Autor Tópico: Natação - BH  (Lida 2524 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Online: 21 de Novembro de 2006, 09:28:02
Faz algum tempo que minha mãe compete na série Master de Natação (3ª idade).
Vem colecionando medalhas e já participou de vários campeonatos. Mas apesar disso tudo eu nunca havia acompanhado ela pra fotografar.
Sábado passado houve a oportunidade e ela ficou toda alegre, cheia de vida de que eu iria fotografá-la em ação.

Depois de horas de espera foi a vez dela competir na 61ª bateria... mal rendendo um minuto de ação.

Aí estão algumas fotos que ficaram razoáveis. E "Deus salve a 75-300mm".  :photo:



1) Parece movida a jato. (75-300mm)
2) Close complicado, era preciso clicar antes do momento adequado. (75-300mm)
3) "Análise de salto". Ela queria ver como estava a postura dela no mergulho. (50mm)

Fiz essas fotos sem muitos critérios.
Vou voltar a acompanhá-la e com mais calma irei melhorar isso.
Mas na hora que dão "a largada" fica meio difícil pensar noutra coisa do que o modo Contínuo em ação.  :wallbash:
Como o dia estava excessivamente quente e a criançada não dava sossego na piscina olímpica, não fotografamos muito fora da competição.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2006, 09:40:26
Gostei da segunda.  Mesmo sendo a pose clássica deste tipo de fotografia é sempre legal.  Fora isto o fato de sua primeira participação fotográfica no evento.. pura emoção  :mf_w00t2:

Parabéns
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


noda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2006, 09:55:00
O loko! Sua mãe?! Parece uma atleta olímpica!

Gostei da 2ª tbm, só mostraria as mãos inteiras...

Abs,
EDUARDO NODA
São Paulo - SP


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2006, 09:59:06
Valeu Fransérgio.

Essa "pose clássica" é praticamente a única pose possível. :heat:
Não dava tempo de ir para o lado da piscina tentar pegar um perfil, era ficar ali e tentar pegar o melhor instante desse ângulo. Também não tinha como deslocar no meio do povo a tempo de fazer uma foto de perfil.
Mas haverão outras oportunidades  :thmbup:

O mais importante foi ver o quanto ela ficou feliz me vendo fotografá-la.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:08:30
Citar
O loko! Sua mãe?! Parece uma atleta olímpica!

Gostei da 2ª tbm, só mostraria as mãos inteiras...

Abs,
Eu tentaria pegar tudo, mas foi meio na sorte. Eu fazia um foco no ponto à frente e quando ela saí da água eu clicava... já pensando até no lag da máquina pra pegar no momento certo. Várias pegaram no instante log depois quando ela já olhava pra baixo.  :boxing:

Tirei algumas de nado borboleta mas não é um estilo muito estético pra fotografia. Os braços mal saem da água. Quando a mão aparece o corpo tá afundado.  :doh:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:20:17
Luiz, que bacana este trabalho.

Gostei bastante da segunda.

E os resultados estão bons, apesar da dificuldade em conseguir um lugar p/ se posicionar melhor e se locomover p/ uma nova composição.

Citar
O mais importante foi ver o quanto ela ficou feliz me vendo fotografá-la.
Acho que isto simplesmente leva por água qualquer problema, limitação, dificuldade técnica ou mesmo nossas opniões sobre como uma foto poderia ser melhor. Talvez o mais gratificante na fotografia.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:31:19
Valeu André.

E é verdade, eu estava lá mais como filho do que como fotógrafo amador. Queria registrar minha mãe na competição e me preocupei mais em captá-la do que com a estética da imagem.

Agora, o que mais me agrada não são nem as fotografias, mas as montagens.

Peguei uma sequência dela posicionada, saltando, caindo e o splash. Montei precariamente em tiras verticais numa foto em formato "paisagem" com o splash invadindo um pouco a fotografia do lado.
Com essa montagem posso "contar uma história" que uma foto sozinha nem sempre dá conta.
Igual uma montagem panorâmica que fiz na Serra da Moeda mostrando um cara de paraglider decolando. Lembra?
 
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2006, 11:20:49
Gostei muito das 3.

Apesar de toda a dificultade apresentada, as fotos ficaram boas.

Só na 1ª que eu cortaria um pouco essa barte inferior da foto, muita água a toa, fecharia mais nela, e deixava o "local do pulo" (esqueci o nome daquele lugar com o nº 5 que os atletas saltam).

A 2ª é clássica, muito boa, mas eu deixaria as mãos também (vc já explicou os contra-tempos, e o pq não fez isso, só to sugerindo mesmo, como já fizeram)

E na 3ª se não fosse a figuração ali atrás, ficaria muito legal a foto, mas piscina cheia não dá para escolher muito né?!

Parabéns para você e sua mãe, uma grande nadadora.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 11:21:26 por lipe_machado »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2006, 18:46:14
Luiz, gostei das fotos, elas realmente devem ter algo valor sentimental.

Dicas pra fotografar esportes

Procure sempre prever o movimetno do atleta antes dele ocorrer (cara facilita muito quando vc já sabe como vai ser, até pq vc espera ele passar no lugar que vc quer, ai é só clicar)

Se sua mãe estava na bateria 61, eu teria treinado nas anteriores pra testar a luz, testar enquadramento e por ai vai.

Agora a segunda foto vale um crop panorâmico antes de mandar pra parede hein? cortando na proporção 3:1
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:45:05
Obrigado, lipe_machado.

Alex,

Você tem razão, não dá pra confiar num disparo simultaneo. A gente tem que clicar num instante antes do ponto desejado.
Gostei muito da idéia do corte. Acho que mandarei imprimir numa gráfica em 30x90 cm. Ficará bacana.  :thmbup:


Pessoal, aqui vai a montagem que fiz. Não esmerei no tratamento. Preocupei só em montar a seguência para que minha mãe tivesse um "Passo-a-passo" do salto dela.
 
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Deivisson Fernandes

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/36773418@N00/
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2006, 02:54:24
Citar
Pessoal, aqui vai a montagem que fiz. Não esmerei no tratamento. Preocupei só em montar a seguência para que minha mãe tivesse um "Passo-a-passo" do salto dela.
Show de bola essa sequência gostei muito do final fazendo um splash na água ficaria melhor ainda se você pegasse meio corpo dentro da água e meio fora ...

Obs o triangulo preto acima do numero 2 parece com a Bandeirinha do Atletico  :mf_tongue:  e olha que não sou atleticano


 :thmbup:  
Deivisson Fernandes Betim / Belo Horizonte-MG
Flickr



Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, amar é admirar a fotografia e uma forma de expressar um ato ou fato que nunca acontecera da mesma forma no seu espaço de tempo...



LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2006, 08:57:45
A competição foi na Vila Olímpica do Atlético no bairro Planalto, prá lá do Via Brasil da Pampulha.  :thmbup:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:17:49
Oi Luis, meio atrasado mais gostei das fotos! Pela dificuldade em fazê-las e o curto tempo que teve, está muito bom!

Até,  


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:52:10
Luiz

A montagem ficou realmente bacana.. dúvida.. o splash que você fez na esquerda, não tem como faze-lo a direta também?? daí você faz uma moldura branca e eu acho que ficará ainda mais legal (se é que isto é possível).

 :clap:  :clap:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2006, 12:48:49
Valeu pessoal,

Fransergio, sobre o splash à direita da foto eu até fiz isso mas de maneira mais sutil.  :thmbup:
Mas ficou sutil demais.  :mf_tongue:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr