Como prometido, estou criando este tópico para mostrar a diferença de linguagem entre os dois sistemas com um comparativo lado a lado em mesma condição.
Os retratos abaixo foram feitos com mesma equivalência em distância focal, onde o objetivo é mostrar a diferença de linguagem entre o sensor full frame e o crop utilizando lentes cuja função seria a mesma para cada sistema... todas são de nível top.
Gosto de testes práticos como esses, trazem luz a qualquer tipo de discussão e pulverizam inúmeros paradigmas! O que ocorre é que quanto
maior for o sensor e
maior for a abertura da lente,
menor será o comprimento focal necessário para um dado efeito de separação dos planos.
Acho que o Vangelismm já havia, se foi outro colega me perdoe, oportunamente, colado uma tabela de comparação de profundidade de campo entre 58 em FF e 85 em 1,5X. Nesse site, tem um "norte" com premissas muito parecidas com as que você busca em seu teste, observar a separação dos planos, responsável pela percepção de tridimensionalidade, em obediência a um mesmo enquadramento do assunto principal.
Logo, para manter essa mesma percepção com uma APS e uma 70-300 escura, você precisará de um terreno maior, bem maior, às suas costas, para poder deslocar-se para atrás e aumentar o comprimento focal de maneira a incrementar a percepção da separação dos planos mantendo o mesmo enquadramento. Claro, não se pode esquecer também que quanto maior a qualidade ótica da construção e a sua capacidade de "cortar" com nitidez as bordas do assunto "em foco", maior será também o incremento dessa percepção de foco/não foco.
O teste é válido, torna visual o que essas lentes de 2K USD associadas aos sensores grandes podem proporcionar. Mas tendo mais espaço para "chegar para atrás", aumentar o comprimento focal da lente escura, escolher um local em que o fundo esteja mais longe do fundo principal como a foto do corredor com muito horizonte plano ao fundo.
Minha irmã, por acaso me mandou uma foto, feita de brincadeira, sem muitos recursos, em um fim de tarde, com sua D5100 e uma 70-300 VR, quando fiz a foto não intentei acentuar ao máximo o desfoque no fundo, mas utilizar uma velocidade baixa para marcar o movimento da água nas pedras à direita, deveria estar a F/11, F/16, não está com muita qualidade, por conta da compressão do facebook, mas corrobora a idéia de que a sensação de tridimensionalidade pode ser obtida mesmo com lentes mais escuras e sensores menores,
mas torna-se mais difícil, precisa de mais espaço, sensibilidade maior para compensar as pequenas aberturas, que implicará em tripé, ou ISOS mais elevados, um plano posterior mais longilíneo...
Essa questão em torno das facilidades que um determinado equipamento pode proporcionar é que muitas vezes define o seu preço final por conta das implementações que implicam no seu desenvolvimento.