Autor Tópico: Pro Contrast e Tonal Contrast no Photoshop  (Lida 3046 vezes)

bruno_sfc

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Online: 10 de Maio de 2016, 10:41:05
Pessoal, bom dia!

No Color Efex Pro 4 existem dois efeitos, uma chamado Pro Contrast e outro chamado Tonal Contrast... Minha curiosidade é entender se existe algum método de conseguir resultados similares através das ferramentas do Photoshop — sem o plugin. Alguém saberia me dizer como, e se consigo algo similar [com o controle do Color Efex Pro 4] desta maneira?

Desde já agradeço!


Pictus

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Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2016, 11:29:58
Com a velocidade/qualidade/controle do NIK não tem…
É por isto que plug-ins são criados...


bruno_sfc

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Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2016, 12:42:51
Com a velocidade/qualidade/controle do NIK não tem…
É por isto que plug-ins são criados...

Vejo de outra forma. Muitos plugins são criados a partir de demandas das pessoas que não têm muito conhecimento da ferramenta (Photoshop ou Lightroom), ou precisam de muita agilidade. A maiora dos resultados dos plugins [inclusive do Nik] podem ser obtidos através de edição "não destrutiva" e com muito mais flexibilidade, e sem muitas complicações. Acredito que o controle, na maioria das vezes, em fazer da forma "tradicional" e não através de plugins, dá muito mais personalidade ao tratamento — atua menos como "filtro" para melhorar a foto.

Fiz alguns testes com bastante sucesso criando máscaras de luminosidades e aplicando contraste pelo Levels e Curves, mas o controle que o Nik permite com o Tonal Contrast (Highlights, Midtones e Shadows) e o Pro Contrast (Correct Color Cast, Correct Contrast e Dynamic Contrast) é realmente um diferencial.

Resumindo, o que eu gostaria de entender e saber, é se por trás desses plugins do Nik, existe algum método ou ferramenta, ou até se deve ser algo novo desenvolvido exclusivamente pelo Google [como a curva Luma do Capture One que é uma ferramenta única].

De qualquer forma, obrigado pela resposta.
« Última modificação: 10 de Maio de 2016, 12:44:44 por bfscf »


Pictus

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Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2016, 02:33:21
Disponha, o que existe por trás é matemática...
O Photoshop é matemática aplicada ao aprimoramento de imagens e geralmente
os plug-ins usam algoritmos diferentes aos disponíveis no Photoshop, não só algoritmos
diferentes como processamento diferente visando maior qualidade e/ou praticidade.
A própria Adobe vai aprimorando e incluindo novos recursos que as vezes já existiam
em algum plug-in ou software de terceiros.
Toda hora surge algum novo algoritmo com potencial para melhores resultados.

Interessante é que nem tudo é do "mundo digital", Unsharp Masking vem de 1930
https://en.wikipedia.org/wiki/Unsharp_masking
e Ansel Adams era o mestre do dodge and burn
http://expertphotography.com/10-photography-lessons-from-ansel-adams/

Uso o que é melhor para  a situação, se é  algum recurso nativo ou de terceiros
não faz diferença, o que importa é o resultado final.


bruno_sfc

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Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2016, 07:13:55
Uso o que é melhor para  a situação, se é  algum recurso nativo ou de terceiros
não faz diferença, o que importa é o resultado final.

Sim... Mas também acredito que a diferença no resultado pode ser expressiva se você entende o funcionamento da ferramenta.

Enfim, só queria saber se existe um método de aplicar o Pro Contras e o Tonal Contrast através dos recursos nativos do Photoshop. :ok:


bruno_sfc

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Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2016, 20:15:08
Depois de alguns testes, fiquei satisfeito criando um máscara de luminosidade de meio tom e usando uma camada de ajuste de níveis (Levels) em Luminosity. Se eu precisar um pouco de mais controle nas luzes e nas sombras, criei duas camadas de curva (Curves) em Luminosity respectivamente. :)
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 20:16:08 por bfscf »


cleriston

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Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2016, 22:53:53
Depois de alguns testes, fiquei satisfeito criando um máscara de luminosidade de meio tom e usando uma camada de ajuste de níveis (Levels) em Luminosity. Se eu precisar um pouco de mais controle nas luzes e nas sombras, criei duas camadas de curva (Curves) em Luminosity respectivamente. :)

Poderia explicar melhor a máscara de luminosidade de meio tom


bruno_sfc

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Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2016, 00:19:28
Poderia explicar melhor a máscara de luminosidade de meio tom

Claro! Achei melhor fazer um vídeo. Veja se dá pra entender:

http://sendvid.com/o3lqewma

Nessa foto que usei de exemplo, especificamente, não funciona com resultado legal pois já apliquei um contraste nela. Mas faça algum teste em alguma foto sua sem nenhum tratamento e me diga o que achou. Fiz uns testes hoje e tenho gostado.
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 00:21:09 por bfscf »


cleriston

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Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2016, 08:41:23
Valeu pelo video! Mas ainda prefiro pensar menos e usa o nik rs


bruno_sfc

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Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2016, 08:57:26
Valeu pelo video! Mas ainda prefiro pensar menos e usa o nik rs

Hahaha, o que for melhor pra você! :D


felipemendes

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Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2016, 15:14:15
Depois de alguns testes, fiquei satisfeito criando um máscara de luminosidade de meio tom e usando uma camada de ajuste de níveis (Levels) em Luminosity. Se eu precisar um pouco de mais controle nas luzes e nas sombras, criei duas camadas de curva (Curves) em Luminosity respectivamente. :)

Era o que eu ia dizer: pelo que vi de resultado deste efeito (nunca usei) se assemelha a um uso cuidadoso de curvas de luminosidade. Depois que a gente entende esta parte, chega a ser óbvio: tudo que diz respeito a contraste pode ser feito com esta ferramenta. O plugin deve criar uma curva baseada em alguns parâmetros inerentes ao histograma, mas nada impede de se criar uma curva cheia de nós que dê o mesmo resultado.

Ou isso ou eu não faço a menor ideia do que este plugin faz.


felipemendes

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Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2016, 16:39:56
Fiz um pequeno teste aqui. Olha o resultado:


Peguei as imagens original e Pro Contrast daqui:
https://support.google.com/nikcollection/answer/3298038?hl=en

Eu poderia ter refinado um pouco mais a minha curva pro resultado ficar exato, mas acho que cheguei perto o bastante. Minha curva ficou com uns 6 nós de controle. Ao final do meu ajuste, diminuí um pouco a saturação. Percebi que minha imagem tem mais detalhe que a original onde foi usado do Pro Contrast. Imagino que quem tenha feito a edição Pro Contrast tenha mexido em outra coisa também.


« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 16:42:44 por felipemendes »


cleriston

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Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2016, 16:42:37
poutz... esse post me fez perder a ilusão que o nik faz mágica. :( rs


palombasso

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Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2016, 17:21:44
Jogando pro PS uma opção interessante é levar a imagem com pouco contraste e levemente superexposta, jogar a imagem pra lab mode e trabalhar com uma curva só na luminosidade.
Peguei essa dica em vídeos do Ming thein, e achei muito interessante pois não mexe nas cores.

Não uso muito porque não gosto muito de sair d lightroom e passar pelo PS

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felipemendes

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Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2016, 17:45:53
poutz... esse post me fez perder a ilusão que o nik faz mágica. :( rs

Não necessariamente. É uma coisa contra-intuitiva fazer uma curva manual com 6 nós de controle. Usei um pouco de "algoritmo", mas cheguei a este resultado principalmente porque eu sabia onde queria chegar. Mas pra usar ao léu, me parece que o plugin é uma boa solução, sim.

Ah, esqueci de dizer que fiz toda a minha edição no Gimp. A imagem original era AdobeRGB, mas o Gimp não aceita e converteu pra sRGB. Ainda assim, acho que o ponto está demonstrado.
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 17:49:42 por felipemendes »