Autor Tópico: Fotografia de parto  (Lida 4986 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #30 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:38:29
A gente imaginou que poderia gerar alguma polemica, mas nao gerou. Que pena.  :D

rsrs, nem por aqui, quem diria!!
mas é um registro que meio que deixa as pessoas sem palavras, uma cena que só é tão clara assim para os anestesistas que estão ali trabalhando nisso. A gestante nunca vê, e o acompanhante dificilmente registra, isso quando ele olha, hehe, pois tem gente fraca pra esse negócio de agulha.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 12:57:33
Parto normal em hospital. De fato o conceito de humanizado eh relativo. Acho que apenas a parturiente pode definir se teve suas vontades respeitadas ou nao.

p.s. Ela eh medica. Ja havia decidido pela analgesia e pelo parto hospitalar antes do trabalho de parto.

Até isso é algo discutível: O que é mais importante: ter as vontades respeitadas ou não colocar em risco nem a mãe nem o bebê? Esta é uma pergunta bem complicada de ser respondida, pois um procedimento que pode ser arriscado pra um médico (ou parteira ou afins) pode não ser pra outro.

Conheço tantas mães que reclamam que não lhe deixararm ter o parto natural, quanto mães que foram deixadas X horas em trabalho de parto, sentindo dores profundas. Ambas reclamam que sofreram violência no parto.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 13:04:51
rsrs, nem por aqui, quem diria!!
mas é um registro que meio que deixa as pessoas sem palavras, uma cena que só é tão clara assim para os anestesistas que estão ali trabalhando nisso. A gestante nunca vê, e o acompanhante dificilmente registra, isso quando ele olha, hehe, pois tem gente fraca pra esse negócio de agulha.
Pois eh...nem aqui rolou apedrejamento. O MF ja foi melhor nisso rsrs.  Acho que vou levar pro brfoto :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 13:06:04
Até isso é algo discutível: O que é mais importante: ter as vontades respeitadas ou não colocar em risco nem a mãe nem o bebê? Esta é uma pergunta bem complicada de ser respondida, pois um procedimento que pode ser arriscado pra um médico (ou parteira ou afins) pode não ser pra outro.

Conheço tantas mães que reclamam que não lhe deixararm ter o parto natural, quanto mães que foram deixadas X horas em trabalho de parto, sentindo dores profundas. Ambas reclamam que sofreram violência no parto.

O problema eh que grande parte dos medicos ve risco em simplesmente parir naturalmente.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 13:06:33 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #34 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 14:03:00
Pois eh...nem aqui rolou apedrejamento. O MF ja foi melhor nisso rsrs.  Acho que vou levar pro brfoto :D
Esquece. Lá tá tudo morto!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


LeoAngst

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 14:03:42
Excelente imagem, principalmente pela luz direcionando ao ponto de interesse. Parabéns!
Sony Alpha a6300
Asahi Takumar S-M-C 50/1.4 - Olympus F.Zuiko Auto-S 50/1.4
Helios 44M-7 58/2 - Helios 44-3 58/2 - KMZ Jupiter 8 50/2
VOMZ Mir-1B 37/2.8 e mais algumas...
https://www.flickr.com/photos/leo-angst/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 15:35:54
O problema eh que grande parte dos medicos ve risco em simplesmente parir naturalmente.

Mas o parto tem um risco, independente de ser natural ou não. A diferença é que no parto de cesárea o médico supostamente tem um melhor controle da situação. A questão de ser cesárea porque o médico quer trabalhar com hora marcada é uma outra história, independente do risco.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 15:41:40
Foto fantástica. Mandou o recado.
Parabéns.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #38 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 16:13:01
Mas o parto tem um risco, independente de ser natural ou não. A diferença é que no parto de cesárea o médico supostamente tem um melhor controle da situação. A questão de ser cesárea porque o médico quer trabalhar com hora marcada é uma outra história, independente do risco.

Eu sou super a favor de parir naturalmente em hospital, com enfermeiras-obstetras.
Médico, só em caso de emergência. Uma cesárea, feita por necessidades reais, é uma salvadora de vidas.

Duro é que boa parte dos hospitais é um açougue.
O que mais vemos são relatos de maus tratos, ironias, erros, procedimentos antiquados e desnecessários.
Não é a toa que a mulherada está preferindo parir em casa. Eu não faria, mas entendo perfeitamente a motivação das mesmas.

--------------------------------------------------------------

Gente, eu sou moderadora e tenho que dar exemplo (e não to fazendo isso, sorry!) :D
Melhor abrirmos essa discussão lá no off topics, né? Assim deixamos somente os comentários pertinentes a foto aqui na Galeria. ;)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 05 de Março de 2016, 22:20:40
Mas o parto tem um risco, independente de ser natural ou não. A diferença é que no parto de cesárea o médico supostamente tem um melhor controle da situação. A questão de ser cesárea porque o médico quer trabalhar com hora marcada é uma outra história, independente do risco.
Ter maior controle da situação nao significa que a situação é mais segura :)

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #40 Online: 05 de Março de 2016, 22:21:55
Eu sou super a favor de parir naturalmente em hospital, com enfermeiras-obstetras.
Médico, só em caso de emergência. Uma cesárea, feita por necessidades reais, é uma salvadora de vidas.

Duro é que boa parte dos hospitais é um açougue.
O que mais vemos são relatos de maus tratos, ironias, erros, procedimentos antiquados e desnecessários.
Não é a toa que a mulherada está preferindo parir em casa. Eu não faria, mas entendo perfeitamente a motivação das mesmas.

--------------------------------------------------------------

Gente, eu sou moderadora e tenho que dar exemplo (e não to fazendo isso, sorry!) :D
Melhor abrirmos essa discussão lá no off topics, né? Assim deixamos somente os comentários pertinentes a foto aqui na Galeria. ;)
Pode discutir aqui mesmo. Adoro topico zoneado. :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #41 Online: 07 de Março de 2016, 08:14:10
A foto é demais... A iluminação.. Ta perfeito.. :worship:

Só que eu não sei se gostaria de ter uma foto dessas em um ensaio de parto... Justamente pelo fato dela ser chocante..
Minha opinião.... Se fosse cliente, mesmo achando que fotograficamente a foto é um espetáculo, não a colocaria no álbum...
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 08:14:53 por thiagok »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 07 de Março de 2016, 08:36:39
Nós lidamos mal com a dor, com a tristeza, com a morte... Geralmente essas são as coisas que queremos esconder, ainda mais num momento que deve ser 100% alegre, como parto. Especialmente em épocas de rede social, mostramos só o que é "bom", o que acaba nos deixando ainda menos tolerantes à dor. De tempos em tempos ouço o sofrimento de mães que não podem compartilhar as dificuldades da maternidade, pois é esperado que elas estejam sempre absolutamente felizes com serem mães, não havendo espaço para tristeza ou lamento.

É é justamente por isso que gosto da foto: porque ela mostra esteticamente algo corriqueiro, que faz parte do processo do parto, mas que geralmente é escondido por não fazer parte do roteiro idealizado desse momento.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 07 de Março de 2016, 15:48:56
Impactante! Muito boa foto!

Eu nem sabia que peridural sangrava assim, ai que aflição (afinal, já levei uma "injeçãozinha" dessas nas costas).  :shock:

Isso é parto normal/humanizado?
Tenho muita curiosidade com esse tipo de fotografia...

Que tópico legal. Fiquei uns dias sem entrar no fórum e gostei da discussão. Sou médico (neurologista, não obstetra) e há 8 meses eu e minha esposa tivemos nosso primeiro parto, humanizado, feito no hospital, com médica obstetra. Foi uma experiência ótima e, se quiser, posso depois mandar um link para você ver as fotos via MP (para não zonear mais ainda o tópico). Foi tudo devidamente registrado. Pouco antes do parto resolvi entrar para o mundo da fotografia e ainda estou patinando... rs. Quem fez as fotos, naturalmente, não fui eu...  :hysterical:
Quanto às dúvidas que surgiram aqui sobre trabalhar nesta área, acho que posso esclarecer algumas, até por ter conversado um pouco sobre isso com a fotógrafa. Ela usou uma 6D com uma lente 35mm da Canon, se não me engano. Chegou de 1 a 2 horas após a internação, ou seja, acredito que tenha chegado por volta de 23h no hospital. E ficou até o parto. Ou seja, saiu por volta de 9:30 do dia seguinte. Ela ficou o tempo todo mas de forma bem discreta. Obviamente, não usou flash. Combinamos com ela antecipadamente mas, pelo que entendi, tinham outras fotógrafas que faziam o mesmo trabalho e ficavam mais ou menos em contato. Se duas grávidas entrassem em trabalho de parto ao mesmo tempo, ambas da mesma fotógrafa, uma cobria a outra.
Sobre o termo "parto humanizado" existem várias versões. A turma que propaga o parto em casa, sem médico, analgesia, sem nada, advoga para si o conceito de parto humanizado. Podem ter certeza de que dá certo na maioria absoluta das vezes. Porém algumas complicações que seriam facilmente contornadas num ambiente hospitalar podem gerar crianças sequeladas, quando não óbitos, se ocorrerem em casa. Fico a imaginar se tais profissionais preconizariam tratar infarto, pneumonia e outras coisas mais em casa, de forma humanizada, livres das garras dos desumanos médicos...
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #44 Online: 07 de Março de 2016, 17:34:13
... livres das garras dos desumanos médicos...
O problema é que a violência obstétrica no Brasil é algo tão comum - eu mesma sofri, desde a cesárea empurrada contra a vontade, até maus-tratos e negligência no hospital, que até entendo a mulherada que prefere parir em casa. Eu não teria em casa, tenho medo. Mas se eu tiver outro filho, vendo o carro para pagar um parto natural que me garanta o mínimo de respeito.

Citar
posso depois mandar um link para você ver as fotos via MP (para não zonear mais ainda o tópico).
Pode postar aqui, o tópico já zoneou!  :D
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 17:35:34 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/