Autor Tópico: Dúvida sobre as "Curves" do Adobe Photoshop  (Lida 5142 vezes)

pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Janeiro de 2016, 19:39:38
Pessoal, existe alguma maneira de se configurar o Photoshop (versão CS 5.1 ou CC 2015) para um ajuste das "Curves" com um número de níveis maior que 256 (faixa de 0 a 255) por canal?
Estou editando algumas fotos com 16 bits por canal e precisaria de um ajuste mais fino das curvas. 1024 níveis acho que já seriam suficientes.
O que me deixou com a pulga atrás da orelha foi o fato de que no CS5.1 o quadro onde são inseridos os valores dos níveis de entrada e saída cabem 4 dígitos e no CC 2015 cabem 5 dígitos.

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2016, 21:37:11
Não.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2016, 17:15:05
Fiquei curioso para saber que imagem necessita 1024 níveis para edição...


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2016, 17:55:52
Não entendi a pergunta, alguém poderia me explicar? Fiquei curioso.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2016, 18:11:38
Fiquei curioso para saber que imagem necessita 1024 níveis para edição...

Juro por tudo que é mais sagrado que ia perguntar isso


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2016, 23:09:58
Fiquei curioso para saber que imagem necessita 1024 níveis para edição...

kkkk. Estou usando uma DSLR (Nikon D7000) para digitalizar filmes negativos. Para a imagem digitalizada ter qualidade é necessário que a relação entre os níveis e a exposição do "scanner" (D7000) seja logarítmica. Fiz essa "calibragem" da imagem da câmera fotografando um cartão cinza com diferentes exposições (de aproximadamente -15 a +4 EV) e tracei a curva de resposta da câmera no Excel. Todas as imagens seguiram um mesmo padrão pré-configurado no CameraRaw. Com esses dados do Excel eu pude através do Gamma Correction e das Curves fazer com que essa "resposta" ficasse logarítmica. Ao final, consegui essa curva abaixo:




Como estou usando o espaço de cor ProPhoto RGB, apenas 1 nível a mais ou a menos em qualquer canal já faz muita diferença. Além disso tudo nos filmes negativos as altas luzes e sombras extremas apresentam distorção de cor (na sombra o cinza puxa para o amarelo e nas altas luzes puxa para o verde/ciano) e é necessário um ajuste bem fino nas Curves para eliminar essa distorção. Como eu quero digitalizar e capturar toda a faixa dinâmica da imagem do filme, sem distorção de cor, é necessário esta precisão.

Dois exemplos de imagens digitalizadas com esta técnica:






Agora uma imagem que mostra toda, ou quase toda, a faixa dinâmica do filme (Portra 160):




Imagem acima editada:




Pois é, era pra isso aí que eu queria maior precisão. Vou ter que me contentar com os 256 níveis. rsrs
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2016, 23:12:18 por pauloh »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2016, 23:19:45
Que legal!

Mas ainda não entendi como se aplica no layer de ajuste de curvas do Photoshop.  :no:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2016, 00:11:40


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2016, 00:16:11
Pois é, era pra isso aí que eu queria maior precisão. Vou ter que me contentar com os 256 níveis. rsrs

Você pode diminuir a opacidade do "Adjustment Layer" para conseguir um ajuste
intermediário e/ou usar o "Blend IF" para aplicar somente na tonalidade desejada
https://www.bing.com/videos/search?q=blend+if+photoshop&FORM=HDRSC3
e/ou usar "Luminosity Masks" http://svenstork.com/essays/interactive-luminosity-masks/
https://www.bing.com/videos/search?q=Luminosity+Masks&FORM=HDRSC3
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 00:16:24 por Pictus »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2016, 00:16:33
Não conheço esta técnica, aliás todo dia chego a conclusão que de não sei nada mesmo

Se puder explicar a calibração com o cinza x exposição x calculo, agradeço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2016, 00:19:16
Aceita uma sugestão ?

http://oldgoodlight.blogspot.com.br/p/scanning-negatives-in-raw.html

Fotografe em raw, o seu negativo e depois converta sem mexer em nada para tiff e experimente.
Funciona bem pra caramba, só tenho usado isso ultimamente para negativos C41.

Quem sabe o Pictus ai não converte meu script para windows ?  :D
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 00:29:42 por AFShalders »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:28:46
Não conheço esta técnica, aliás todo dia chego a conclusão que de não sei nada mesmo

Se puder explicar a calibração com o cinza x exposição x calculo, agradeço


Sim, vamos lá. Primeiramente coloquei a câmera sobre o tripé para que todas a exposições (20 no total) tivessem o mesmo alinhamento, ou seja, para que o cartão cinza pegasse exatamente a mesma área do sensor. O balanço de branco da câmera foi feita no cartão cinza. Usei uma fonte de iluminação constante, sem variações ou cintilações. Usei um "Light Pad", usado para analisar slides e negativos. Este:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/179861-REG/Logan_Electric_750219_4_x_5_Slim.html
A exposição zero no cartão cinza foi de f/8 e 4 segundos. Fotografei o cartão com exposições variando de 60 a 1/8000 s e com a mesma abertura. Todas as imagens foram feitas em RAW e em ISO 100.
Após isso, configurei o Camera Raw com exposure -1 (para capturar 1 ponto de "folga" que a D7000 tem nas altas luzes, que seria cortado se o exposure fosse 0); Brightness de +50; Curve: linear; Camera Profile: Adobe Standard, Process 2010; ProPhoto RGB; 16 bit. Todos os outro parâmetros são de valor "0". Salvei esse padrão do Camera Raw.
Depois criei uma Action no Photoshop para abrir cada Raw, fazer todas as alterações acima, depois abrir no PS, elevar as curvas com o Gamma Correction (inserido valor 2,2), cortar a imagem numa área 200x200 pixels do cartão cinza e salvar em TIFF 16 bits. Após esse processo, criei uma planilha no Excel para jogar os dados dos níveis, por canal, de cada uma dessas imagens 200x200 pixels (os níveis foram medidos na janela HISTOGRAM do PS, selecionando cada canal RGB, resultado aparece em "Mean").
Os dados são estes abaixo:



A coluna EXPOSIÇÃO mostra o EV de cada imagem, sendo o valor zero a de 4 segundos. Alguns valores não são inteiros pelo fato de a exposição não variar exatamente em 1 ponto de um nível para outro. Exemplo: de 4s para 15s de exposição não são 2 pontos de diferença, é 1,9069. 2 pontos seriam se fosse de 4s para 16s.
Os valores das colunas B, C e D são os níveis de cada canal do crop 200x200 de cada imagem medidos no PS.
A coluna E mostra os níveis de saída para que a relação entre a exposição e os níveis seja logarítmica. Como a exposição em EV já usa uma escala logarítmica, a relação entre os valores nas colunas A e E é linear. A coluna E foi calculada. A cada variação de 1 ponto de exposição a saída deve ser de 14,22416 níveis (não me pergunte como cheguei nesse valor de 14,22416 níveis, pois não lembro de cabeça agora, rsrs. Mas a ideia é a seguinte: Se você dividir a amplitude de 255 níveis por 14,224 níveis/EV irá encontrar 17,92EV. Obviamente a D7000 não tem toda essa faixa dinâmica. Você pode ver isso pelo primeiro gráfico que postei lá em cima. O trecho linear vai de aproximadamente entre -9 e -10 até +4. DR entre 13 e 14EV.)
Com esses dados eu tracei 3 curvas de entrada e saída de níveis (1 para cada canal). Abaixo curva para o canal verde:



Fiz a impressão desses gráficos em papel A4 para achar os pontos de intersecção com valores inteiros entre os níveis de entrada e saída (para maior precisão, afinal as Cuvas do PS só aceitam valores inteiros).
Depois só foi jogar esses pontos nas "Curves" do PS. Estão aí os pontos jogados:



Pronto, já tenho uma imagem calibrada. Agora é só criar uma Action para aplicar todos esses ajustes nos Raws das fotos que faço das imagens dos filmes negativos. Normalmente faço 9 fotos digitais por imagem do filme para aumentar a retenção de detalhes. O resultado fica melhor que a maioria dos scanners dedicados a filme do mercado (pelo menos os mais baratos). rsrs.
Abaixo imagem do negativo fotografado com 9 imagens digitais (composição matriz 3x3). Essa é uma digitalização mais recente, não é a mesma lá em cima.



Nikon F100, lente 28-300mm na posição 28mm, 30 minutos de exposição, abertura não lembro, filme Kodak Portra 160.


Agora um crop 100% da imagem acima (resolução da original 7200x4800px):




É isso aí.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:34:51
Valeu Pictus e AFShalders. Depois vou olhar o que vocês postaram para ver se eu consigo aprimorar a técnica.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:36:56
Pessoal, existe alguma maneira de se configurar o Photoshop (versão CS 5.1 ou CC 2015) para um ajuste das "Curves" com um número de níveis maior que 256 (faixa de 0 a 255) por canal?

O que me deixou com a pulga atrás da orelha foi o fato de que no CS5.1 o quadro onde são inseridos os valores dos níveis de entrada e saída cabem 4 dígitos e no CC 2015 cabem 5 dígitos.

A parte que eu não entendi foi onde você consegue inserir os valores dos níveis de entrada. Não sei nem onde visualizar essa diferença de 4 dígitos e 5 dígitos, entende? Eu acho que não entendi sua pergunta, por isso fiquei curioso. Mexo constantemente no layer de ajuste de curva e nem consegui entender sua pergunta.  :(


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2016, 12:57:12
A parte que eu não entendi foi onde você consegue inserir os valores dos níveis de entrada. Não sei nem onde visualizar essa diferença de 4 dígitos e 5 dígitos, entende? Eu acho que não entendi sua pergunta, por isso fiquei curioso. Mexo constantemente no layer de ajuste de curva e nem consegui entender sua pergunta.  :(

Uai, é só colocar um ponto na curva de qualquer canal e no quadros "input" e "output" alterar os valores. Abaixo um ponto que eu coloquei a entrada de 120 e saída de 150.



Essa é a janela Curves no CS5.1. Cada quadro de inserir valores cabem 4 dígitos. Se você inserir no input um valor de 1000 por exemplo e depois clicar no quadro pra inserir o valor de output, irá aparecer uma mensagem de que um valor inteiro entre 4 e 251 é necessário.