Sinceramente, do meu ponto de vista, pra luz começar a ficar suave, pense em um haze de 60x60cm, no mínimo, e mesmo assim, bem próximo do assunto. Esse aí que vc postou eh jogar dinheiro e potência do flash fora.
Bem por aí mesmo. Se você estiver a uma distância não muito pequena do assunto, a luz vai ficar dura de qualquer forma. Tem que sempre pensar no tamanho relativo da fonte de luz, então mesmo se for um softbox enorme, mas muito distante, a luz vai ser dura.
Mas acho que o principal, sempre, é tentar tirar o flash do eixo da câmera. Mesmo um softbox gigante, se estiver no eixo da câmera, vai te dar uma luz suave mas sem volume, sem profundidade. O legal de usar flash rebatido nas paredes é porque você pode apontar para os lados, assim a luz vai vir lateralmente ao sujeito e criar volume, sombras.
Se não tem onde rebater, o ideal mesmo é usar o flash fora da câmera. Mesmo o flash direto, sem softbox, se estiver fora da câmera e você souber mesclar bem com a luz ambiente, vai te dar uma iluminação agradável. Posicione o flash lateralmente ao sujeito para que a luz atinja de forma oblíqua, dá pra experimentar bastante em diversas posições.
Mas tem que ver se realmente não tem onde rebater. Eu trabalho sempre com flash rebatido, e digo que são poucas as situações que não tem onde rebater, mesmo em externas. Se estiver com abertura grande e/ou ISO alto, qualquer coisa rebate o flash. Já rebati em postes, pedras, troncos de árvores, etc. Mesmo paredes muito distantes, tipo 10m ou mais, dá pra rebater bem.
O Mike Castro (meu parceiro de WS de flash!) faz eventos sempre acompanhado de um assistente treinado para segurar o flash pra ele. Os resultados são ótimos! E dá pra usar de formas muito criativas, mudando bastante a posição do flash.
Abraços