Autor Tópico: Mancha de dedo na lente  (Lida 7766 vezes)

faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2016, 17:25:38
Eu nunca sugiro camiseta, pois o tecido é diferente da microfibra; mesmo o algodão pode danificar/riscar o elemento frontal. Papel higiênico macio resolve bem uma limpeza mais simples. :)

Sim, realmente! Lenços de papel são aconselháveis para limpeza de lentes de óculos. Devem servir bem para limpeza de lentes fotográficas. Cancelam o gaze :doh:
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Julho de 2016, 17:30:03
Sim, realmente! Lenços de papel são aconselháveis para limpeza de lentes de óculos. Devem servir bem para limpeza de lentes fotográficas. Cancelam o gaze :doh:

O ideal mesmo é ter pelo menos o soprador sempre em mãos para tirar o excesso, para depois limpar com o tecido microfibra. Isso já resolve 90% das situações. :D


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2016, 10:59:49
Paranoia de novos fotógrafos... com o passar dos anos passarão a limpar as lentes com jornal mesmo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2016, 11:05:27
Paranoia de novos fotógrafos... com o passar dos anos passarão a limpar as lentes com jornal mesmo.

Acho infeliz esse tipo de classificação, mas entendo que com o passar do tempo a preocupação com detalhes desse tipo tendem a diminuir. Sou da opinião que ninguém nasce sabendo, e acho que tem muito valor se preocupar com a manutenção de equipamentos fotográficos, ainda mais considerando que muitas vezes eles são adquiridos com muita dificuldade/esforço.
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 11:06:14 por bruno_sfc »


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2016, 11:08:26
Paranoia de novos fotógrafos... com o passar dos anos passarão a limpar as lentes com jornal mesmo.

Por isso descarto a opção de comprar lentes usadas.
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 11:08:59 por faloure »
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Julho de 2016, 17:30:33
Acho infeliz esse tipo de classificação

Meu comentário não foi infeliz como se ocorresse uma tragedia e eu estivesse caçoando dela, o fato é que quando uma pessoa que nunca teve uma câmera ou lente caras tendem a olhar pra as lentes e corpos de câmera com tanto cuidado que se o dedo passar na frente é capaz de explodir tudo se respingar água então é capaz do cidadão ter um infarto fulminante.

Não critico quem cuida, é muito bom ter apreço com o equipamento afinal é investimento e eu também cuido dos meus... mas se você for entrar na paranoia de que o equipamento é feito de um finíssimo cristal retirado de marte então e tem que ser limpo com líquidos vindo diretamente de plutão ou Urano nunca vai usa-lo.

Eu também já fui assim e sei como é... mas a medida que você for ficando velho no ramo vai ver que é puro cuidado de neófito...

Se você for num evento que tem muitos fotógrafos experiente e com equipamentos caríssimos e ver lentes de 6, 7 ou 10 mil e corpos de 20 mil como D800 ou 5D na chuva e sem as tampas você vai entender que uma boa baforada e uma camisa velha não fazem mal algum a nenhuma lente por mais vagabunda que seja (18-55 por exemplo)

Se você assistir um episodio do DigitalRevTV é bem capaz de sofrer um derrame cerebral, e as câmeras não apresentam danos algum... ate fogo o cara toca nelas...


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2016, 18:07:06
Meu comentário não foi infeliz como se ocorresse uma tragedia e eu estivesse caçoando dela, o fato é que quando uma pessoa que nunca teve uma câmera ou lente caras tendem a olhar pra as lentes e corpos de câmera com tanto cuidado que se o dedo passar na frente é capaz de explodir tudo se respingar água então é capaz do cidadão ter um infarto fulminante.

Não critico quem cuida, é muito bom ter apreço com o equipamento afinal é investimento e eu também cuido dos meus... mas se você for entrar na paranoia de que o equipamento é feito de um finíssimo cristal retirado de marte então e tem que ser limpo com líquidos vindo diretamente de plutão ou Urano nunca vai usa-lo.

Eu também já fui assim e sei como é... mas a medida que você for ficando velho no ramo vai ver que é puro cuidado de neófito...

Se você for num evento que tem muitos fotógrafos experiente e com equipamentos caríssimos e ver lentes de 6, 7 ou 10 mil e corpos de 20 mil como D800 ou 5D na chuva e sem as tampas você vai entender que uma boa baforada e uma camisa velha não fazem mal algum a nenhuma lente por mais vagabunda que seja (18-55 por exemplo)

Se você assistir um episodio do DigitalRevTV é bem capaz de sofrer um derrame cerebral, e as câmeras não apresentam danos algum... ate fogo o cara toca nelas...

O usuário do fórum só queria saber qual a melhor maneira de tirar uma mancha de dedo do elemento frontal. A resposta foi direcionada neste sentido, já que um papel higiênico macio ou um tecido microfibra resolvem melhor o problema em questão do que um tecido de algodão.

Se tiver interesse em canalizar toda essa insatisfação que você tem com pessoas novatas em fotografia, ou até mesmo dar sua opinião para que todos possam melhorar, sugiro que você abra um novo tópico. Assim todos que tiverem interesse podem entrar nessa digressão que você acha tão importante.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2016, 18:26:19
Eu uso lenspen, mas se não tiver vai papel higiênico com cuspe mesmo.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2016, 19:21:29
O usuário do fórum só queria saber qual a melhor maneira de tirar uma mancha de dedo do elemento frontal. A resposta foi direcionada neste sentido, já que um papel higiênico macio ou um tecido microfibra resolvem melhor o problema em questão do que um tecido de algodão.

Se tiver interesse em canalizar toda essa insatisfação que você tem com pessoas novatas em fotografia, ou até mesmo dar sua opinião para que todos possam melhorar, sugiro que você abra um novo tópico. Assim todos que tiverem interesse podem entrar nessa digressão que você acha tão importante.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK    :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2016, 19:29:21
Eu uso lenspen, mas se não tiver vai papel higiênico com cuspe mesmo.

Eu uso um kit com um produto quimico que nao diz o que é no rótulo mas nao tem cheiro que realmente limpa mas não é alcool isopropilico.

Quando tomo chuva e to sem o kit uso a velha BAFORADA E FLANELA, papel higienico, papel toalha e o que tiver a mao e nao seja abrasivo E ATE MESMO A BOA E VELHA CAMISA, e nenhuma lente minha desgastou o coating nem arranhou, nem a velha 18-55 baratissima que ja sofreu tanto em minha mão.


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 04 de Julho de 2016, 19:57:18
Comecei a fotografar há 12 anos. Considero que sou amador, mas de forma alguma sou novato.
Meu cuidado sempre foi grande, mas nunca ao ponto de ficar com medo de tirar uma foto para não prejudicar o equipamento.
-Limpo minhas lentes por contato adesivo (fitas especiais ou gelatina), nunca por abrasão;
-Guardo tudo em caixa com controle de umidade;
-Uso capas de proteção ao redor das lentes e da câmera etc.

Se a pessoa quer ter cuidado com o que suou caro pra pagar, não é fato dela ser novata ou veterana que vai fazer diferença. Já sou motorista há 20 anos e nunca deixei flanelinha lavar meu carro.

Paranoia de novos fotógrafos... com o passar dos anos passarão a limpar as lentes com jornal mesmo.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Julho de 2016, 20:25:15
Concordo,

Minhas lentes e cameras tambem estao guardadas em potes hermeticos, cada uma em seu pote assim como a camera e todas juntas numa caixa com muita silica gel e antes de guardar limpo tudo e tenho varios kits de limpeza e paninhos de microfibra.

O que quero dizer é que o material nao é tao fragil a ponto de uma mancha de dedo ou outra coisa qualquer o cidadao entrar em paranoia, longe de mim condenar o autor do topico, mas da pra ver que é um novato porque com certeza ficou com medo achando que simples manchas de dedos iriam danificar a lente...  as lentes hoje em dia sao muito resistentes a tudo, quem tem seu kit de limpeza e seus cuidados, que use, como eu tambem uso, mas quem nao tem, ou nao disponibiliza no momento, que mal ha em dar uma baforada de vez em quando e usar a camisa? Qual fotografo que cobre esportes com suas lentes milionarias nunca deu uma passada na lente com sua camisa?

Quando falei que com o passar dos anos limpam com jornal é porque limpa mesmo eu aj limpei na falta do kit e limpar lente com jornal não é  nenhuma falta de respeito nem ofensa a classe nem crime hediondo... a lente realmente aguenta e precisa naquele momento... agora vai da sensibilidade de cada um.

No dia que vocês desmontarem suas lentes, principalmente lentes zoom e verem a quantidade de sujeira e pó que tem la dentro, acaba a paranoia e o desespero ao ver manchas de dedo na lente... manchas de dedo parecerão coisa de crianca perto da quantidade de pó dentro de uma lente.

Abraço a todos
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 20:38:24 por pedromartins021 »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2016, 22:23:29

-Limpo minhas lentes por contato adesivo (fitas especiais ou gelatina), nunca por abrasão;


Daniel, não conheço a limpeza com gelatina. Por favor me explica isso.

Geralmente uso parasol como proteção das lentes e uso a bombinha de ar para limpeza de sólidos, e pincel macio para complementar a limpeza com ar.
Quando não tem jeito uso o lenspen para qualquer manchinha.
Se for preciso limpar e não estiver com a lenspen comigo vai um lenço de papel de boa qualidade, que sempre tenho no carro.
Não me arrisco a usar papel higiênico de nenhuma marca. Papel higiênico tem suas aplicações específicas.

O manual da minha 50mm nikkor na página oficial da Nikon recomenda álcool.
Eu usaria, se necessário, alcool absoluto, que possui uma quantidade mínima de água.
Álcool comum não, tem água demais.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2016, 22:28:46
Quanto aos excessos no cuidado das lentes que foram mencionados, vale lembrar que já li em algum lugar que uma mancha de dedo (geralmente com a gordura do rosto) se não retirada e tempo hábil (não sei quanto é esse tempo) pode manchar definitivamente a lente, portanto não permito uma mancha de dedo ficar lá por muito tempo.  ;)

Se alguém tem informação técnica diferente, por favor nos informe.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #29 Online: 07 de Julho de 2016, 16:24:52
Quanta paranóia nesse tópico. Câmeras e lentes foram feitas pra se usar, pra sair por aí, tomar uns respingos de chuva, uma pancadinha na parede, um vento com poeira, um dedo engordurado...

Aqui é baforada e um paninho delicado (mas meio encardido) que guardo na mochila. Tenho também um tal de lens paper que uso de vez em nunca. Até a camiseta serve, desde q vc não tenha antes rolado na areia da praia.

NUNCA tive problemas em qualquer imagem por causa de lente suja (mesmo a lente estando, de fato, suja). O mais próximo disso é quando tem alguma poeira no sensor e aparece de leve um ponto sombreado no céu quando tiro fotos de paisagem. Mesmo assim tem que procurar pra achar.