Autor Tópico: Como saber se a foto está em sRGB ou Adobe RGB?  (Lida 7758 vezes)

lindoerle

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Online: 01 de Março de 2016, 12:41:27
Trabalho com Adobe RGB no meu Lightroom e depois de editar algumas fotos salvei em Adobe RGB.
Então diagramei o álbum no Indesign com essas fotos salvas. Salvei as lâminas em JPG RGB (tinha as opções RGB e CMYK) e enviei pra encadernadora.

De repente me surgiu a dúvida se fiz besteira..

Alguém sabe me ajudar? Fui bem claro na minha explicação?


pablo.ebani

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Resposta #1 Online: 01 de Março de 2016, 13:55:25
Se não me engano nas propriedades do arquivo JPEG em detalhes, você consegue ver o perfil de cor.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
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Tiago C.

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Resposta #2 Online: 01 de Março de 2016, 16:02:59
Se a impressão for em gráfica offset (que acho que não é o caso), tem que ser CMYK. Se não, é RGB.


Guilherme Araújo

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Resposta #3 Online: 01 de Março de 2016, 16:27:15
Se a impressão for em gráfica offset (que acho que não é o caso), tem que ser CMYK. Se não, é RGB.

Não sou especialista no assunto. Mas sei que definir sRGB ou CMYK em relação à impressora da gráfica é fundamental. Dá pra arrebentar uma foto definindo errado.


Rafa_Meira

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Resposta #4 Online: 01 de Março de 2016, 16:39:33
Só uma dúvida: Pra que vc exporta suas fotos em adobe RGB?


Rodrigo Eduardo

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Resposta #5 Online: 01 de Março de 2016, 17:24:42
Só uma dúvida: Pra que vc exporta suas fotos em adobe RGB?

x2


Branco Melo

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Resposta #6 Online: 01 de Março de 2016, 20:12:57

Se bem me lembro, Adobe RGB abrange uma gama maior de cores que o sRGB, e a maiorias dos mine lab e Graficas ainda trabalham com o sRGB, salvo as impressoras Fine Art. Mas pra que tanta necessidade em salvar em Adobe RGB se será convertido para sRGB ou CMYK?
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

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Resposta #7 Online: 01 de Março de 2016, 20:16:05
Se não me engano nas propriedades do arquivo JPEG em detalhes, você consegue ver o perfil de cor.
:ok: :ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

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spositom

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Resposta #8 Online: 01 de Março de 2016, 20:24:58
Trabalho com Adobe RGB no meu Lightroom e depois de editar algumas fotos salvei em Adobe RGB.
Então diagramei o álbum no Indesign com essas fotos salvas. Salvei as lâminas em JPG RGB (tinha as opções RGB e CMYK) e enviei pra encadernadora.

De repente me surgiu a dúvida se fiz besteira..

Alguém sabe me ajudar? Fui bem claro na minha explicação?

Vc exporta em AdobeRGB e fotografa em RAW, certo?

No ID tem vc tem como configurar qual espaço de cor vai trabalhar.
Fiz alguns testes tempo atrás, não sou especialista, por isso aconselho ir  com cautela

Vá em EDIT, depois COLOR SETTINGs e escolha o espaço de cor, normalmente é aquelo sRGB ICE blá blá blá, com um coated web. Mude para AdobeRGB e um um coated para papel fotográfico, uso normalmente o FOTOGRA39.

Na área de gerenciamento de cor, escolha "converter em"  e perguntar antes de executar

Ah sim, tem que selecionar a caixa de opções avançadas para ter acesso a mais ferramentas,  lá tem as opções de como converter (prefiro perceptual) e o mecanismo de conversão (uso o Adobe CMM)

Faça uns testes, com fotos em AdobeRGB, sRGB e Prophoto, por teoria qualquer perfil diferente do setado vai ser alertado com a pergunta antes da exportação

Colega, a encadernadora trabalha em AdobeRGB?

Outra coisa, está em categoria errada (acho). A correta seria na Edição e impressão

Abraço

Marcio


rodrigoK

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Resposta #9 Online: 01 de Março de 2016, 21:30:22
Se exportou em AdobeRGB e a gráfica estiver esperando sRGB (que é o caso da grande maioria) você vai perder cores na imagem, normalmente saturação o que não é um grande problema.

Se for gráfica esperando CMYK aí provavelmente nem vai imprimir pois está esperando CMYK e você enviou RGB, claro que os funcionários podem converter pra você aí vai ser uma surpresa.

AbodeRGB tem espaço de cor maior que sRGB, nesse caso sRGB cabe dentro do AdobeRGB mas o inverso não.

Fotografia em RAW quando sai da máquina ela sai em perfil de cor definido, por Default o Lightroom trabalha com espaço de cor ProPhoto que é bem maior que AdobeRGB, mas na hora de exportar ele permite escolher.

O ideal é saber o que a gráfica espera antes de exportar para não ter sustos.

Espero ter ajudado.


Abraços,


Rafa_Meira

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Resposta #10 Online: 01 de Março de 2016, 22:24:40
Pois é, ainda não consigo entender pra que exportar em JPEG Adobe RGB.

Pra web, nem 1% dos usuários na net tem monitor que exibe Adobe RGB (talvez nem o criador do tópico tenha)

Se for pra revelar nas minilabs e nas encadernadoras, só trabalham com sRGB.

Se for pra fazer fine art, jamais exportaria em JPEG. Levaria o RAW ou, no máximo, o TIFF.

Exportar JPEG em Adobe RGB, hoje, serve apenas pra dificultar o seu fluxo de trabalho.
« Última modificação: 01 de Março de 2016, 22:25:20 por Rafa_Meira »


vangelismm

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Resposta #11 Online: 01 de Março de 2016, 22:34:33
O mundo é mais simples em sRGB.

Na pratica a diferença na impressão é tão pequena por causa do gamut do papel, que o preço e a dor de cabeça de achar um lugar que imprima em Adobe não vale a pena.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rodrigoK

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Resposta #12 Online: 02 de Março de 2016, 08:12:01
Pois é, ainda não consigo entender pra que exportar em JPEG Adobe RGB.

Pra web, nem 1% dos usuários na net tem monitor que exibe Adobe RGB (talvez nem o criador do tópico tenha)

Se for pra revelar nas minilabs e nas encadernadoras, só trabalham com sRGB.

Se for pra fazer fine art, jamais exportaria em JPEG. Levaria o RAW ou, no máximo, o TIFF.

Exportar JPEG em Adobe RGB, hoje, serve apenas pra dificultar o seu fluxo de trabalho.

A Digipix aceita AdobeRGB nos fotolivros profissionais PhotoHD (os mais caros).

Se você mandar pra gráfica em RAW você não está indicando em qual espaço de cor você quer trabalhar e está deixando a decisão para os funcionários que poderão usar sRGB, Adobe RGB ou ProPhoto RGB.
Eu não acho isso uma boa ideia, prefiro enviar meus arquivos no formato correto e com espaço de cor correto para não ter surpresas.

Impressão Fine Art vai depender da impressora, se a impressora aceitar 16 bits, então vá de ProPhoto RGB (16 bits), senão vá de AdobeRGB (8 Bits).

Para Monitor e Web pode usar JPEG sRGB sem medo, para impressão que as coisas mudam.

Lembrando que sRGB, AdobeRGB e ProPhoto RGB nada tem a ver com o tipo de arquivo (TIFF, PSD, JPEG, etc) mas sim com o espaço de cor.

Via de regra, JPEG normalmente vai em sRGB (8 bits) e TIFF ou PSD podem ser AdobeRGB (8 bits) ou ProPhoto (16 bits).


Abraços,


Rafa_Meira

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Resposta #13 Online: 02 de Março de 2016, 12:27:54
Quando eu faço impressão fine art, vou direto no atelier e levo o RAW, que é impresso direto no lightroom (pelo menos no atelier que faço aqui em SSA).

Não sabia que os fotolivros mais caros da digipix aceitavam Adobe RGB. Bom saber.
 :ok:


spositom

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Resposta #14 Online: 02 de Março de 2016, 13:00:28
Como de costume,o tópico desviou :assobi:, mas ficou interessante

levo o RAW, que é impresso direto no lightroom (pelo menos no atelier que faço aqui em SSA).

Não sabia que os fotolivros mais caros da digipix aceitavam Adobe RGB. Bom saber.
 :ok:

Pra imprimir direto do LR tem que ser em Mac caso contrário não sai 16 bits ou tem que  passar por um plugin, rip ou coisa do gênero para sair 16 bits no win

rodrigoK, a Diggipix entrega em AdobeRGB? Pelo discursos deles de "fine art" acho que usam uma lambda. Não conheço muito deste equipamento, mas entrega em sRGB.

Fazendo um gerenciamento de cor bem básico na impressão,  aceita -se qualquer coisa mas entrega no máximo  o gamut   maquina x papel