Autor Tópico: Mancha de dedo na lente  (Lida 7772 vezes)

Noown

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 02 de Julho de 2016, 17:31:02
Fala galera, eu estava tirando umas fotos hoje e reparei que na minha lente tem uma mancha de dedo... O problema é que eu ainda não comprei um kit de limpeza para a objetiva e como eu to zerado de grana, não vai dar pra comprar agora. Alguém tem alguma dica pra tirar essa mancha ? ou é melhor deixar até comprar o kit já que ela não ta interferindo na imagem?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2016, 17:50:28
Fala galera, eu estava tirando umas fotos hoje e reparei que na minha lente tem uma mancha de dedo... O problema é que eu ainda não comprei um kit de limpeza para a objetiva e como eu to zerado de grana, não vai dar pra comprar agora. Alguém tem alguma dica pra tirar essa mancha ? ou é melhor deixar até comprar o kit já que ela não ta interferindo na imagem?

Pode usar papel higiênico macio, de folha dupla ou tripla; ou algum tecido microfibra.  :ok:


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2016, 19:08:45
Eu removo manchas desse tipo com fita adesiva, do mesmo jeito que a perícia técnica da polícia recolhe impressoes digitais. Só teste antes em um pedaço de vidro pra ter certeza de que a cola da fita não deixa residuo. É o método menos invasivo que conheço, pois não causa atrito no elemento óptico.


Fala galera, eu estava tirando umas fotos hoje e reparei que na minha lente tem uma mancha de dedo... O problema é que eu ainda não comprei um kit de limpeza para a objetiva e como eu to zerado de grana, não vai dar pra comprar agora. Alguém tem alguma dica pra tirar essa mancha ? ou é melhor deixar até comprar o kit já que ela não ta interferindo na imagem?
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2016, 19:15:47
Bom que você fez esse tópico.
Eu estava mesmo para tirar uma dúvida sobre limpeza de lentes.
Já vi em vários lugares que não se recomenda o uso de álcool para a limpeza, contudo no manual das minhas a Nikon recomenda justamente isso.

Então... Devo usar ou não?

Abaixo postei um extrato do manual:
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 19:16:52 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2016, 19:31:54
Baforada e camiseta! O melhor!


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2016, 21:30:25
Baforada e camiseta! O melhor!

Uso essa técnica para limpar meus óculos! Eles ainda funcionam.  :ok:


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2016, 22:48:10
Camiseta é "furada" pois pode haver pedrinhas. Nem as lentes do meu óculos esfrego com camiseta. Uso cotonetes e água, se houver mancha de dedos, depois de escovar os dentes umedeço uma das pontos do cotonete com saliva e esfrego em cima da gordura, enseguida volto com o cotonete e água. 
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2016, 23:25:23
Camiseta é "furada" pois pode haver pedrinhas. Nem as lentes do meu óculos esfrego com camiseta. Uso cotonetes e água, se houver mancha de dedos, depois de escovar os dentes umedeço uma das pontos do cotonete com saliva e esfrego em cima da gordura, enseguida volto com o cotonete e água.

Arranhei meu óculos usando camiseta para limpar as lentes...
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2016, 23:35:53
Fala galera, eu estava tirando umas fotos hoje e reparei que na minha lente tem uma mancha de dedo... O problema é que eu ainda não comprei um kit de limpeza para a objetiva e como eu to zerado de grana, não vai dar pra comprar agora. Alguém tem alguma dica pra tirar essa mancha ? ou é melhor deixar até comprar o kit já que ela não ta interferindo na imagem?

Pesquisei alguns métodos p limpeza de lentes e descobri que o melhor, na minha opinião, é o Lenspen! É uma caneta p limpeza de lentes, há duas pontas c finalidades diferentes. Custa ~$ 20 e funciona melhor que líquidos ou bomba de ar etc. Compraaaa!
Eu limpo c o Lenspen todas as minhas lentes, antigas e novas, e tenho um bocado delas! Sou bem cuidadoso c elas...
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2016, 23:43:24
Pesquisei alguns métodos p limpeza de lentes e descobri que o melhor, na minha opinião, é o Lenspen!

Ah éh, tenho essa, mas ainda prefiro a baforada e camiseta!  :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2016, 00:37:10
Bom que você fez esse tópico.
Eu estava mesmo para tirar uma dúvida sobre limpeza de lentes.
Já vi em vários lugares que não se recomenda o uso de álcool para a limpeza, contudo no manual das minhas a Nikon recomenda justamente isso.

Pra limpeza profunda, álcool isopropílico. Idealmente com paninho de microfibra pra não deixar fiapos. Se não tiver microfibra, pode ser com papel higiênico macio, desque que vc pingue o álcool no meio do papel, e deixe as bordas secas pra ir secando o álcool e removendo os fiapos.

Pra limpeza rápida, costumo usar o lenspen (preferido), depois papel higiênico seco. Por último, se não houver nada disso, camiseta e baforada. Mas evito ao máximo, pelos motivos já citados, fora que a água demora muito mais pra secar que o álcool.


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2016, 00:41:23
Pra limpeza profunda, álcool isopropílico. Idealmente com paninho de microfibra pra não deixar fiapos. Se não tiver microfibra, pode ser com papel higiênico macio, desque que vc pingue o álcool no meio do papel, e deixe as bordas secas pra ir secando o álcool e removendo os fiapos.

Pra limpeza rápida, costumo usar o lenspen (preferido), depois papel higiênico seco. Por último, se não houver nada disso, camiseta e baforada. Mas evito ao máximo, pelos motivos já citados, fora que a água demora muito mais pra secar que o álcool.

Sei que muitos recomendam o isopropílico, mas o manual recomenda etanol mesmo...
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Noown

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2016, 12:47:02
Obrigado pela atenção pessoal, como era só uma manchinha superficial a primeira dica já resolveu meu problema  :D


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2016, 13:50:59
Aqueles que usam papel higiênico ou camisa sugiro a aquisição de "gaze" custa barato nas farmácias e não solta nenhum tipo de fiapo e são vendidos em embalagens esterilizadas. E aconselhável sempre manter um pacote na bolsa dos equipamentos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2016, 13:51:25 por faloure »
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2016, 17:17:21
Aqueles que usam papel higiênico ou camisa sugiro a aquisição de "gaze" custa barato nas farmácias e não solta nenhum tipo de fiapo e são vendidos em embalagens esterilizadas. E aconselhável sempre manter um pacote na bolsa dos equipamentos.

Eu nunca sugiro camiseta, pois o tecido é diferente da microfibra; mesmo o algodão pode danificar/riscar o elemento frontal. Papel higiênico macio resolve bem uma limpeza mais simples. :)