Autor Tópico: Mais um capítulo: Full Frame vs Crop além do ISO  (Lida 38797 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #120 Online: 18 de Maio de 2016, 18:00:09
Chegou atrasado, já fiz isso!

droga!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #121 Online: 18 de Maio de 2016, 19:19:40
O teste correto pra você seria este aqui?

Me desculpe mas, isso sim é ridículo e sem utilidade alguma.. é o que todo mundo faz na internet, e esse resultado na prática não bate. Você agora sim tem as "mesmas" características, sem alteração de profundidade de campo mas a segunda foto perdeu o sentido, perdeu a composição toda e não seria isso que eu faria se tivesse uma cropada naquele momento.. eu faria a mesma fotografia e gostaria de ter o mesmo ângulo de visão para fazer esta composição.

Se você tivesse uma câmera APS-C e quisesse fazer um comparativo com um amigo que está ao seu lado usando uma Full frame, faria uma fotografia cortada? Ou tentaria reproduzir a mesma foto? Se tivesse uma cropada, faria todas suas fotos cortadas porque o sensor é menor?

Não sei se chegou a ler toda a discussão.. parece que não pois o assunto aqui não é apenas técnico.. é prático... como diz o título, crop vs full frame além do ISO... trata-se de um teste pra mostrar o que os outros não mostram.

Parece que você não leu tudo o que eu escrevi. Leia para tentar entender melhor o que é um teste qualitativo e quantitativo  ;)

Só repito uma coisa, a sua aplicação não é a única que existe, se você acha que sim então continue achando, não irá acrescentar nada a discussão nenhuma nem mostrar algo a mais. Uma comparação entre sensores é puramente técnica, uma comparação entre aplicações que envolvem os sensores é qualitativa. Esse tópico não tem fundamento muito menos sua colocação :ok:

É um papinho que já vi tantas vezes aqui pelo fórum que beira ao ridículo. Apoio aos que possuem MF virem aqui pra acabar de vez com essa bobagem  :hysterical:


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #122 Online: 18 de Maio de 2016, 20:28:01
Eu li sim, e não comentei o resto porque você perdeu tempo escrevendo o que todos aqui já estavam debatendo... por isso perguntei se você LEU toda a discussão.

Tópico sem fundamento? Eu acho que não... apenas comparei ferramentas equivalentes dentro de cada sistema, difícil entender?

Melhor ou pior?
Em algum momento foi dito que o sensor X ou Y é melhor pra tudo?
Estamos discutindo diferenças em linguagem tendo em vista o conjunto sensor x objetiva... ferramentas iguais em ângulos de visão e você vem com comparação técnica, melhor ou pior, qualitativo e quantitativo. Por favor, se veio aqui para fazer ataques, ridicularizar e escrever tudo o que o pessoal já discutiu e entendeu durante o debate, beleza, já o fez.

Também apoio aos que usam MF virem aqui e mostrarem seus exemplos, acrescentaria algo mais e ao contrário de alguns eu não ficaria mordido com isso.

Quando a discussão finalmente se torna saudável...

PS: Como já dito, o erro foi meu... eu deveria ter feito as fotografias em f8, para que não houvesse diferença alguma entre as duas aí todos ficariam felizes.
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 20:40:58 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #123 Online: 18 de Maio de 2016, 21:04:45
Uma análise feita sem considerações técnicas relacionadas a cada aplicação é apenas uma opinião. Se você não quer considera-los por te contrariar, então continue com sua opinião, como dizem opinião é que nem bunda... Um fórum é feito pra isso, cada um dar a opinião que quiser. Só não chame isso de comparação, pois não está comparando nada :ok:


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #124 Online: 18 de Maio de 2016, 21:41:27
Fórum eletronico é feito pra isso mesmo,  aparecer qq um falando qq coisa sem refletir minimamente a respeito,  e fica bostejando superioridade.

É a pura teoria do porco enxadrista:

Nunca jogue xadrez com um pombo,  ele não conhece as regras,  cada no tabuleiro,  derruba as peças e sai cantando vitória.

Sinceramente Bosa,  acho melhor parar,  pq pra quem quis ver vc já demonstrou q que vc propôs, o restante só tá querendo aparecer mesmo,  com argumentos que possuem base lógica,  mas sem aplicação prática nenhuma ao que foi proposto.
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 21:42:20 por KoioZ »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #125 Online: 18 de Maio de 2016, 22:03:50
O teste valido, na minha ignorante opinião, é o que mantem o mesmo enquadramento.
E a distancia entre o assunto e o fotografo não pode mudar porque é isso, e somente isso, que dá perspectiva a foto. Não existe esse negocio de compressão de planos com teles e etc.

Para manter o mesmo enquadramento e a mesma perspectiva com sensores de tamanho diferentes, precisa-se de lentes diferentes. O teste inicial foi perfeito nisso.

Quando alguém falava do look, do felling, da personalidade, da magia, do ki, do cosmo, de um foto feita por um sensor FF, eu imaginava que seria uma coisa visível desde f/1.2 até f/32.

Com esse tópico ficou claro para mim que se trata apenas de DOF.
Simplesmente porque não existem lentes claras suficientes para igualar o DOF em aps-c.
No dia que inventarem um lente 35mm 0.95, vai ter exatamente a mesma cara que qualquer lente 50mm 1.4.

Uma pena que não podemos continuar sem brigar rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 18 de Maio de 2016, 23:02:24
O teste valido, na minha ignorante opinião, é o que mantem o mesmo enquadramento.
E a distancia entre o assunto e o fotografo não pode mudar porque é isso, e somente isso, que dá perspectiva a foto. Não existe esse negocio de compressão de planos com teles e etc.

Para manter o mesmo enquadramento e a mesma perspectiva com sensores de tamanho diferentes, precisa-se de lentes diferentes. O teste inicial foi perfeito nisso.

Quando alguém falava do look, do felling, da personalidade, da magia, do ki, do cosmo, de um foto feita por um sensor FF, eu imaginava que seria uma coisa visível desde f/1.2 até f/32.

Com esse tópico ficou claro para mim que se trata apenas de DOF.
Simplesmente porque não existem lentes claras suficientes para igualar o DOF em aps-c.
No dia que inventarem um lente 35mm 0.95, vai ter exatamente a mesma cara que qualquer lente 50mm 1.4.

Uma pena que não podemos continuar sem brigar rsrsrsrs

Não consigo discordar de absolutamente nada do que você escreveu!

Só acrescentaria que não basta possuir a mesma PdC, a lente teria de ser feita especificamente para o APCS-C, ou você perderia os "defeitos" que definem a chamada personalidade da lente.

Vendo as imagens, e as explicações, foi o que entendi, que com o que existe hoje o tipo de registro que o autor do tópico apresentou só pode ser feito com sensor FF para maior, mas caso seja feita uma lente 35mm f/.95 para o APCS-C, como você exemplificou, vai ter o mesmo registro que os 50mm f/1.4 faria no FF.  :ok:

Agora entrar no tópico com informações desconexas à discussão e desdenhar dos outros....(apesar de algumas vezes a informação ser correta, não possui nada a ver com a proposta. Ex. Autor diz: Gravidade é a força gerada pela distorção do espaço-tempo; Forista aparece falando:A frequência da onda se altera quando a fonte está em movimento com relação ao observador, portanto o que você está dizendo é abobrinha, é ridículo. WTF).

Não vejo motivo nenhuma para esse tipo de pessoa ter respeito.
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 23:14:26 por KoioZ »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #127 Online: 18 de Maio de 2016, 23:39:03
Engraçado como a mesma pessoa confirma o que eu falei com aspectos técnicos, mas nega posteriormente só pra contrariar. Não dá pra saber se é falta de capacidade para assimilar uma análise com múltiplas variáveis ou apenas teimosia :hysterical:


PS: recomendo ao mestre da física estudar um pouquinho sobre dof, perspectiva e o que a distância influencia em ambas :ok:


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #128 Online: 19 de Maio de 2016, 18:11:28
Uma análise feita sem considerações técnicas relacionadas a cada aplicação é apenas uma opinião. Se você não quer considera-los por te contrariar, então continue com sua opinião, como dizem opinião é que nem bunda... Um fórum é feito pra isso, cada um dar a opinião que quiser. Só não chame isso de comparação, pois não está comparando nada :ok:
Seguinte companheiro... eu sei que talvez essa postagem não va surtir efeito algum pois o problema aqui não é que você não entendeu a finalidade do tópico mas sim porque você NÃO QUER entender.

Antigamente na era do filme, os 50mm ficaram famosos pela "normalidade"... essa fama que a lente teve não está atrelada à especificação técnica(ou quantitativa e o cara*** como queira chamar) dos 50mm entre o ponto de convergência até o filme mas sim porque o conjunto lente + filme 35mm entrega ao fotógrafo a perspectiva mais próxima do olho humano.

Mais tarde com a chegada do APS-C, a 50mm já não entregava mais o mesmo resultado.. ela já sai fora da normalidade e PONTO FINAL... caso queira a mesma ferramenta nesse sensor redimensionado você OBRIGATORIAMENTE vai ter de optar por uma 35mm. A 24-70 também teve opção para o APS-C, no caso a 17-55, a 16-35 veio em forma de 10-20 etc...

Tendo isso em mente, porque diabos eu iria comparar a mesma lente nos dois sistemas se tratam-se de ferramentas diferentes, com funções diferentes? Porque iria comparar uma lente que no FF funciona como uma standard e no crop se volta mais especificamente para retratos?

Das duas uma, ou você está mordido com o resultado e quer encontrar pelo em ovo ou está sendo muito ignorante porque não é possível que tenha lido tudo e tirado a conclusão de que não faz sentido algum ou pior, que não comparei nada... pqp!
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #129 Online: 19 de Maio de 2016, 18:37:47
recomendo estudar um pouquinho sobre dof, perspectiva e o que a distância influencia em ambas :ok:

Só dando um quote pra ver se te ajuda a entender que se você variar a distância estará criando uma imagem totalmente diferente, ou seja, não existe comparativo. O vangelismm entendeu isso perfeitamente, então o problema é você!  :ok:


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #130 Online: 19 de Maio de 2016, 18:50:26
Me responde uma coisa... você acha que no posto principal, o primeiro comparativo com as 3 imagens com lado a lado, eu variei a distância? É isso?
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 19 de Maio de 2016, 19:09:30
Os retratos abaixo foram feitos com mesma equivalência em distância focal, onde o objetivo é mostrar a diferença de linguagem entre o sensor full frame e o crop utilizando lentes cuja função seria a mesma para cada sistema...
Qual a dificuldade do povo entender isso? Se o teste não é útil para vc ok , mas pode ter usuários principalmente os mais novatos com essa dúvida entre o FF e as cropadas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #132 Online: 19 de Maio de 2016, 22:24:48
Poxa moçada um tópico tão bacana e interessante não merece ficar com troca de palavras ásperas para acabar com o brilho das discussões técnicas.

Lucas não estou aqui para julgar seus comentários técnicos que são bem fundados mas não precisa ficar usando palavras e expressões ríspidas para incitar a discussão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #133 Online: 19 de Maio de 2016, 22:44:05
Bosa seu primeiro tópico não alterou a distância, apenas as lentes que no caso foram feitas para FF, mas a partir daí o tópico desandou. Eu entendo seu ponto e entendo seus testes, estou tentando fazer você e os outros entenderem o meu e acabar de vez com tópicos do tipo "qual é melhor" e com comparativos sem fundamento.

Da mesma maneira que as FF antigamente, as APS hoje não possuem muitas lentes feitas para o sistema, principalmente lentes claras. As fabricantes estão começando agora a dar valor para o sistema, tanto que vimos lentes fantásticas serem lançadas, como as sigma 18-35mm e 50-100mm. Então por enquanto o teste da maneira que você queria fazer lá no começo não pode ser considerado um teste equivalente.

Pegue a sua ideia como exemplo para a lente que eu citei, 18-35mm, uma zoom equivalente seria algo como 28-55mm. Desconheço alguma lente clara para FF nesse range. Teríamos que usar algo próximo então, como a 24-70 que possui um stop a mais. Desconsiderando nitidez e qualidade de bokeh, ambas possuem DOF próximas nas aberturas máximas. Percebe como o teste qualitativo difere do quantitativo?

E pq não temos lentes zoom mais claras em FF? Por limitação física e financeira. Com exceção da 24-35mm que a sigma fez, que é uma lente clara, mas com um range muito curto, quase nem dá pra considerar zoom rs. E da mesma forma não temos prime claras para APS, só que o motivo é outro, desinteresse das fabricantes, algo que está mudando.

Volte no tempo e compare MF com FF nos primeiros anos de FF, você terá o mesmo ponto que estou tentando apresentar. Agora pense pq não temos mais essa discussão hoje em dia, pq não tem fundamento, as pessoas perceberam que cada um tem sua aplicação e que comparar ambos é bobagem.

Da mesma maneira podemos pensar em m43 e APS.

Enfim, paro por aqui. Continuem com qualquer discussão que queriam :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #134 Online: 20 de Maio de 2016, 04:59:20
Poxa moçada um tópico tão bacana e interessante não merece ficar com troca de palavras ásperas para acabar com o brilho das discussões técnicas.

Lucas não estou aqui para julgar seus comentários técnicos que são bem fundados mas não precisa ficar usando palavras e expressões ríspidas para incitar a discussão.

Turma, colocaram aqui um monte de informaçao, muito boa para avaliar.
nao se trata de mostrar que um manja e outro e burro.
De vez em quando em qquer forum o assunto vai pro lado pessoal,
" eu sei, vc nao sabe",nao e bom perder tempo com isso.
 Eu reconsiderei muitas coisas que nao tinha parado para refletir,
este post esta muito interessante.
Isto e, so trocar ideias entre colegas, nao vale ponto para o diploma!!!!!, :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 05:02:00 por agalons »