Na verdade os quadros por segundo podem, em parte, influenciar na iluminação captada pela câmera, apesar do foco da discussão não ser esse. Afinal, filmando a 24 ou 30fps você consegue uma exposição de 1/30 e a 60fps, apenas 1/60. Não apenas a iluminação muda com isso, mas como disse não é o foco da discussão =p
O que quis dizer é que muita gente acredita que para deixar a imagem com cara de filme é necessário gravar a 24fps, mas isso não passa de mito. Sim, comumente é utilizado no cinema, mais porque veio o costume de muito tempo atrás, porém para mim não existe a relação que alguns acreditam que gravar a 24fps vai deixar seu vídeo com mais "cara de filme".
É exatamente por esse motivo em negrito que as pessoas dizem "cara de filme". Tem tudo a ver. Faz parte da linguagem visual/artística. Só que ela é mais discreta que outros elementos que reforçam a linguagem do filme como um todo.
Ela sozinha não representa, claro. Não to falando que basta rodar a 24fps que basta mas ela faz parte da linguagem cinematográfica sim. Tão importante quanto o formato (aspect ratio), direção de fotografia (cinematografia), etc. É justamente pela fluidez característica. Dá pra notar na hora que é diferente.
É uma das características mais marcantes do cinema.
Claro que isso foi mais por conta dos aspectos técnicos/tecnológicos que artístico incialmente. Hoje na realidade só é mantido ainda em 24fps por conta dos custos apesar de todo o apelo artístico que se criou com o tempo.
É mais econômico manter 24 frames por segundo que rodar um filme em 60 frames. Pensa no espaço do HD dessa galera que fazem mais de 5-6 horas de gravação em 4K sem compressão pra gerar um filme de 1:30-2h (fora os filme de mais de 3 horas que não são poucos). Pensa nos rolos de iMAX. Tamanho, peso, armazenagem, etc.
Até um tempo atrás isso virou até uma discussão séria que rolou em hollywood e que não foi resolvido ainda (desperdício de gravação, armazenagem, etc). Já tem gente gravando em 8k há um tempo...
Uma das razões de não vermos filmes em 120fps ainda em pleno 2016
É econômico e a maioria dos diretores gostam desse "feeling" que vcs desmerecem... então é "win & win" na indústria cinematográfica.
Muitos aqui começaram com fotografia e flertaram com as possibilidades de vídeo usando uma DSLR. Então vcs enxergam sob uma outra ótica, acredito eu.