecimento existe a diferenças de relação ao trabalho, antes você era CLT a grana vinha por um canal fácil que era a empresa e agora você sera PJ/Autônomo, a grana vai vir do seu esforço em vender serviço, se não vender não tem grana, além de claro, vender, fazer e entregar e receber do serviço vendido.

A recomendação mais coerente seria você tentar arrumar um outro emprego na área da qual você domina, e se, em futuro querer pular para fotografia, faça isto gradualmente sem que a diferença de orçamento e risco atinjam sua vida.

Isto seria o ideal, claro... mas sei que muitas vezes não existe escolha, sei disso muito bem pois existe vários casos de pessoas muito próximas a mim que tiveram que entrar de cara em outros ramos de atividade por necessidade.

Minha dica é que independente de onde vc for atuar, vá com planejamento e confiança de sucesso.

Se tiver foco e acreditar no sucesso, passado as inconveniências dos primeiros meses, o sucesso virá com certeza.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2015, 09:28:10
Ótimas histórias aqui!
Por amor ao hobby, comecei a trabalhar como 2ª máquina de um fotógrafo amigo e fiquei 6 anos na área com ele e outros, e também fazendo trabalhos autônomos (festas, para revistas e lojas).
O que eu investi em equipamento eu recuperei e tive certo lucro.
Ocorre que com a mudança de cidade devido ao meu emprego principal, acabei vendendo tudo o que tinha e agora estou voltando aos poucos, mas apenas por hobby.
O mercado está competitivo e tem muita gente boa na área.
Mas não tenho mais pique para o social (casamento, batizado, 15 anos, etc).
Tenho vontade no futuro de trabalhos autorais, viajar para retratar temas específicos e curtir a paixão pela arte.

Boa sorte a todos!  :ok:
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2015, 11:14:51
Pra Daniela provavelmente a sugestão não vá servir, já que ela espera retorno praticamente imediato, mas ao Themeron indicaria essa outra postagem:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116915.0

Trata-se da venda de imagens em bancos de imagem - microstock. Já que está cansado de fotografar social, é uma excelente alternativa para remunerar um hobby, sem cobrança, mas com resultados proporcionais ao tempo dedicado. Combina perfeitamente com fotografias de viagens, a propósito.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2015, 23:58:34
Muita água passou por baixo desta ponte/tópico, mas de qualquer forma esbarrei neste artigo e talvez seja útil uma visão mais estruturada de abordar o assunto.

http://www.fotografia-dg.com/projeto-ser-fotografo-escopo/

abraço,
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2015, 00:11:45
Dei uma lida em tudo que vocês postaram e estou levando tudo em consideração, obrigada a todos pela participação.

Acho que agora, de uma forma geral, já digeri melhor todos os riscos e já tenho fixado em mente que não vai ser fácil, na verdade isso eu já sabia, mas é sempre bom reforçar isso pra depois quando surgir alguma dificuldade, não desanimar tanto.

Agora duas coisas que mais estão pegando:
1- Que área seguir: a princípio pensei que o melhor seria me especializar em algo que eu gosto, porém pensando melhor e refletindo aqui, acho que assim logo de cara no começo não vou poder me dar ao luxo de fazer apenas uma coisa. Como alguém comentou (não lembro quem exatamente agora) que no começo teve que aceitar tudo e etc, creio que esse vai ser o caminho que terei que tomar. Ando pensando em tentar começar uma carreira em eventos e casamentos, o que me leva ao segundo ponto.

2- Como começar nessa áreas? Até hoje eu fiz um casamento e um aniversário (já outro um marcado para janeiro), não acho que eu tenha material suficiente para sair oferecendo já meus serviços, principalmente de casamentos, por aí. Nesse caso, vale mais a pena ser cara de pau e se propor a ajudar algum fotógrafo mais experiente? Eu tenho problemas com isso, sou meio tímida nesse ponto e não sei até que ponto uma abordagem sobre isso pode ser meio invasivo ou algo do tipo. O que passou pela minha cabeça foi me oferecer a ser tipo, terceira fotógrafa (sem cobrar) para pegar experiência nessas áreas e tal. Vocês acham que pode ser uma boa? Tem alguma outra dica?


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2015, 00:18:26
Muita água passou por baixo desta ponte/tópico, mas de qualquer forma esbarrei neste artigo e talvez seja útil uma visão mais estruturada de abordar o assunto.

http://www.fotografia-dg.com/projeto-ser-fotografo-escopo/

abraço,

Li o artigo e me pareceu interessante, vou aguardar para acompanhar as outras partes da série. Já havia, inclusive, assistido todos os videos do Murilo que ele indica no final do artigo, me ajudou a abrir a cabeça para algumas coisas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2015, 00:46:36
1- Que área seguir: a princípio pensei que o melhor seria me especializar em algo que eu gosto, porém pensando melhor e refletindo aqui, acho que assim logo de cara no começo não vou poder me dar ao luxo de fazer apenas uma coisa. Como alguém comentou (não lembro quem exatamente agora) que no começo teve que aceitar tudo e etc, creio que esse vai ser o caminho que terei que tomar. Ando pensando em tentar começar uma carreira em eventos e casamentos, o que me leva ao segundo ponto.

O ideal é sempre se especializar, ou pelo menos direcionar seus esforços pra chegar nisso no futuro. Mas no começo tem que aceitar um pouco de tudo mesmo (acho que fui eu quem disse isso). Até porque, só mesmo trabalhando pra saber do que você realmente gosta e no que você realmente é boa. Muita gente muda de direção no meio do caminho e se dá muito bem na outra área escolhida.

O que passou pela minha cabeça foi me oferecer a ser tipo, terceira fotógrafa (sem cobrar) para pegar experiência nessas áreas e tal. Vocês acham que pode ser uma boa? Tem alguma outra dica?

Eu acho que pode ser uma ótima. Eu meio que dei sorte porque consegui já ir de segundo com um amigo fotógrafo, inclusive remunderado desde o começo. Mas o mais fácil é mesmo ir de terceira voluntariamente, acompanhando algum fotógrafo que te dê essa abertura. Digo isso porque dificilmente alguém vai levar uma iniciante para ser segunda, ainda mais sem saber como você trabalha. Normalmente os fotógrafos já têm seus segundos de confiança e não vão abrir mão para "arriscar", mas se for como terceira acho bem mais fácil que aceitem.

 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2015, 03:48:22
Olha, só passando pra dizer que esse esquema de fazer de tudo é relativo. Quanto mais voce fotografa outras coisas mais voce perde o foco naquilo que voce realmente deseja fotografar. Eu acredito muito na especialização e no caminho sem "arrodeios". É claro que, como o Teté disse, se voce nao sabe muito o que gosta, é uma boa alternativa pra descobrir o seu caminho. Agora, se voce sabe o que quer. Talvez nao seja melhor perder tempo com outras coisas. Veja, estou me referindo apenas a fotografia feita basicamente com o intuito de ganhar dinheiro. Se for algo voltado para o aprendizado/experimentação, eu apoio.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2015, 09:20:54
Se eu fosse surpreendido ou esperasse essa situação de desemprego e necessidade de dinheiro o mais rápido possível, o que eu faria:

- imediatamente colocaria o chapéu de "estagiário" de novo, com toda humildade, e procuraria "em emergência" um profissional estabelecido ou amigo para acompanhar, ajudar, carregar mala e fechar o estúdio por uma remuneração (qualquer, vc quer é entrar no mercado). Se o relacionamento fosse ruim, sairia numa boa para não "queimar o filme" e procuraria outro profissional...

- recorreria humildemente à família para assegurar a sobrevivência de forma a poder me dedicar ao "estágio" com mais tranquilidade;

- tentaria ter paciência e observar atentamente se o "estágio" está aumentando minha exposição ao mercado (sem dar a bandeira de passar a impressão de futuro concorrente); e

- o que eu "gosto" ou "desejo fotografar" fica para quando eu puder colocar comida na mesa sem depender de ninguém.

Assegurar a sobrevivência é a primeira coisa a ser feita e, em minha opinião, tem que ser atuando junto a profissionais até fazer parte deles. E dar tempo ao tempo. Sempre, sempre mesmo, vem algo bom para quem se dedica.

Boa sorte...  :ok:


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2015, 10:24:21
cara daniela,

li o tópico todo agora..

não sei se tenho um conselho a oferecer diferente de todos os que já foram dados.

o que daria, me parece que vc já possui.

então quero sobretudo te desejar sorte nessa empreitada.

acho admirável que vc exponha seu coração, seus anseios, suas aflições, aqui nesse fórum frio.

isso já é metade do caminho. é claro que vc se encontrará logo e irá construí-lo bem. atualize-nos, para que possamos te ajudar de alguma forma.

abs,




themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2015, 10:33:53
Grato pelo link! Vou ler já!  :ok:

Pra Daniela provavelmente a sugestão não vá servir, já que ela espera retorno praticamente imediato, mas ao Themeron indicaria essa outra postagem:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116915.0

Trata-se da venda de imagens em bancos de imagem - microstock. Já que está cansado de fotografar social, é uma excelente alternativa para remunerar um hobby, sem cobrança, mas com resultados proporcionais ao tempo dedicado. Combina perfeitamente com fotografias de viagens, a propósito.
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2015, 11:06:55
vou deixar meus 2 cents.

saí de um emprego de 25 anos, estável, por opção. Não estava mais aguentando o stress, a pressão, enfim, surgiu a oportunidade de sair e saí.
O que posso dizer é que nos primeiros tempos você fica meio sem rumo, mas depois de alguns meses a poeira baixa e você começa a pensar com mais clareza.
O que posso te sugerir é exatamente o que voce está pensando em fazer... DAR UM TEMPO...
para o segundo momento, FOCO.. vão aparecer inúmeras oportunidades (estou nesse estágio)... difícil escolher entre as diversas oportunidades novas que aparecem. boa sorte na nova etapa e vai dar tudo certo  :ok:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2015, 03:57:19
eu,caso morasse sozinho,voltaria a casa dos meus pais para nw gastar toda a minha economia e certamente,iria na cara de pau me oferecendo para trabalhar.Ou entao,mesmo que de graca,como terceiro!Para certas pessoas eh dificil lidar com a timidez,mas essa eh uma boa oportunidade para mudar esse lado,lembra que voce tera de ser diferente caso siga nessa area.Boa sorte nessa jornada,tenha fe que voce conseguira!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2015, 15:40:16
Para certas pessoas eh dificil lidar com a timidez,mas essa eh uma boa oportunidade para mudar esse lado,lembra que voce tera de ser diferente caso siga nessa area.

Esse é um ponto bem importante. Não é impossível ser fotógrafo de casamentos sendo tímido, mas dificulta um pouco mais as coisas. Eu sempre fui muito tímido e inseguro, com o tempo fui mudando isso e a fotografia deu um belo empurrão. Ainda me considero tímido e inseguro, mas certamente bem menos do que antes e acho que agora pouco me atrapalha.  :)