Autor Tópico: Problemas com o scanner Epson v550 Perfection  (Lida 1345 vezes)

Gustavo Grillo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 07 de Janeiro de 2016, 11:41:05
Depois de uma (não tão) longa espera chegou o meu scanner novo, um Epson v550. Tirei da caixa, todo animado, instalei o software e conectei o bicho.  :D
Os primeiros scans foram ok, mas aí comecei a tentar em resoluções e começaram os problemas.
Para testar eu fiquei escaneando duas tiras de negativos coloridos. Depois de umas três "escaneadas" as imagens começaram a ficar "posterizadas" (como naquele popular filtro que a gente encontra na maioria dos programinhas de edição de imagem). :doh:
Alguém já teve algum problema assim?
Fiquei fuçando os ajustes, tentei usar o modo automático mas o resultado é sempre o mesmo...
Será que pifou alguma coisa no scanner? :aua:



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2016, 15:39:10
-Excluindo mouse e teclado, tire fora todos outros periféricos USB e desinstale seus programas, impressoras
e principalmente webcams tem o péssimo habito de instalar um monte de lixo que fica rodando em background. 
-Desinstala tudo que foi instalado do CD Epson.
-Vai no site e veja se tem driver ou software mais atualizado do que as
versões que vc instalou https://www.epson.com/cgi-bin/Store/support/supDetail.jsp?oid=231162&infoType=Downloads&platform=OSF_W_10-64
-Ligue o scanner direto no USB da motherboard(não usar expansão USB)
-Instale as versões atualizadas
-Pray


Gustavo Grillo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2016, 20:17:48
Notei que o problema acontece apenas quando eu tento gerar um JPG, se opto por TIFF o escaneamento sai normal.
O problema é que o arquivo fica, obviamente, enoooooorme,
Vou seguir as suas dicas e ver no que dá
Valeu  :ok:
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 20:36:46 por Gustavo Grillo »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2016, 20:38:48
 :ok:
Então é problema do programa que gera o JPG, basta verificar se tem upgrade ou só usar TIFF, depois use outro programa para converter em JPG.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 20:40:14 por Pictus »


Gustavo Grillo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2016, 17:30:36
Pra fechar a questão: descobri qual era o problema.
Ao contrário de outros softwares de imagem o Epson Scan considera que, na opção de gravar arquivo JPG, 1 é a mais alta qualidade e 100 é a mais baixa. Eu estava deixando sempre no que eu achava ser a qualidade mais alta (100) e por isso o arquivo saia com as cores bem limitadas.
Metade da culpa é minha, metade é da Epson, que me deu mais um argumento pra investir no SilverFast e abandonar o Epson Scan.