Autor Tópico: Quem realmente usa o modo M???  (Lida 30890 vezes)

a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #75 Online: 15 de Abril de 2016, 10:21:09
Claro, por isso que extinguiram os modos semi automáticos de câmeras como D7200, D500, D750, D810 e D5. Correm boatos que a D6 virá sem sistema de AF.

Fotógrafo que é bom faz casamento com pinhole e flash, totalmente no manual, disparado à mão (pelo botãozinho vermelho).
E o uso de velas também dá um efeito bonito.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #76 Online: 15 de Abril de 2016, 10:44:45
carros automaticos era a mesma conversa..eh carro pra mulher,pra quem nw sabe dirigir e blablabla..

Fotógrafo que é bom faz casamento com pinhole e flash, totalmente no manual, disparado à mão (pelo botãozinho vermelho).

E motorista que é bom dirige um Alfa
(FNM)


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #77 Online: 15 de Abril de 2016, 13:48:37
Fósforo? Fogo se faz com arco!
Anestesia? Dente se extrai na raça!
Açougue? Carne se caça!
Martelo? Prego se coloca no murro!

Priorizo o manual por conveniência e liberdade. Se a foto ficar boa com Av, Tv, P ou Auto, pouco importa.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 13:58:30 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #78 Online: 15 de Abril de 2016, 15:46:00
Claro, por isso que extinguiram os modos semi automáticos de câmeras como D7200, D500, D750, D810 e D5. Correm boatos que a D6 virá sem sistema de AF.

Fotógrafo que é bom faz casamento com pinhole e flash, totalmente no manual, disparado à mão (pelo botãozinho vermelho).




O que ha de errado com vc? Pq ta descontrolado?

Quer dizer que tem que usar DSLR para fotografar ate no automatico?

E o que o camera tem a ver com o fotografo ser bom ou ruim?

Nao sei se vc sabe, o maior publico da Nikon e Canon sao amadores/hobbistas. Nem poi isso D7200, D500, D750, D810 e D5 os fazem ser melhor quem usa cameras compactas.

Para quem usa Medio formato e principalmente grande formato, cameras 35mm sao compactas. Eh tudo uma questao de perspectiva.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #79 Online: 15 de Abril de 2016, 15:54:51


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #80 Online: 15 de Abril de 2016, 15:59:05
E se reclamar mais ainda posto fotos feitas com mey celular...




Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #81 Online: 15 de Abril de 2016, 16:11:02
E lá vamos nós com mais um tópico que descambou...  :aua:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #82 Online: 15 de Abril de 2016, 16:17:37
E lá vamos nós com mais um tópico que descambou...  :aua:

Nao eh culpa minha...
Nao fui eu quem deu xilique...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 15 de Abril de 2016, 16:17:45
Meu deus... O cara "fez três churrascos" e acha que pode debochar chamando os outros de "viuvinhas do filme"?? Wtf?

 :no:

Não use uma frase isolada pra bancar o zuão afuderoso. Não debochei de ninguém. O fato é que existem mesmo muitas viuvinhas de filme. "Ah, quero ver fazer isso sem ver como a foto ficou", "Ah, quero ver fazer isso com uma K1000" e "Ah, com photoshop qualquer um faz foto assim!"
são as frases mais faladas pelas viuvinhas.

Não pense que sou um mais um que "comprou-uma-digital-e-agora-coloca-photographer-no-facebook"

Eu fotografo profissionalmente a 15 anos. Fiz tudo quanto é tipo de foto, com tudo quanto é tipo de maquina, mecânica ou automática, filme ou digital, 35mm ou médio formato.

Revelei colorido, preto e branco e diapositivo. E não era coisinha pouca, como os hipsters fazem hoje em dia. Era produção grande, do tempo em que não tinha aquele monte de minilab (Ah, operei eles também) tudo com hora pra entregar e tudo mais.

Quando dei o exemplo dos três churrascos de formatura usando o Av, quis dizer que superei meu preconceito com os modos semi-automáticos das câmeras, o que me deixou muito feliz. Posso não ter sido muito claro nisso, mas essa foi a intenção.


Deixei de ser uma viuvinha do filme, pra aprender a aproveitar os recursos que a tecnologia nos oferece.



a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #84 Online: 15 de Abril de 2016, 16:18:42
E se reclamar mais ainda posto fotos feitas com mey celular...

No modo M.... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Não é descontrole não, Croix. Mas não podia perder a piada da pinhole. :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Paz
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 16:31:01 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #85 Online: 15 de Abril de 2016, 16:50:16
Não use uma frase isolada pra bancar o zuão afuderoso. Não debochei de ninguém. O fato é que existem mesmo muitas viuvinhas de filme. "Ah, quero ver fazer isso sem ver como a foto ficou", "Ah, quero ver fazer isso com uma K1000" e "Ah, com photoshop qualquer um faz foto assim!"
são as frases mais faladas pelas viuvinhas.

Não pense que sou um mais um que "comprou-uma-digital-e-agora-coloca-photographer-no-facebook"

Eu fotografo profissionalmente a 15 anos. Fiz tudo quanto é tipo de foto, com tudo quanto é tipo de maquina, mecânica ou automática, filme ou digital, 35mm ou médio formato.

Revelei colorido, preto e branco e diapositivo. E não era coisinha pouca, como os hipsters fazem hoje em dia. Era produção grande, do tempo em que não tinha aquele monte de minilab (Ah, operei eles também) tudo com hora pra entregar e tudo mais.

Quando dei o exemplo dos três churrascos de formatura usando o Av, quis dizer que superei meu preconceito com os modos semi-automáticos das câmeras, o que me deixou muito feliz. Posso não ter sido muito claro nisso, mas essa foi a intenção.


Deixei de ser uma viuvinha do filme, pra aprender a aproveitar os recursos que a tecnologia nos oferece.

Sempre tem os que ficam nostalgicos quando "sua epoca" passa. Principalmente entre aqueles que nao se adaptaram as mudancas. Muitos, no lugar de reconhecer que o problema eh dele em nao ter conseguido se adaptar (nao necessariamente incapacidade mas qualquer que seja o motivo), acabam ficando com birra dos novos "invasores do mercado", que conseguem em poucos dias apos comprar uma camera digital e um computador, fazer o que o "viuvinha" teve que empenhar meses.

Mas uma coisa os naustagicos tem razao. O automatismo vem a principio para atender comodismo. Ou seja, fazer com que o uso da ferramente fique mais facil para um maior publico. O que nao quer dizer que o automatismo possa ser usado mais tarde como uma ferramenta dedicada para um trabalho profissional.

Quando menos ser dependente de automatismo, mais independente eh a pessoa. Isso dito de modo geral. O que nao quer dizer que as pessoas nao possam tirar proveito do automatismo. Mas para quem so usa o automatico, caso um dia se veja sem o automatico, ja era.

Por exemplo, eu conheco pessoas, incluindo um primo meu, que nao sabem dirigir um carro que nao tenha cambio automatico. Se um dia eles se verem em uma situacao que precisam dirigir e so tenm acesso a um carro sem cambio automatico, eles nao saem do lugar.

Eh uma questao que tambem atinge a area da educacao. Pessoas que nao sabem procurar palavras em dicionarios, pq nunca abriram um. Tudo que procuram eh pela internet ou dicionario no computador. Pessoas que nao sabem fazer pesquisas em livros. O possivelmente podem haver pessoas que nao saberam escrever com laps e caneta, pq muitas criancas estao sendo alfabetizadas usando o computador como ferramenta de escrita somente.

Voltando a fotografia. Imagina que ha pessoas (algumas que conheci pessoalmente) que deixaram de fotografar por coisas atoas, achando que nao tinham mais como fotografar pq nao sabiam que havia outro jeito de continuar, ou maneira diferentes de usar a ferramenta, ou ate mesmo nao precisar de certas ferramentas, pq tudo que sabem e sao dependentes eh de uma ou algumas funcoes da ferramente somente.

Isso vale tanto para aqueles que nao exercem a fotografia no modo manual e quase que esclusivamente no semi automatico ou automatico, como tambem aqueles que so sabem usar o manual e nenhuma ferramenta automatizada (como as viuvinhas).

Lembrando que cameras 35mm full frame que sao consideradas hoje ferramentas profissionais, ontem eram ferramentas para donas de casa fazer fotos da familia nas ferias. Aparecer com uma 35mm para fotografar casamentos ou fazer retratos, ja fou o mesmo que hoje querer fotografar casamento ou retratos profissionais com celular.

As cameras 35mm surgiram para tornar a fotografia uma atividade mais comoda e acessivel para um publico maior, como as donas de casa. Ate que um dia fotografos profissionais viram que a ferramenta criada para se fotografar com comodismo, pode ser uma ferramenta dedicada para fotografar com mais expontaniedade e flexibilidade de movimentos.

Ou seja, ja teve a epoca que fotografos diziam... "35mm qualquer um faz, quero ver fotografar com uma Grande formato". Ou " fotografo bom fotografa com grande formato".


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #86 Online: 15 de Abril de 2016, 17:05:06
Agora, o que eh um fotografo bom de verdade? Ou melhor, o que eh um fotografo "profissional"? (alem da definissao de pagar imposto).

Eh o fotografo, ou qualquer profissional seja qual for a area, que esta preparado para situacoes diversas, casualidades, imprevistos. Quando o fotometro da camera para de funcionar ou desregula, quando a situacao de luz nao favorece a leitura automatica,, quando o foco automatico te deixa na mao, seja por falta de luz suficiente ou problema da camera, e mesmo assim o fotografo nao tem que cancelar tudo por isso.

E o inverso tambem vale... Quando o fotografo que usar tudo no manual, ou so camera de filme, e mala com as ferramentas dele cai do penhasco, e no lugar de ficar agachado na beira do penhasco lamentando pelo ocorrido, dizendo que nao pode fotografar pq esta sem equipamento, ele pega a camera de um convidado do evento, ou vai em uma loja mais proxima comprando a camera que dr, ou alugando a que der, e continua fotografando mesmo sendo um sistema que nao tem modo totalmente manual. (Sim, estou exagerando).

Ou seja, eh o que nao esta limitado, e que nao limita a continuacao de um servico so pq esqueceu a correia da camera em casa.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #87 Online: 15 de Abril de 2016, 17:28:50
Não use uma frase isolada pra bancar o zuão afuderoso. Não debochei de ninguém. O fato é que existem mesmo muitas viuvinhas de filme. "Ah, quero ver fazer isso sem ver como a foto ficou", "Ah, quero ver fazer isso com uma K1000" e "Ah, com photoshop qualquer um faz foto assim!"
são as frases mais faladas pelas viuvinhas.

Não pense que sou um mais um que "comprou-uma-digital-e-agora-coloca-photographer-no-facebook"

Eu fotografo profissionalmente a 15 anos. Fiz tudo quanto é tipo de foto, com tudo quanto é tipo de maquina, mecânica ou automática, filme ou digital, 35mm ou médio formato.

Revelei colorido, preto e branco e diapositivo. E não era coisinha pouca, como os hipsters fazem hoje em dia. Era produção grande, do tempo em que não tinha aquele monte de minilab (Ah, operei eles também) tudo com hora pra entregar e tudo mais.

Quando dei o exemplo dos três churrascos de formatura usando o Av, quis dizer que superei meu preconceito com os modos semi-automáticos das câmeras, o que me deixou muito feliz. Posso não ter sido muito claro nisso, mas essa foi a intenção.


Deixei de ser uma viuvinha do filme, pra aprender a aproveitar os recursos que a tecnologia nos oferece.

"viuvinhas do filme" e bom demais!!!!!, :hysterical: :hysterical:
Tudo muda muito rapido e nos temos que ficar sempre atualizados,
ha inumeras ferramentas para fazermos melhor nosso trabalho.
Afinal de contas as famosas "letrinhas" foi o que menos mudou (MASP).
 :clap: :clap:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #88 Online: 15 de Abril de 2016, 17:34:40
Eu nao vou ficar tirando sarro das "viuvas do filme" pq o saudosismo de muitos deles me ajudaram enormemente em muito do que aprendi, e as vezes continuam me ajudando. E nao esclusivamente com minhas fotografias de filme, mas com fotografia digital tambem.

Se nao fosse o saudosismo muitos conhecimentos ja teriam se perdido. Vc aprende enormemente quando ve dua grandes viuvinhas conversando como faziam para certos resultados e ou como fotografavam em certas situacoes. Foram as Viuvinhas do filme que fizeram o MM ser um dos melhores forums de fotografia. Mas entao, chegaram muitos que nao faziam ideia de quem eram as viuvinhas, falando besteiras para eles para posarem de astros da fotografia com contas anonimas, fazendo com que quase todas das top viuvinhas sumissem ate o forum ficar a merda que esta hoje. Se nao fosse por alguns que salvam a comunidade de vez em quando.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #89 Online: 15 de Abril de 2016, 18:55:10
Eu nao vou ficar tirando sarro das "viuvas do filme" pq o saudosismo de muitos deles me ajudaram enormemente em muito do que aprendi, e as vezes continuam me ajudando. E nao esclusivamente com minhas fotografias de filme, mas com fotografia digital tambem.

Se nao fosse o saudosismo muitos conhecimentos ja teriam se perdido. Vc aprende enormemente quando ve dua grandes viuvinhas conversando como faziam para certos resultados e ou como fotografavam em certas situacoes. Foram as Viuvinhas do filme que fizeram o MM ser um dos melhores forums de fotografia. Mas entao, chegaram muitos que nao faziam ideia de quem eram as viuvinhas, falando besteiras para eles para posarem de astros da fotografia com contas anonimas, fazendo com que quase todas das top viuvinhas sumissem ate o forum ficar a merda que esta hoje. Se nao fosse por alguns que salvam a comunidade de vez em quando.
:clap: :clap: :clap: :clap:
nao e tirar sarro, e que ficou simpatico, :hysterical: :hysterical:
Ha milhoes de viuvas no mundo inteiro, todos os que começamos antes do digital, somos viuvas!!!
Alias a fotografia foi inventada pelas viuvas.Desde Nicephore ate o ano 2000, todas Viuvas,  :hysterical: :hysterical: