Diabos, estou tentando me descolar do fórum e vem um assunto desses...
Depende muito do tipo de foto que você for fazer. Vamos ficar só com as TLRs no papo e deixar de fora as de fole, as telemétricas, AF e SLRs de médio formato, senão o papo não tem fim.
Basicamente temos 4 grupos distintos:
- As que usam tripletes, como Anastigmat, Novar, Triotar, Tripletes russos, Schneider Radionar e similares: São mais simples mas nem por isso ruins. Tem como característica comum serem pouco nítidas e terem uma grande diferença de definição entre o centro e as bordas em aberturas grandes, e podem ser muito, muito nítidas em aberturas pequenas, na casa de F11-F16. Podem ser bem interessantes para retratos onde o excesso de definição pode atrapalhar (sim isso existe, e é algo que não entra na cabeça de muitos).
- As que usam objetivas de 4 elementos, como as Tessar e Yashinons das Yashica Mat 124. Essas são mais corrigidas que as tripletes e podem ser até agressivas demais no corte. É por isso que retratos com aberturas pequenas geralmente são evitados nessas duas câmeras em particular. Tente um filme ilford HP5 e uma abertura de F16 em um ensaio de modelo e é capaz de você ver os poros da pele.
- As com lentes mais complexas, como as Sonnar: Depende do tipo. São muitos, impossível de lembrar de todos para comentar. São mais corrigidas e geralmente menos "agressivas" que as tipo Tessar.
Eu gosto muito das Rolleiflex Tessar, das Yashica Mat 124G, da Minolta Autocord, da chinesa Seagull. As Mamiya C330/220 são ótimas mas são câmeras para estúdio. São muito pesadas e desajeitadas, e é quase impossível usa-las na mão com a 250mm. As grandes angulares para a série 220/330 são bem raras e caras de achar em bom estado. A Voigtlander tem umas 6x6 com Vaskar e Heliar, são excelentes câmeras.
Mesmo as mais baratas, como as Meopta, Flexaret, Toyo, Elmo, Graflex e Ansco são bem divertidas.
Procure pelos acessórios. É fundamental ter um parassol e um jogo de filtros UV, amarelo e verde, pelo menos.
UV é fundamental para filme colorido. Amarelo é fundamental para P&B.
Concentre-se mais na diversão e nas fotos do que no equipamento em si.