Autor Tópico: Estagnação nos Processadores  (Lida 2306 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 05 de Agosto de 2016, 13:29:24
Galera,

Inicialmente me desculpem pelo amadorismo, mas me surgiu essa dúvida.
É impressão minha ou os processadores deram uma estagnada nos últimos 2 anos?
Vinha havendo uma evolução quase que semestral dos core, core2Duo, dual core, quadcore, i3, i5, i7 e ..... Parou.
Será que atingimos um patamar onde a esmagadora maioria de usuários não necessita de mais velocidade de processamento ou a indústria encontrou seu ponto de equilíbrio entre a velocidade de processamento/custo para desenvolvimento de novas tecnologias?

Abraço a todos!


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2016, 13:40:46
Na minha concepção, a arquiteturas dos i7 de última geração e AMD's equivalentes suprem as necessidades atuais.
O que ficou mais evidente em termos de atualização foram as placas de vídeo que tem dado o devido up nas máquinas, seja por uso profissional ou para jogos.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2016, 14:53:36
Parece que estamos mesmo chegando em um ponto de equilíbrio. A evolução está realmente bem mais vagarosa, e os custos para obter um pouco mais de desempenho são altos.

Antigamente você fazia um upgrade de placa mãe, memória e processador, pagando algo equivalente a 2-3 mil reais, e obtinha um desempenho de cinco a dez vezes superior ao que tinha antes. Um upgrade a cada ano, ou no máximo dois anos, era praticamente uma necessidade vital. Hoje, para conseguir 100% de ganho de desempenho sobre um i7 da primeira geração, que já tem pelo menos cinco anos de estrada, você precisa de um processador que custa 5 mil, uma placa mãe que custa 3 mil, e um conjunto de memórias que leva outros 2,5 mil. Só vale a pena para quem realmente não pode abrir mão desse desempenho extra.

As placas de vídeo têm uma evolução à parte, embora o nível gráfico dos jogos (que são os balizadores desse mercado) já esteja chegando em um patamar tal em que só tem ocorrido pequenas melhorias. As placas topo de linha são caras, mas trabalham bem por pelo menos três anos, ou até mais, para quem não faz questão de rodar todos os lançamentos com as configurações gráficas no máximo.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:01:10
Meu uso é bem rudimentar, basicamente navegação na internet, documentos do office e vez ou outra tratar alguma foto com o LR. Ainda assim, o meu Core2Duo com 2GB de memória (ativo desde 2007) está dando conta do recado (porém você se acostuma e só se da conta quando trabalha numa máquina mais potente para ver a diferença). Antes disso você não conseguia uma longevidade tão grande porque a evolução dos softwares te obrigava a fazer um up do Hardware com bem mais frequência.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:03:58
Pois é Daniel.

Eu não tenho um i7, mas dá para o gasto;

i5 3.5 Ghz, 8GB Ram e uma GTX275 448bit.

Como eu não tenho tempo para jogos, a GTX me serve bem para processamento gráfico.
Porém é uma placa antiga e limitada por ser DirectX 10.
Por mais que seja parruda e consumir bastante energia (tive que por uma fonte de 700W Real para segurar o tranco), dá para usar tudo que preciso com folga.

Não penso em upgrade enquanto meu hardware suprir o que preciso.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:07:27
Meu uso é bem rudimentar, basicamente navegação na internet, documentos do office e vez ou outra tratar alguma foto com o LR. Ainda assim, o meu Core2Duo com 2GB de memória (ativo desde 2007) está dando conta do recado (porém você se acostuma e só se da conta quando trabalha numa máquina mais potente para ver a diferença). Antes disso você não conseguia uma longevidade tão grande porque a evolução dos softwares te obrigava a fazer um up do Hardware com bem mais frequência.

Amador,

Até alguns meses atrás usava um C2DUO E8500 3.0 @ 3.5 Ghz com 4 GB de Ram e a mesma GTX275 citada à cima.
E me atendia muitíssimo bem!
Acho que vai muito quanto o usuário deixa o sistema clean para a máquina ficar boa.
De nada adianta ter pouca Ram e deixar 10 programas iniciando com a máquina.
É só ter um pouco de conhecimento.
No seu caso ainda acho que merecia mais um pente de 2 GB.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:09:24

No seu caso ainda acho que merecia mais um pente de 2 GB.

Acho que a placa já está no talo com esses 2 ram.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:36:42
Montei meu atual computador em 2008, é um AMD Phenon X3 com 8G de memória e VGA de 256 Onboard. Nos dias de hoje vejo os computadores nas lojas de magazine ainda bem inferior ao meu, e mais lentos também. A única coisas que defasaram foram: VGA (to pensando em comprar uma para botar aqui) e a porta USB 2.0, (to pensando em comprar uma plaquinha USB 3.0 e espetar aqui tb).

Sem contar meu gabinete satélite (branco, bem antigo) que deve ter uns 15 anos e foi reconstruido.





Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:55:45
Montei meu atual computador em 2008, é um AMD Phenon X3 com 8G de memória e VGA de 256 Onboard. Nos dias de hoje vejo os computadores nas lojas de magazine ainda bem inferior ao meu, e mais lentos também. A única coisas que defasaram foram: VGA (to pensando em comprar uma para botar aqui) e a porta USB 2.0, (to pensando em comprar uma plaquinha USB 3.0 e espetar aqui tb).

Sem contar meu gabinete satélite (branco, bem antigo) que deve ter uns 15 anos e foi reconstruido.

Placa de vídeo faz muita diferença para quem trabalha com elementos gráficos, ou seja, você notará uma melhora enorme até mesmo para editar suas fotos.
Funções como liquify e outros renderizamentos gráficos se tornam mais rápidos.
Se precisar, tenho uma Placa PCI-e USB 3.0 com 3 portas para vender, rsrs.  :D

« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 16:42:35 por Rodrigo Pereira »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2016, 18:11:14
Concordo com as opiniões, mas tenho um palpite de que tem mais um fator que ajudou a frear um pouco o avanço: Os desktops estão morrendo (para a maioria das pessoas).

Hoje, o usuário padrão não tem mais desktops, tem notebooks, tablets, All In One, etc... Não necessitam de tanta troca de hardware igual a um desktop e, por estarem bem avançados, acabam suprindo as necessidades por um período maior de tempo.

Não estou falando que esses dispositivos não tem evolução, mas acredito que esse formato de computador aliado a uma performance boa que supre boa parte das necessidades da grande massa de usuários, dá uma freada no consumo de hardware e consequentemente no desenvolvimento de novas tecnologias
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2016, 04:23:05
 Esperem pelos processadores Zen da AMD, não acredito, mas quero acreditar que vão voltar a lutar pelo topo.
 De qualquer forma é impressionante a falta de otimização da Adobe, em especial o Premiere, nem para rodar um vídeo simples presta, consome o triplo do Media player, na correção de lente então é o caos, muito mais lento até que o After Effects. O tão alardeado uso da GPU é uma piada de mal gosto. Tem gente ai gastando horrores com isso, o software Afterburner vai mostrar o tamanho do prejuízo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.550
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2016, 10:24:19
Na verdade, muita gente não sabe, mas i3, i5 e i7 são linhas de processadores. O processador em si é, por exemplo, i7 6300. Isso significa que a arquitetura dele é de 6a geração (o primeiro algarismo), e nunca entendi bem os outros três, mas tem um significado por trás. Este processador seria bem mais moderno que um i7 3720, por exemplo.

Mesmo processadores da mesma linha podem ser bem diferentes: todos os i7 são quad-core, todos os i3 são dual-core. Mas tem i5 quad-core e dual-core. Tem i3 que tem clock tão alto que é mais rápido que alguns i5 da mesma geração (e consomem bem mais energia).

Como alguém já falou aí, de uns tempos pra cá o poder de processamento não aumentou muito, mas diminuiu muito o consumo do processador. Isso pra tentar aumentar a duração da bateria em notebooks.

Mas não vai haver (até onde sei) um i9, i11...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 10:26:57 por felipemendes »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2016, 13:48:06
Mesmo processadores da mesma linha podem ser bem diferentes: todos os i7 são quad-core, todos os i3 são dual-core. Mas tem i5 quad-core e dual-core. Tem i3 que tem clock tão alto que é mais rápido que alguns i5 da mesma geração (e consomem bem mais energia).

Apenas complementando, a linha i7 também tem modelos six core  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2016, 20:22:05
A demanda dita o fluxo da evolução.
Hoje, o grande hype do momento são jogos, e falando sobre jogos o que mais necessita eh de processamento gráfico. Com isso, você já tem uma explicação porque as placas de vídeos estão sofrendo grandes avanços enquanto processadores por exemplo sofrem evoluções mínimas.
Cada tipo de operação realizada em um computador exige determinado hardware em destaque.
Jogos = Placa de Video e Cálculos = Processador, por exemplo. Um item chave é a memoria RAM, sempre necessária.

O que eu sinto do mercado é que passou aquele Boom da era digital, então é normal dar uma estagnada, porem sempre teremos novos Steve Jobs para nos trazer algo totalmente novo e mudar tudo novamente. Uma coisa que esta começando a crescer hoje em dia é a realidade virtual, acredito que num futuro próximo sera a grande onde do momento.

O que o colega falou sobre as pessoas não comprarem mais desktop é correto, a vasta maioria dos consumidores preferem hoje ter um equipamento portátil, seja um tablet, um ultrabook ou ate mesmo somente o celular. Porem ainda temos toda a classe de trabalhadores/empresas onde não é possível adotar um sistema mobile, e com isso temos mercado para desktops, Imac etc..

Boa discussão nesse topico, curti.  :D
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2016, 17:37:25
 No mundo real para fotografia, que acredito ser o caso da maioria aqui. Quem trabalha, ou seja, ganha dinheiro com fotografia deveria saber a importância de um monitor que permite calibração, isso muito antes de qualquer especificação de hardware. Existe sim portáteis com bons monitores. O problema são aqueles projetos que vc tem que passar vários dias separando e editando imagens, num portátil é uma tortura.

 Hardware mesmo estamos muito bem servidos. O problema é quando existem empresas que praticamente monopolizam e fazem softwares extremamente mal otimizados como o Adobe Premiere.