Autor Tópico: Práticas que podem danificar o cartão  (Lida 1265 vezes)

Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Online: 31 de Julho de 2016, 06:07:21
Acabei de perder um cartão com menos de uso.
Tentei usar programas de recuperação, mas o computador nem reconheceu o cartão no slot no meu computador e inclusive em outros dois da loja que comprei. Por isso tive que trocá-lo e acabei perdendo algumas das melhores fotos que tirei durante minhas férias.

A pergunta que eu gostaria de fazer é:
Existem práticas que podem fazer com que o cartão seja danificado?

Eu costumo retirar o cartão para descarregá-lo diretamente no computador ao invés de conectar a máquina ao mesmo.
Outra coisa que eu faço é que para economizar bateria eu costumo desligar a câmera e isso faz com que eu ligue e desligue ela várias vezes ao dia.
« Última modificação: 31 de Julho de 2016, 06:07:37 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2016, 12:30:26
Um amigo perdeu um a pouco tempo ao abortar uma formatação retirando o cartão. #ficaadica
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2016, 12:52:32
Quando vou remover minhas memórias do PC sempre tenho o cuidado de “ejetar” a mídia e espero a confirmação do sistema confirmando que está pronta para ser removida com segurança.  Além do cuidado de remover a memória, quando na câmera, com máquina desligada. Cuidados básicos que ajudam a preservar o hardware.
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2016, 13:02:09
Já faz um tempo que li uma dica sobre usar os dois slots disponíveis na maquina (dependendo do modelo, claro) e usar dois cartões juntos, um SSD normal e um Compact Flash (CF). Se um der problema as fotos estão salvas no outro. O lance é que ainda nõa sobrou grana pra comprar esse compact flash, que é bem caro.

Outra dica que sempre leio é não remover o cartão enquanto os dados estiverem sendo transferidos.

Outro cuidado é lance com temperatura de trabalho.

Agora, fora isso (no seu caso) eu acho que pode ter sido um lote dessa loja que esteja com problemas mesmo (talvez as condições de armazenamento da loja?  Talvez tenha vindo do fabricante assim. Não sei, apenas supondo).

O que aconteceu é terrível pois além das fotos perdidas você ainda fica com a dúvida se foi mesmo uma coincidência dos  dois cartões darem defeito ou se pode ter sido algo que você fez. Além de pesquisar o problema, só resta mesmo pegar cartões novos e ir testando.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2016, 13:05:51
Engraçado, eu acabei de comprar um leitor de cartões (um bem vagabundo da Multilaser  :doh: ) justamente por achar que ficar plugando a maquina além de pouco prático ainda ficava forçando a entrada do cabo.
Vou testa-lo na semana que vem.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2016, 13:31:25
Eu também estava usando um leitor de cartões da multilaser, durou três meses e morreu essa semana que passou, realmente é uma marca vagaba. Agora preciso espetar a câmera direto no PC.
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G