Autor Tópico: Como posso recuperar o back up do Lightroom?  (Lida 10463 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Abril de 2016, 21:34:23
Uso o Ligthroom há algum tempo e tenho um problema.

Formatei o notebook e preciso de um roteiro para recuperar o back up que fiz anteriormente.
Coloquei os arquivos de back up na mesma pasta "imagens" que estava antes da formatação, e coloquei os arquivos da câmera no mesmo arquivo "nikon" na raiz do C:
O que ocorreu foi que quanto importei o back up (não sei se cometi algum erro), as pastas que vejo no LR, as fotos nelas contidas, algumas são visíveis e outras não, nestas aparece uma exclamação e o arquivo é cinza.
Muitos arquivos abrem mas quando mudo de biblioteca para a edição, os arquivos embora apareçam, não são reconhecidos e é impossível editá-los e exportá-los.

Gostaria de saber um roteiro para recuperar o back up com as edições salvas anteriormente.

Isso ocorreu após atualizar o meu note de windows7 para windows10.

Agradeço a ajuda.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2016, 12:23:33
Sei muito pouco sobre o LR, mas já que não apareceu ninguém, melhor que nada  :doh:

O LR trabalha como um banco de dados e o único momento que vc faz bkp das fotos é na primeira importação, na hora que espeta o cartão de memória.

Os outros bkps após este são dos bancos de dados e a visualização é de uma "miniatura" com um link para o arquivo RAW e se estes foram formatados,  pode rezar que eles estão no céu dos arquivos deletados

Se tiver as cópias/originais basta mostrar ao LR  o caminho, voltando tudo ao normal, sem as exclamações amarelas


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2016, 12:55:25
O LR não salva as fotos (RAWs, DNG ou JPGs) ele salva dados de visualização, alterações e o local do arquivo original, caso vc remova a foto do local original, o LR não vai achar a foto (fica cinza na galeria), ai vc tem que indicar o novo local daquele arquivo.

O BKP do catálogo salva apenas as configurações, não as imagens e arquivos originais.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2016, 22:53:30
Obrigado Spositom e Pablo.

Eu compreendo que o LR não modifica os arquivos originais em raw, só grava as modificações feitas na edição do próprio programa.
Para isto ele "sabe" o endereço do arquivo em raw e do local onde são gravados os back ups das fotos editadas.

Esse é o problema. Como as fotos originais em raw estão no arquivo do mesmo nome e endereço de antes da formatação, e o back up do LR também está na pasta "Imagens", no mesmo local de antes da formatação, eu não entendo o motivo do programa não "achar" os arquivos e trazer as edições da forma que estavam.
Na verdade muitos arquivos são encontrados e mostrados normalmente, mas outros não são encontrados!!
Alguns dos que são encontrados não é possível editá-los, pois aparece uma mensagem de erro neles.

Raciocino que se o programa "achou" os arquivos e alguns funcionam, porque outros não?????
E alguns que são mostrados, porque são exibidos com mensagem de erro???

Penso que posso ou devo ter recuperado o back up de forma incorreta...
Por isso pergunto aos amigos do Fórum QUAL SERIA O ROTEIRO CORRETO PARA RECUPERAR O BACK UP.
PASSO A PASSO.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.797
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2016, 10:32:16
Cara,

Duvido muito que exista backup parcialmente funcionando.

Se tem foto que não abre é porque voce não colocou os arquivos nos lugares originais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2016, 22:36:01
Cara,

Duvido muito que exista backup parcialmente funcionando.

Se tem foto que não abre é porque voce não colocou os arquivos nos lugares originais.


Se essa maluquice não estivesse acontecendo eu não estaria perdendo tempo aqui, perguntando isso pra todo mundo.  :shock:
Só não mando fotos da tela porque não preciso provar que estou falando a verdade.

Mais:
Alguns arquivos abrem e eu consigo editá-los! Outros abrem e vejo os arquivos já editados por mim, mas quando mudo de biblioteca para a aba de edição aparece uma mensagem de erro!!
Outros nem aparecem, ficam cinza com uma exclamação.
É surreal...

Estou já decidindo em excluir tudo o que recuperei do back up e fazer tudo de novo.
O que eu quero é o roteiro de fazer a recuperação do back up, para fazer passo a passo e ver se essa
loucura acontece de novo...
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.797
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2016, 12:57:05
Enquanto vc estiver mais preocupado em se defender (não sei de que) fica impossível ajudar.

Primeiro você exige um roteiro passo a passo em capslock e depois taxado, querendo limitar qualquer resposta que não seja o que vc quer.
Aconselho procurar o suporte da Adobe para exigir esse tipo de coisa ao invés de fazer isso em um forum colaborativo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2016, 14:33:58
Pode ser pergunta besta, mas já tentou sincronizar novamente as pastas? Sempre que faço alguma mudança de local de arquivo sem ser pelo LR, depois consigo achar tudo de novo sincronizando a pasta.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2016, 23:03:26
Enquanto vc estiver mais preocupado em se defender (não sei de que) fica impossível ajudar.

Primeiro você exige um roteiro passo a passo em capslock e depois taxado, querendo limitar qualquer resposta que não seja o que vc quer.
Aconselho procurar o suporte da Adobe para exigir esse tipo de coisa ao invés de fazer isso em um forum colaborativo.

Em todos os textos eu nunca limitei nada. Nenhum tipo de ajuda. Também não estou me defendendo do que não preciso. Se eu estou postando uma situação aqui é porque ela acontece. Se você quiser ajudar eu agradeço.
Como ninguém, até agora, me respondeu com a solução, eu mesmo suponho que a forma de resolver seria fazer a recuperação novamente, por isso eu falo no passo a passo, justamente por não saber como fazer da forma teoricamente correta, nunca li a respeito por falta de tempo. (e por não ter um manual do LR que me informe)

Desde que formatei o note estou sem poder editar, só acumulando fotos.


Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2016, 23:19:26
Pode ser pergunta besta, mas já tentou sincronizar novamente as pastas? Sempre que faço alguma mudança de local de arquivo sem ser pelo LR, depois consigo achar tudo de novo sincronizando a pasta.

Esse é o lance. Aparece mais de um arquivo na pasta "imagens" que é o default do LR para armazenar o back up.
Existe o Catalogo Helvio previews.lrdata e existe o Catalogo Helvio.
Não me lembro como fiz a recuperação, foi por tentativa.
Sei que posso entrar no LR e excluir tudo e começar novamente.
Só não sei como fazer isso da forma correta. Por isso estou pedindo um  passo a passo.

Se alguém sabe outra forma de resolver, eu agradeço muito.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2016, 08:42:16
Pode ser pergunta besta, mas já tentou sincronizar novamente as pastas?

Humberto,
Como sincronizo as pastas?
É preciso excluir tudo antes, no LR?

Por falar nisso, quando comecei a usar o LR abri apenas um catálogo. Achei que seria mais simples ter um catálogo só. Um grande erro.  :no:
Ninguém informa isso. Nem nos vídeos que ensinam a usar o LR no youtube.
Um catalogo único, com o tempo fica muito grande e pesado com muitos arquivos.
Isso causa lentidão com o passar do tempo, pela quantidade enorme de fotos e chega a parar o programa quando fazemos uma edição com muitos ajustes.
Preciso reaver meu catálogo e depois partí-lo em vários catálogos menores.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2016, 08:53:46
Humberto,
Como sincronizo as pastas?
É preciso excluir tudo antes, no LR?

No modo biblioteca, com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e escolha sincronizar pasta
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2016, 13:59:22
No modo biblioteca, com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e escolha sincronizar pasta

 :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva