Ledo um artigo sobre as plataformas mobile feito pela Iab Brasil (disponível pra baixar em iabbrasil.net ) conheci os seguintes dados:
"de acordo com a pesquisa Nielsen Mobile Report (setembro de 2015) 125 milhões de pessoas com idade acima de 10 anos têm celular. Deste total, 91,6 milhões já têm acesso á internet pelo celular, o que corresponde a 52% dessa população com a possibilidade de navegar pelo aparelho. O número considera os cerca de 15 milhões de usuários com aparelhos mais simples e os 76 milhões de possuidores de smartphones"
O estudo ainda revela que uma pessoa olha em média 150 vezes para a tela do celular durante o dia. O smartphone, sempre tido como segunda tela, está se tornando a primeira.
O que isso tem haver com fotografia? Pra mim fica claro que alguns de nossos futuros clientes provavelmente irão ter contato com nosso portfólio através da tela de um celular na hora de escolher o fotógrafo. Lógico que não serão todos os clientes que escolherão assim. Mas esses estudos também dizem que muitos começam a pesquisa no celular e depois a terminam no desktop.
Sabemos que é uma tela pequena para apreciar fotografias. Particularmente eu desejaria que todo mundo tivesse um monitor 4k de 30 polegadas para, pelo menos, notar todo o meu esforço em fazer fotos de qualidade. Porém sabemos que isso não acontecerá assim tão cedo e, portanto, temos de nos adequar a realidade. E essa realidade nos trás um número expressivo de acessos pelo cel, demandando atenção especial ao mobile.
Isso tudo me faz pensar em estratégias de Divulgação e Marketing (necessários a todos que desejam manter um fluxo de trabalho que dê para pagar as contas e cobrir equipamentos) pensados exclusivamente para plataforma mobile.
Um Instagram bem cuidado, um site mobile pensado para exibir bem as fotos, que seja rápido, simples e que funcione em vários navegadores. Chego a pensar até em formatos de corte na foto que beneficiem a tela horizontal do celular. Logico, não todas as fotos e nem fazer disso uma regra ou limitação. Mas levar em conta esses números expressivos na hora de montar seu portfólio e estrategia de marketing.