Autor Tópico: Dicas para o uso do flash  (Lida 2144 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 07 de Fevereiro de 2016, 17:51:34
Olá! Recentemente, adquiri um YN-568 EX II, e gostei muito do produto! Como ainda sou iniciante, e esse é meu primeiro flash, estou ainda aprendendo como utilizá-lo da melhor maneira. Percebi que rebatendo ele na parede, a foto sai extremamente natural, porém, ao colocar o flash direto no objeto ou pessoa a ser fotografado, fica aquele aspecto artificial, semelhante ao do flash pop-up. A maneira que "encontrei" de diminuir esse problema, foi utilizando o difusor e com isso o zoom de 14mm, mas ainda assim não gostei muito do resultado.
Daí surgiu a dúvida: Se não houver possibilidade de rebater, como eu faço para conseguir uma foto com o flash, mas sem o aspecto artificial? Alguma dica? Obrigado!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 20:53:40
Existem várias formas de se utilizar um flash, cada um com um resultado. De fato, flash frontal quase nunca fica legal, a menos que seja para luz de preenchimento. Flash rebatido da um luz bem suave e natural, mas como vc disse nem sempre temos onde rebater. Nesse caso eh melhor começar a pesquisar sobre técnicas de strobist. Olha o trabalho do Mike Castro aqui do fórum.  Ele trava muito com strobist nos eventos que faz.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 21:13:00
Percebi que rebatendo ele na parede, a foto sai extremamente natural, porém, ao colocar o flash direto no objeto ou pessoa a ser fotografado, fica aquele aspecto artificial, semelhante ao do flash pop-up. A maneira que "encontrei" de diminuir esse problema, foi utilizando o difusor e com isso o zoom de 14mm, mas ainda assim não gostei muito do resultado.
Daí surgiu a dúvida: Se não houver possibilidade de rebater, como eu faço para conseguir uma foto com o flash, mas sem o aspecto artificial? Alguma dica? Obrigado!

O aspecto da iluminação sempre vai depender do tamanho da fonte de luz e do seu posicionamento em relação ao assunto. Por isso quando você rebate na parede fica com o aspecto mais natural, porquê a parede se torna uma grande fonte de luz. Na impossibilidade de rebater, se você não quiser a sombra muito marcada ("artificial"), a melhor solução é não usar o flash.

Sempre indico os vídeos do Zack Arias pra quem está começando com flash e off camera flash.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 23:10:05
aproveitando o topico,se usar um "mini softbox" e apontar diretamente para a pessoa,sendo pouca coisa maior q o copinho branco,ainda assim ficaria chapada a luz???Segue o link do acessorio citado  http://m.ebay.com/itm/Meking-Mini-Softbox-For-Speedlight-Flash-17-15cm-Speedlite-Flash-Softbox-/290618986332?nav=SEARCH
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2016, 23:11:47 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 23:29:08
aproveitando o topico,se usar um "mini softbox" e apontar diretamente para a pessoa,sendo pouca coisa maior q o copinho branco,ainda assim ficaria chapada a luz???Segue o link do acessorio citado  http://m.ebay.com/itm/Meking-Mini-Softbox-For-Speedlight-Flash-17-15cm-Speedlite-Flash-Softbox-/290618986332?nav=SEARCH

Ficaria, sim... Um pouco menos, pois com esse mini softbox você estará "aumentando" a fonte de luz, mas a sombra ainda continuará bastante marcada.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 00:11:14
aproveitando o topico,se usar um "mini softbox" e apontar diretamente para a pessoa,sendo pouca coisa maior q o copinho branco,ainda assim ficaria chapada a luz???Segue o link do acessorio citado  http://m.ebay.com/itm/Meking-Mini-Softbox-For-Speedlight-Flash-17-15cm-Speedlite-Flash-Softbox-/290618986332?nav=SEARCH

Sinceramente, do meu ponto de vista, pra luz começar a ficar suave, pense em um haze de 60x60cm, no mínimo,  e mesmo assim,  bem próximo do assunto. Esse aí que vc postou eh jogar dinheiro e potência do flash fora.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2016, 00:12:03 por Rafa_Meira »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 00:23:18
Sinceramente, do meu ponto de vista, pra luz começar a ficar suave, pense em um haze de 60x60cm, no mínimo,  e mesmo assim,  bem próximo do assunto. Esse aí que vc postou eh jogar dinheiro e potência do flash fora.
obrigado Rafa,imaginei isso,mas como nw custa perguntar neh???
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 01:54:44
obrigado Rafa,imaginei isso,mas como nw custa perguntar neh???

Nada cara. Pra falar a verdade, eu só compraria um desses pra macrofotografia.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 11:06:44
Sinceramente, do meu ponto de vista, pra luz começar a ficar suave, pense em um haze de 60x60cm, no mínimo,  e mesmo assim,  bem próximo do assunto. Esse aí que vc postou eh jogar dinheiro e potência do flash fora.


Bem por aí mesmo. Se você estiver a uma distância não muito pequena do assunto, a luz vai ficar dura de qualquer forma. Tem que sempre pensar no tamanho relativo da fonte de luz, então mesmo se for um softbox enorme, mas muito distante, a luz vai ser dura.


Mas acho que o principal, sempre, é tentar tirar o flash do eixo da câmera. Mesmo um softbox gigante, se estiver no eixo da câmera, vai te dar uma luz suave mas sem volume, sem profundidade. O legal de usar flash rebatido nas paredes é porque você pode apontar para os lados, assim a luz vai vir lateralmente ao sujeito e criar volume, sombras.


Se não tem onde rebater, o ideal mesmo é usar o flash fora da câmera. Mesmo o flash direto, sem softbox, se estiver fora da câmera e você souber mesclar bem com a luz ambiente, vai te dar uma iluminação agradável. Posicione o flash lateralmente ao sujeito para que a luz atinja de forma oblíqua, dá pra experimentar bastante em diversas posições.


Mas tem que ver se realmente não tem onde rebater. Eu trabalho sempre com flash rebatido, e digo que são poucas as situações que não tem onde rebater, mesmo em externas. Se estiver com abertura grande e/ou ISO alto, qualquer coisa rebate o flash. Já rebati em postes, pedras, troncos de árvores, etc. Mesmo paredes muito distantes, tipo 10m ou mais, dá pra rebater bem.


O Mike Castro (meu parceiro de WS de flash!) faz eventos sempre acompanhado de um assistente treinado para segurar o flash pra ele. Os resultados são ótimos! E dá pra usar de formas muito criativas, mudando bastante a posição do flash.


Abraços


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 11:25:51
Esse assunto de flash é muito interessante pelo simples fato de que não existe um único jeito de trabalhar. Você pode optar fora da câmera ou na câmera.

Fora da câmera eu uso pouco mas tem muitos profissionais que só trabalham dessa forma, controlado por rádio e muitas vezes direto sem qualquer modificador na frente e fica legal (veja as fotos do Mike Castro). Contudo, tem que ter experiência, agilidade no raciocínio e um entrosamento legal com o assistente.

Na câmera eu uso muito e depois que fiz o WS de Flash há exato 1 ano consegui extrair muito mais do flash rebatido que é o que eu uso 90% do tempo. Como diz o Humberto, sempre tem alguma coisa para rebater o flash

Rafael, tente exercitar o uso do flash rebatido nas paredes em TTL e verá que os resultados ficarão muito bons na medida que você pratica mais. Não se esqueça de usar a compensação na potência do flash para cenários mais brancos ou menos potência no flash para cenários mais pretos por conta do cinza 18. Esse é um erro muito comum que as pessoas cometem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 13:21:17
Exatamente Humberto. Flash rebatido e flash fora da câmera são duas formas excelentes de se usar flash, cada uma com um resultado diferente. O ideal é se ter o máximo de domínio sobre as diferentes técnicas para ter um bom repertório.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 14:22:37
O ideal é se ter o máximo de domínio sobre as diferentes técnicas para ter um bom repertório.


 :clap: :ok:


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 18:20:40
Pessoal, muito obrigado pelas respostas! No caso do flash fora da câmera, fica difícil, porque além de "trabalhar" sozinho, não possuo rádio e não pretendo comprar tão cedo. Gostei bastante da dica de rebater o flash em qualquer coisa, mesmo em paredes distantes, achei que não era possível. Seguirei testando e tentando melhorar! Agradeço bastante pela ajuda.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 03:08:20
tem um suporte para flash,acho que se chama braket suporte...o flash fica mais lateralmente ao eixo da camera..alguem ja usou??Nw deve mudar muita coisa ne,ja que ainda ficaria com luz direta..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 10:44:51
Gostei bastante da dica de rebater o flash em qualquer coisa, mesmo em paredes distantes, achei que não era possível. Seguirei testando e tentando melhorar! Agradeço bastante pela ajuda.

O flash tem uma limitação, em algumas situações você não vai conseguir rebater em algo distante. Se for rebater em algo distante, mude o flash para um zoom mais fechado e para máxima potência manualmente.

tem um suporte para flash,acho que se chama braket suporte...o flash fica mais lateralmente ao eixo da camera..alguem ja usou??Nw deve mudar muita coisa ne,ja que ainda ficaria com luz direta..

Outra opção é usar o cabo para flash, assim você consegue tirá-lo da câmera e apontar com mais precisão para outros lugares para rebater. :)