Autor Tópico: Nikon D7100 - Foco automático não foca certo pelo Viewfinder (back-focus)  (Lida 8629 vezes)

HenriqueRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Henrique Rosa - Fotógrafo
Olá Amigos,

   Há um tempo atrás minha Nikon D7100, após conectar Via USB, deixou de funcionar o LiveView e não era possível visualizar as prévias das imagens. A Câmera ficava como se ainda estivesse com USB conectado, restringindo várias opções do Menu. Pois bem, foi levado a assistência técnica e foi detectado o problema em uma placa que acabou danificando por conectar a câmera via USB no PC, o que ocorre com frequência em alguns modelos. Foi realizado a troca pela garantia, ainda bem porque custava R$ 900,00. Peguei a câmera essa semana todo feliz da vida, porém, notei que o foco automático não ta funcionando direito pelo Viewfinder, só pelo LiveView (LCD). E pelo Viewfinder, mesmo em foco manual não está focando aonde deveria (back-focus ou front-focus). tentei ajustar a Dioptria mas sem sucesso. vi que poderia estar descalibradas a lentes, porém não sei realizar o procedimento, tenho uma 50mm 1.8 AF-S e uma 18-55mm.
   No momento só estou conseguindo realizar trabalhos pelo LiveView pois é o único com foco funcionando direitinho, mas como todos já sabem, é muito ruim trabalhar no LCD, além de gastar bem mais bateria. Acho que ao realizar a troca da placa, Pode ter havido um desalinhamento do espelho,  que interfere simultaneamente na imagem do ViewFinder e no sistema de foco por fase, ou pode ser apenas questão de configuração da máquina. se alguém puder me ajudar, grato desde já.


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2016, 14:11:13
A calibração de foco nada tem a ver com a dioptria. Tem que entrar em outro MENU AF TUNE ajustar entre + 20 e - 20 se quer fotografar pelo viewfinder. Note que essa calibração não tem efeito no live view.
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2016, 19:59:13
A calibração de foco nada tem a ver com a dioptria. Tem que entrar em outro MENU AF TUNE ajustar entre + 20 e - 20 se quer fotografar pelo viewfinder. Note que essa calibração não tem efeito no live view.

A calibração do AF Fine Tunning não tem efeito no LV ?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2016, 20:04:35
A calibração do AF Fine Tunning não tem efeito no LV ?

Não, pois o foco no liveview é por contraste e não por fase.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:19:10
Não, pois o foco no liveview é por contraste e não por fase.

Tá ai, não sabia dessa...

 :ok:


HenriqueRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Henrique Rosa - Fotógrafo
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:44:08
Nesse Menu?

Fiz como disse, e continua não focando. Ele detecta o Objeto no foco automático, porém, fica desfocado tanto na visualização do Viewfinder e após o disparo.

Veja a diferença:

No LiveView ele focaliza certinho na primeira pilha e fica nítido. no viewfinder, ele detecta a primeira pilha no ponto de foco, porém é na segunda pilha que fica nítido tanto na visualização no ViewFinder como após o disparo.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:51:15
Quando a camera esta no modo live view ela usa o sensor pra focar, é mais lento porem dispensa ajustes e é mais preciso, ela se comporta como se fosse uma mirrorless.

Quanto a questao do topico, tem que fazer AF Tunning porque cada lente tem caracteristicas diferentes. La no menu da D7100 tem a ferramenta necessaria, lembrando que feito o tunning voce tem que salvar o ajuste. Se tiver duvidas, tem varios tutoriais ensinando no youtube. Na falecida 18-105 precisei fazer, ja na 18-55, 55-200 35mm, na 50mm 1.8 ela foca perfeitamente, se voce estiver usando a 18-105 a dor de cabeça é certa porque essa lente nao vale nada, o problema pode esta com ela.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, 21:51:56 por pedromartins021 »


HenriqueRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Henrique Rosa - Fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:56:33
Então, estou utilizando a 50mm 1.8 AF-S e 18-55mm do Kit.

Fiz esse teste

e o Foco fica acima da linha preta. porém não sei como configurar os valores na câmera.

Veja a foto disparada pelo foco automático do Viewfinder:

Com o foco manual estou conseguindo focar certinho na primeira pilha. porém no Automático sem chances, ele localiza os ponto de foco sobre ela, mas quem fica focado é a pilha de trás.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, 22:10:56 por HenriqueRosa »


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2016, 09:25:53
em outro topico o amigo Dellano posta uma dica interessante , vc pode tentar ai .
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114699.0


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2016, 13:38:39
Nesse caso pra mim nao é problema de front ou back focus, se voce nao ta consegundo focar a pilha que voce quer entao voce esta usando foco automatico ou os pontos do centro... aí a camera faz o que bem quer, use unicamente o central.


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2016, 19:52:35
Nesse caso pra mim nao é problema de front ou back focus, se voce nao ta consegundo focar a pilha que voce quer entao voce esta usando foco automatico ou os pontos do centro... aí a camera faz o que bem quer, use unicamente o central.

2X
Tente o ponto central como o colega disse, foque, recomponha e clique.
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2016, 21:19:28
2X
Tente o ponto central como o colega disse, foque, recomponha e clique.

Por que não usar os pontos periféricos?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2016, 22:54:35
Será que está respeitando a distância mínima de foco da lente? Parece uma pergunta tola mas não custa nada checar isso?

Por ex.: nas 50 mm essa distância está na faixa de 30 a 45 cm.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2016, 23:00:31
Por que não usar os pontos periféricos?

Na minha camera por exemplo (D7000) se eu focar com os perifericos ela nunca foca onde quero, so uso o central em 95% das vezes, a menos que eu va fotografar de longe ou uma multidao, se voce reparar na imagem do liveview, a pilha nao esta no meio, esta na periferia do ponto de focagem central, e outra observacao importante é como o colega acima falou, a lente pode nao estar conseguindo focar na distancia minima recomendada.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2016, 23:12:27
Na minha camera por exemplo (D7000) se eu focar com os perifericos ela nunca foca onde quero, so uso o central em 95% das vezes

Rapaz, convém dar uma checada na sua câmera heim, pode estar com algum problema, o foco tem que ser o mesmo, em qualquer ponto de foco, a diferença é que o central é cruzado e mais sensível, mas desde que o periférico confirme o foco, o mesmo tem que ser certeiro, até por que a ato de focar e recompor não é recomendado em grandes aberturas, pois desloca o plano de foco, nessa situação é altamente recomendável usar os pontos periféricos para maior precisão. Se usando os pontos periféricos o foco muda, pode ter algo desalinhado na sua câmera.