Autor Tópico: Bloqueio ao Whatsapp  (Lida 2731 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Online: 03 de Maio de 2016, 11:07:25
Este bloqueio representa o supra-sumo da ignorância da justiça brasileira para com a tecnologia da informação.
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 11:07:45 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2016, 11:11:55
E como tem sido motivo de piada por aí, só não conseguem mesmo bloquear é celular em presídio...


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2016, 11:24:23
eu diria que é o supra-sumo do totalitarismo tupiniquim dos dias de hoje. mas tenho fé que que o início do fim deste pesadelo está próximo.


paulosebin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2016, 11:45:57
Acredito que a intenção da justiça é válida por que na lei de 2014 sobre a internet prevê isso quando a justificativa é a segurança pública.

Entretanto questiono a determinação. Mais de 100 milhões de contas foram prejudicadas. O peso da punição foi alta demais para um objetivo judicial. O mais correto é aplicar multa na empresa.

Alerto que os deputados e senadores podem incluir uma emenda parlamentar ou inserção de um inciso em um dos artigos da lei de 2014 que determina as empresas a fornecerem informações por meio de juízo. Se a empresa informar que não é possível, cabe ela a criar mecanismo para isso, caso contrário, não podem atuar no país.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2016, 12:10:19
Eu já penso que em prol da sociedade organizada, fizemos leis, e que a justiça tem suas razões, e mais adiante, as empresas precisam se adequar às leis.

Por outro lado, essa mesma sociedade organizada tem forte tendência para se apegar à apenas um meio, mas existem vários outros, e esta é um ótima oportunidade para experimentar. Tem dezenas de mensageiros por ai, alguns são até maiores que o whatsapp em outros países, como o Line, o Viber, além é claro do próprio Messenger do Facebook, do Google Hangouts, até mesmo do Skype e outros como o Telegram, Zapzap, Wechat, etc... pra não falar do super confiável SMS, o pai de todos no celular.

Eu uso o Line para fazer ligações de voz com ótima qualidade à bastante tempo, tenho uma rede de colegas (aqueles colegas que falam muito) conectados pelo Line que aliás é muuuuito melhor e mais completo que o whatsapp, mas diferentemente do whatsapp consome banda paga do 3G/4G.

Editado:
http://www.tecmundo.com.br/bate-papo/51611-10-alternativas-para-substituir-o-whatsapp.htm

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/8-alternativas-ao-whatsapp-para-usar-durante-o-bloqueio

http://www.androidpit.com.br/melhores-aplicativos-de-mensagens
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 12:37:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2016, 12:15:37
Uso pouco o Whats. Só estou sentindo falta dos nudes... :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2016, 12:17:42
E como tem sido motivo de piada por aí, só não conseguem mesmo bloquear é celular em presídio...


Conseguir, conseguem. Só não querem.
Basta instalar interferidores de celular, que tem até no DX.com.
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 12:18:01 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2016, 12:24:00
Pensemos no paralelo do Whatsapp com o caso do celular do terrorista, que a Apple se recusou a desbloquear. Neste caso, vamos ignorar por um momento se o WA guarda as mensagens ou não.

Violar a confidencialidade do Whatsapp de suspeitos de crime é mais ou menos como violar de qualquer um de nós. Assim como a Apple, desbloqueando um único celular, criaria uma ferramenta capaz de ser usada pra desbloquear qualquer iPhone, seja de um bandido ou de um político de oposição (não andam dizendo a torto e a direito que há golpe? Por que não pedir a violação do WA do "golpista", que está "atentando contra a estabilidade do governo"?).

Se o Whatsapp não guarda dados, pelo menos o WA pra Android oferece a possibilidade de fazer backup no Google Drive. E aí, desbloqueando o Whatsapp e não sendo encontrado nada lá, vai se tirar o Google do ar até ele liberar o backup do WA que está lá armazenado?



angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2016, 12:39:26
Acredito que a intenção da justiça é válida por que na lei de 2014 sobre a internet prevê isso quando a justificativa é a segurança pública.

Entretanto questiono a determinação. Mais de 100 milhões de contas foram prejudicadas. O peso da punição foi alta demais para um objetivo judicial. O mais correto é aplicar multa na empresa.

Alerto que os deputados e senadores podem incluir uma emenda parlamentar ou inserção de um inciso em um dos artigos da lei de 2014 que determina as empresas a fornecerem informações por meio de juízo. Se a empresa informar que não é possível, cabe ela a criar mecanismo para isso, caso contrário, não podem atuar no país.

liberdade pra que, não é?  :aua:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2016, 12:39:58
Isso é problema mesmo para a empresa do facebook, pois todos que conheço imediatamente trocaram para o Telegram. Foi só abrir e meus contatos estavam todos lá. Se os "sessentões" não se apertam com isso, a garotada então nem esquenta.  :)


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2016, 17:11:29
Porque o Whatsapp/Facebook não entregou as conversas criptografadas? Estariam fazendo o que foi mandado, e não estariam revelando nada, pois esse é o propósito do end-to-end encryption, de que ninguém tem acesso às conversas.

Mas não que a proposta inicial me pareça razoável. Como alguém disse, seria o equivalente a esses criminosos estarem se comunicando por carta e o juiz manda bloquear os Correios.

O que eu acho bizarro no sistema judiciário brasileiro, pelo menos em comparação com outros países, é como um único juiz tem tanto poder. Um cara, sozinho, conseguiu encerrar a maior forma de comunicação de 100 milhões de brasileiros com um rabisco de caneta. Não consigo ver em um país de primeiro mundo alguém tomando uma decisão tão totalitária e draconiana como essa, sem nenhum controle, sem nenhum balanço, sem nenhum cheque de responsabilidade.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2016, 17:14:29

Conseguir, conseguem. Só não querem.
Basta instalar interferidores de celular, que tem até no DX.com.

Uma gaiola de faraday não funcionaria da mesma forma? E seria ainda mais barato, só usar essas telas de galinheiro.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2016, 17:22:06
Uma gaiola de faraday não funcionaria da mesma forma? E seria ainda mais barato, só usar essas telas de galinheiro.

Mas ai bloquearia até celulares dos funcionários dos presídios, e possivelmente até os rádios comunicadores.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2016, 17:32:13
Acho que os rádios comunicadores funcionariam, pois a gaiola só bloquearia sinais externos. Mas sim, os celulares dos funcionários não funcionariam.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2016, 20:28:09
Uma gaiola de faraday não funcionaria da mesma forma? E seria ainda mais barato, só usar essas telas de galinheiro.
'


Bloqueadores eletronicos sao baratissimos, os mais caros na faixa de 500-600 dólares, muito mais barato do que qualquer outra solução. Não bloqueia os rádios, e é só usar linha de telefone convencional dentro do perímetro.