Autor Tópico: Foto noturna  (Lida 3066 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Online: 18 de Novembro de 2006, 00:06:26
Título: Foto noturna
Comentário: Pessoal, hoje chegou o cartão de 2gb, e aí deu vontade de testar, com video em qualidade alta (e é alta mesmo, igual a novela, sendo que novela é 24fps, e a camera filma em 30fps na qualidade alta), bem, sem o cartão ela só filma em VGA standard, que é 7fps...  Então resolvi pegar e aproveitei para tirar algumas fotos... Como chegei do colegio de noite, e adoro noturnas, então apoiei a camera na janela do quarto de empregada (que por sinal é o melhor pra apoiar a camera pra tirar foto), e tirei a foto abaixo:





EXIF:
Câmera: Sony cybershot W70
Abertura do diafragma: F/2,8
Tempo de exposição: 0,77s
ISO: 800

Então, espero o comentário de vocês para saber em que melhorar!


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2006, 01:36:44
Muito ruído.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2006, 03:23:52
Citar
Muito ruído.
O ruído até não incomodou, mas pra  que vc usou o iso 800? Se é longa exposição, acho que seria melhor usar o menor iso da cam e  deixar um tempo maior... Se queiser que as luzes dos postem fiquem com aquele aspecto de "estrelinha", acho que é só usar uma abertura mais fechada e deixar um tempo maior ainda, tipo uns 15 ou 20 segundos...

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2006, 12:29:51
Citar
Citar
Muito ruído.
O ruído até não incomodou, mas pra  que vc usou o iso 800? Se é longa exposição, acho que seria melhor usar o menor iso da cam e  deixar um tempo maior... Se queiser que as luzes dos postem fiquem com aquele aspecto de "estrelinha", acho que é só usar uma abertura mais fechada e deixar um tempo maior ainda, tipo uns 15 ou 20 segundos...

abraços!  :thmbup:
E nesse caso melhoraria o ruído também, não?

Iria juntar o útil ao agradável.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 13:41:48
Citar
Citar
Citar
Muito ruído.
O ruído até não incomodou, mas pra  que vc usou o iso 800? Se é longa exposição, acho que seria melhor usar o menor iso da cam e  deixar um tempo maior... Se queiser que as luzes dos postem fiquem com aquele aspecto de "estrelinha", acho que é só usar uma abertura mais fechada e deixar um tempo maior ainda, tipo uns 15 ou 20 segundos...

abraços!  :thmbup:
E nesse caso melhoraria o ruído também, não?

Iria juntar o útil ao agradável.
Acredito que sim.  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 14:06:01
Citar
Citar
Muito ruído.
O ruído até não incomodou, mas pra  que vc usou o iso 800? Se é longa exposição, acho que seria melhor usar o menor iso da cam e  deixar um tempo maior... Se queiser que as luzes dos postem fiquem com aquele aspecto de "estrelinha", acho que é só usar uma abertura mais fechada e deixar um tempo maior ainda, tipo uns 15 ou 20 segundos...

abraços!  :thmbup:
Porque o maximo que a camera tira é o tempo de 2"... :(
Esse é o único defeito da camera... :( .... aih eu tive que usar iso 800 pra sair claro (eu usei 100 e ficou muito bom com 2 segundos, ficou um pouco mais escuro, mas ficou mto bom tb, mas aih nao sei pq postei a de 800..., mas nao tenho tripe, tive que apoiar na janela... )
No modo paisagem noturna, a cam tira em iso 100 e ateh 2s, e no P a gnt escolhe iso: 100,200,400,800 e 1000  e vai ateh 1s
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 14:11:45 por yhangr »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2006, 14:22:01
Citar
Citar
Citar
Muito ruído.
O ruído até não incomodou, mas pra  que vc usou o iso 800? Se é longa exposição, acho que seria melhor usar o menor iso da cam e  deixar um tempo maior... Se queiser que as luzes dos postem fiquem com aquele aspecto de "estrelinha", acho que é só usar uma abertura mais fechada e deixar um tempo maior ainda, tipo uns 15 ou 20 segundos...

abraços!  :thmbup:
Porque o maximo que a camera tira é o tempo de 2"... :(
Esse é o único defeito da camera... :( .... aih eu tive que usar iso 800 pra sair claro (eu usei 100 e ficou muito bom com 2 segundos, ficou um pouco mais escuro, mas ficou mto bom tb, mas aih nao sei pq postei a de 800..., mas nao tenho tripe, tive que apoiar na janela... )
No modo paisagem noturna, a cam tira em iso 100 e ateh 2s, e no P a gnt escolhe iso: 100,200,400,800 e 1000  e vai ateh 1s
Mas pelo menos o vídeo dela é bom, né? :laughing:
 


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2006, 15:29:37
Citar

Mas pelo menos o vídeo dela é bom, né? :laughing:
é otimo sim!! adorei o modo video dela, em qualidade alta (30minutos).
A foto tb eh muito boa!!  A única coisa q nao dá para fazer é tirar foto de PAISAGENS noturnas em iso 100 quando tá muito escuro, pois nao tenho tripe, e 2s borra sem tripé... mas a foto no modo noturno sai muito boa, até mesmo em lugares com baixa iluminação sai clara a foto!!  Eu tenho aqui essa mesma foto tirada no modo paisagem, iso 100 2s, e é só um pouco mais escura... OBS: isso tudo sem usar EV
Usando iso 400 fica igual a essa ae que postei, iso 400 e 1s, mas deletaram a em iso 400 da camera, q raiva...
eu tirei várias, em iso 100, 200, 400, 800 e 1000, mudando ev, e tudo mais (essa q postei foi a primeira q tirei, em 800, EV 0), mas axaram q era tudo igual e deixaram só uma!! :(
mas de noite posto a iso 400 EV +2...

Ah, uma ajudinha!! Eu quero passar as fotos do meu cel de vga pra 7,2, tirando com a camera as fotos do cel... eu tentei, tentei, mas fica ruim! :( (o macro é 2cm)... pq?? tem como nao? :(
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 15:39:01 por yhangr »


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:00:36
Ah pessoal, no mesmo dia que tirei essa foto ae, eu tirei essa tb:


F/2,5
iso 800
tempo 1s

Alem de nao usar iso 800, oq mais deve melhorar?


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:31:33
Pessoal, descobri uma coisa:  Quando eu queria tirar a foto da paisagem noturna, eu usava o modo crepusculo, que usa iso 100 e até 2". Bem, eu ia escolher esse mesmo modo, mas na hora de rodar a rodinha pra escolher a exposição, eu escolhi o modo "retrato crepusculo", que bate a foto com flash e exposicao ateh 2"... na hora pensei: "Que porra!!" mas descobri uma coisa: Ele tira em iso 100 e iso 200 nesse modo, a foto saiu bem clara :D :D !!! Cara, eu nao sabia que esse modo tirava em iso 200!!^^/
O unico problema é que  bate o flash, e dá dó da bateria... huahuahua

Aqui a foto:



Câmera: Sony cybershot DSC-W70
Tempo de exposição: 2s
Abertura do diafragma: F/2,8
ISO 200
EV 0


E ae? o q fazer para melhorar??


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:10:30
Citar
E ae? o q fazer para melhorar??

Ao meu ver não sei se você tem tantas opções assim para melhorar a qualidade.

O ideal seria um iso menor e longa exposição, mas como só chega a 2 seg...

Acredito que só usando programas de redução de ruído mesmo.


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2006, 18:45:10
Citar
Citar
E ae? o q fazer para melhorar??

Ao meu ver não sei se você tem tantas opções assim para melhorar a qualidade.

O ideal seria um iso menor e longa exposição, mas como só chega a 2 seg...

Acredito que só usando programas de redução de ruído mesmo.
sim, mas essa foto ae com iso 200, vc achou que ela tem muito ruido? Eu acho que nao, mesmo em crop 100% ela fica perfeita, com pouquíssimo ruido!!!!!!

Ah, eu apliquei um redutor de ruido nela (iso 200), apliquei fraco, pois nao tem muito ruido.. adivinha??? Ficou PERFEITA!!!! Principalmente exibida no seu tamanho original, 100% :D
Mas iso 200 nao precisa de redutor do ruido nao, fica otimo....

-----
Aplicando neat image- redutor de ruido:



Depois do redutor de ruido, a foto ficou perfeita, em crop 100%...

 
« Última modificação: 19 de Novembro de 2006, 18:57:39 por yhangr »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2006, 18:54:20
O que você devia fazer para melhorar é abandonar esses modos "crepúsculo", "gente correndo", "moça com um candelabro mão" e procurar entender o que significa cada regulagem da câmera. Desse modo não se vai a lugar nenhum. Não é a câmera que fotografa, é você. Quer bater em 4s? Fácil, ponha ela para bater duas fotos seguidas e as some depois.

No fórum está cheio de tópicos que ensinam um monte de coisas. Se o camarada começar a pesquisar aqui terá um curso de fotografia de ótima qualidade.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2006, 22:43:17
Citar
O que você devia fazer para melhorar é abandonar esses modos "crepúsculo", "gente correndo", "moça com um candelabro mão" e procurar entender o que significa cada regulagem da câmera. Desse modo não se vai a lugar nenhum. Não é a câmera que fotografa, é você. Quer bater em 4s? Fácil, ponha ela para bater duas fotos seguidas e as some depois.

No fórum está cheio de tópicos que ensinam um monte de coisas. Se o camarada começar a pesquisar aqui terá um curso de fotografia de ótima qualidade.

Eu achei que realmente sua foto ficou bem melhor. Quase sem ruído.

Sobre o que fazer eu não entendo muito de fotografia ainda, e dessa "simbologia" das máquinas digitais e pra que servem menos ainda, ainda to tentando entender minha K1000 e seus acessórios.

Mas concordo com o Ivan, que a fotografia é sua, lógico, desde que a máquina te dê flexibilidade para fazer o que você quer. A sua me parece que dá uma flexibilidade razoável.

Procura no fórum que você chega lá. Realmente eu achei que na prática a foto melhorou, sobre "modos e funções" para fotografia, vou ficar te devendo nessa.


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #14 Online: 21 de Novembro de 2006, 12:59:34
Citar
Citar
O que você devia fazer para melhorar é abandonar esses modos "crepúsculo", "gente correndo", "moça com um candelabro mão" e procurar entender o que significa cada regulagem da câmera. Desse modo não se vai a lugar nenhum. Não é a câmera que fotografa, é você. Quer bater em 4s? Fácil, ponha ela para bater duas fotos seguidas e as some depois.

No fórum está cheio de tópicos que ensinam um monte de coisas. Se o camarada começar a pesquisar aqui terá um curso de fotografia de ótima qualidade.

Eu achei que realmente sua foto ficou bem melhor. Quase sem ruído.

Sobre o que fazer eu não entendo muito de fotografia ainda, e dessa "simbologia" das máquinas digitais e pra que servem menos ainda, ainda to tentando entender minha K1000 e seus acessórios.

Mas concordo com o Ivan, que a fotografia é sua, lógico, desde que a máquina te dê flexibilidade para fazer o que você quer. A sua me parece que dá uma flexibilidade razoável.

Procura no fórum que você chega lá. Realmente eu achei que na prática a foto melhorou, sobre "modos e funções" para fotografia, vou ficar te devendo nessa.
Como fazer isso:
" Quer bater em 4s? Fácil, ponha ela para bater duas fotos seguidas e as some depois." ?? :) :D


Eu quase sempre uso o modo P, que dá maior flexibilidade, principalmente a escolha do iso , que soh aumento ou pq ta mto escuro ou pq nao tem onde apoiar a camera.
Essa foto ae foi em iso 200, mesmo em 100% o ruido eh muito pequeno, quase sem ruido mesmo.


Agora eu quero saber como somar as fotos... Ensina ae ivan :D
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 13:00:01 por yhangr »