Enquete

Qual é sua avaliação para a foto ?

Excelente
0 (0%)
Boa
10 (32.3%)
Razoavel
15 (48.4%)
Ruim
6 (19.4%)
Pessima
0 (0%)

Votos Totais: 30

enquete encerrada: 10 de Março de 2016, 22:23:32

Autor Tópico: WildLife - Ramphastos (dicolorus) vitellinus - Tucano-de-bico-preto  (Lida 3169 vezes)

Shurichozien

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Boa noite,
Me chamo Luis Felipe Feitoza, sou novo aqui no forum.
Sou um amante da natureza, gosto de wildlife e fotos de esporte.
Facam criticas construtivas, obrigado.

Ramphastos (dicolorus) vitellinus - Tucano-de-bico-preto by Luís F. Feitoza, no Flickr

Canon EOS 7D
TAMRON SP 150-600mm F/5-6.3 Di VC USD A011
ƒ/6.3 
600.0 mm
1/800 
ISO 1000
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 22:27:13 por Shurichozien »


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 22:36:46
Parabéns pela foto e bem vindo ao forum.
Gostei da foto, normalmente vejo fotos de aves muito cropadas e quase nao se percebe o ambiente ao redor, ja na sua voce mostrou bem o habitat natural da ave. Achei levemente subexposta, e alem disso retiraria a assinatura. De resto tudo muito bom.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 23:17:32
A foto está legal, mas o enquadramento deixa ela um pouco chata, esta um pouco subesposta e o bg atrapalha a leitura da ave.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2016, 08:03:43
A foto está legal, mas o enquadramento deixa ela um pouco chata, esta um pouco subesposta e o bg atrapalha a leitura da ave.

...o enquadramento deixa ela um pouco chata...

Oi! Tente explicar o que você acha que tornou a imagem chata... e o que é uma foto chata?


... e o bg atrapalha a leitura da ave.

O que é bg?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2016, 08:11:24
Bom dia e bem-vindo, Luiz! Gostei da nitidez, das cores e da luz do fundo. Acho que poderia tentar trabalhar um pouco na edição para fazer o tucano sobressair um pouco, mas nada exagerado. E nessa foto, a centralização não ficou tão interessante, apesar de ter uma diagonal muito legal, mais pelo fato de o tucano estar olhando para a esquerda... o lado direito ficou sem sentido, sobrando. Experimenta mudar o corte e vê como fica.  :ok:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2016, 08:46:44
Bom, eu amo foto de animais, e esse tucano é maravilhoso. Fui de razoável porque achei ela subexposta.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2016, 09:55:36
Fui de razoável pela subexposição e pelas folhas na ponta do bico da ave. Sei que é muito difícil um enquadramento perfeito em fotos de aves, mas...


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2016, 10:07:16
Seja bem vindo.
A foto como um todo esta muito bonita. Achei só um pouco subexposta e o ISO alto acabou comprometendo um pouco a foto e o tucano ficou muito centralizado. Mas em geral, muito bonito. Aves são difíceis de fazer o click.
Fui de razoável


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2016, 10:21:12
Seja bem vindo.
A foto como um todo esta muito bonita. Achei só um pouco subexposta e o ISO alto acabou comprometendo um pouco a foto e o tucano ficou muito centralizado. Mas em geral, muito bonito. Aves são difíceis de fazer o click.
Fui de razoável

Oi Claudio! Não sei como essa câmera lida com esse nível de ISO... alguém sabe?

Mas... suponhamos que o Luiz não tenha um tripé / monopé (acho essencial ter nesse nicho da fotografia). Com a DF que ele usou, já em abertura máxima, como ele poderia conseguir uma foto com boa nitidez se não usar  a velocidade que usou e consequentemente um ISO alto?


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2016, 13:22:59
...o enquadramento deixa ela um pouco chata...

Oi! Tente explicar o que você acha que tornou a imagem chata... e o que é uma foto chata?

Como o objeto está centralizado, você não passeia pela imagem, simplesmente foca no pássaro e vai embora. Sendo esse o objetivo, é melhor fechar a cena somente no objeto. A ordem de leitura no ocidente é de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim uma imagem organizada segundo essa premissa tem mais dinamismo, é mais interessante.

Citar
... e o bg atrapalha a leitura da ave.

O que é bg?

Desculpa o estrangeirismo + anacronismo. BG = background = fundo.
« Última modificação: 01 de Março de 2016, 13:24:44 por leonardodemacedo »


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2016, 13:41:00
Oi Claudio! Não sei como essa câmera lida com esse nível de ISO... alguém sabe?

Mas... suponhamos que o Luiz não tenha um tripé / monopé (acho essencial ter nesse nicho da fotografia). Com a DF que ele usou, já em abertura máxima, como ele poderia conseguir uma foto com boa nitidez se não usar  a velocidade que usou e consequentemente um ISO alto?


Em geral, não trabalho com ISO acima de 400 nessas condições, porque começa a ficar ruidoso. A velocidade poderia ser até um pouquinho mais baixa, talvez 500, 600. A abertura, deve-se testar para saber qual é a abertura que dá a melhor nitidez para sua lente nas condições que você deseja fotografar. Em geral, eu seto a câmera para AV e posiciono o fotometro para -1 com o ISO em 200 ou 400. Depois corrijo no LR a fotometria. Isso é o que eu tenho feito para fotografar pássaros. Claro que tudo depende da quantidade de luz que você tem disponível. Mas veja bem, eu sou iniciante. Isso foi o que eu achei no meu caso para encontrar uma melhor forma de fotografar. Eu só faço fotos também em RAW para poder corrigir algum pequeno erro depois. E não uso tripé ou mono. Vai na mão mesmo.
« Última modificação: 01 de Março de 2016, 13:44:25 por Claudio Barros »


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2016, 15:24:55
Bom, eu achei a foto linda, o tucano lindo, todas as cores lindas, e sua lente tb é uma linda!

- A única coisa que acho que poderia ser diferente é o angulo o qual foi tirada a foto, a ponta do bico do tucano está escondida e isso foi a única coisa que achei "ruim".

*Também concordo com o comentário do outro companheiro, dizendo que poderia tentar dar um corte diferente na foto, tirando o que está para a direita do tucano, já que não é interessante por não ser o lado para qual o tucano está voltado, mas, acho que a cada crop a mais nesta foto vai sobressair ainda mais a falta de exposição da bendita ponta do bico do tucano!

Parabéns pela foto!!
~ Know your limits, but never accept them ~


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2016, 16:46:56
Tb achei subexposta e a planta na frente atrapalhou. Fui de razoável.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Shurichozien

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2016, 21:04:05
Boa noite, obrigado a todos pelos comentarios, a fotografia wildlife nao é um ambiente controlado, sendo assim, a posicao da ave, background,obstaculos, e etc . Nao tem jeito.
A subexposicao vou corrigir nas proximas fotos, eu tive menos de 5s para tirar essa foto...
COntinuem a dar dicas, valeu !


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2016, 23:46:52
Nesse caso em específico o pássaro estar em um canto ou no meio não faria muita diferente. Não me faz passear pela imagem e ver a composição aos poucos até chegar no pássaro. Pra mim isso tem mais efeito em outros tipos de fotografia. Eu vejo a foto como um todo nesse tipo de situação.

No entanto a foto continua sendo ruim. É meio escura e esse conjunto todo não trás um resultado positivo e vibrante. O pássaro é colorido e muito bonito e o tratamento/clique não valorizou esse aspecto importante.

A composição quase não teve peso algum (pra mim).

mas sou suspeito pra falar. Como não acho facilmente a beleza nesse tipo de fotografia eu fico mais chato (mais que o normal)

ps. Não entendo essa fonte de assinatura a la piratas do caribe hehe. Qual foi a intenção?

Ps2.

Curti bastante essa que está no seu flickr.

Ela nem está perfeita tecnicamente mas é mil vezes melhor. Achei muito top por conta do "clima" que ela passa pois eu dou uma brisada vendo essa imagem. Bem poética. Daquelas que prova que nitidez não é tudo. Parabéns pela imagem  :clap:
« Última modificação: 01 de Março de 2016, 23:53:13 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com