Autor Tópico: Comportamento dos Brasileiros nas Olimpíadas  (Lida 9711 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #60 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:58:54
Voltando ao nosso amigo francês, Renaud Lavillenie, na sua coletiva, mencionando que não tem amizade e há mais de um ano mal cumprimenta o brasileiro - aliás, não cumprimentou depois da prova: "Desde um ano não falamos muito. Não tenho problema com ele. Ele é um bom cara. Eu não vi ele tanto desde aquele tempo. Acho que não tem muito a ser dito. Eu não estou aqui pra fazer amigos, estou aqui pra fazer meu melhor."
Não cumprimentar um colega de trabalho? Esse é o "espírito olímpico", o fair play que ele queria ver nas arquibancadas?
Ô, Levillenie, vai tomar banho vai!
http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/16/rivalidade-entre-thiago-e-frances-vai-alem-da-final-ele-nao-fala-comigo.htm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 16 de Agosto de 2016, 22:01:34
Esse cara está de mimimi porque perdeu, ele também não falou com o americano que aliás foi bastante simpático com todos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 16 de Agosto de 2016, 23:12:58
Minha argumentação se resume na seguinte analogia:

Um sujeito convida um amigo para almoçar em sua casa e na presenta deste o cara é grosseiro e agride os filhos e a mulher, a casa está em péssimas condições de higiene e segurança, é servido com uma comida de procedência duvidosa e depois que amigo vai embora ele fica preocupado em na próxima vez organizar de forma melhor a distribuição dos talheres na mesa.

Faz sentido pra você esse tipo de preocupação da analogia? Porque pra mim não faz.

Permita-me discordar, pois voce esta igualando vaiar outros desportistas em uma competicao com algo superfulo e sem importancia como a posicao dos talheres na mesa de jantar. Ta de brincanagem, ne?

Na sua analogia, as vaias seriam equivalentes ao anfitriao xingar o convidado durante o jantar. Substitui isso na sua analogia, por favor.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, 23:13:29 por Bucephalus »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 16 de Agosto de 2016, 23:16:21
Voltando ao nosso amigo francês, Renaud Lavillenie, na sua coletiva, mencionando que não tem amizade e há mais de um ano mal cumprimenta o brasileiro - aliás, não cumprimentou depois da prova: "Desde um ano não falamos muito. Não tenho problema com ele. Ele é um bom cara. Eu não vi ele tanto desde aquele tempo. Acho que não tem muito a ser dito. Eu não estou aqui pra fazer amigos, estou aqui pra fazer meu melhor."
Não cumprimentar um colega de trabalho? Esse é o "espírito olímpico", o fair play que ele queria ver nas arquibancadas?
Ô, Levillenie, vai tomar banho vai!
http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/16/rivalidade-entre-thiago-e-frances-vai-alem-da-final-ele-nao-fala-comigo.htm

Mas voce ainda nao percebeu que continua insistindo na logica do "dois errados fazem um certo"?

Ate onde eu sei o atleta frances nao vaiou ou xingou o atleta brasileiro. Ele disse que nao tem nada contra o cara, mas que tambem nao quer ficar dando tapinha nas costas dele como se fossem amigos. Isso nao eh desrespeito.

Ate onde pude ver voce quer usar isso como motivo pra justificar o comportamento do publico.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 17 de Agosto de 2016, 03:22:21
Mano... vaiaram o Frances quando ele subiu no podio pra receber a medalha de prata. Vaias durante a cerimonia de medalhas no podio!!  :shock: :shock: :shock:

Citar
Nesta terça-feira, durante as provas e cerimonias de premiação, os torcedores presentes no estádio escutaram diversas vezes um áudio pedindo respeito a todos os atletas. Mas na solenidade de pódio em que Thiago e Lavillenie se reencontraram, o francês foi novamente vaiado. E enquanto o hino do Brasil tocava, foi possível vê-lo chorando.
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/apos-vaias-no-podio-renaud-lavillenie-lamenta-sentimento-de-humilhacao.html



Citar
Rio 2016 e COI condenam vaias da torcida a francês em final no atletismo

O diretor de comunicação do Rio 2016, Mario Andrada, condenou a atitude da torcida e afirmou que o comitê intensificará o trabalho em redes sociais para tentar sensibilizar o público:

- Não concordamos que vaiar é uma atitude correta, mesmo que esteja em uma competição um a um com um brasileiro podendo ser campeão. Pretendemos identificar o diálogo através das redes sociais para garantir que nos comportemos como fãs de esporte, de maneira apropriada, e não percamos a paixão pelo esporte. Estamos prestando muita atenção ao fato de que vaiar não é apropriado em uma competição olímpica - disse.

O porta-voz do COI, Mark Adams, disse que a paixão tem de ser melhor direcionada:

- Amamos a atmosfera. Acho que todos gostaram. A única coisa que podemos perguntar é se essa paixão está sendo bem direcionada. Muitas pessoas estão adorando os Jogos, e espero que canalizem essa paixão de uma forma positiva.

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/rio-2016-e-coi-condenam-vaias-da-torcida-frances-em-final-no-atletismo.html


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #65 Online: 17 de Agosto de 2016, 04:27:17
Mas que papo sem nocao esta rolando aqui.

Falta de educacao eh falta de educacao e acabou. Nao importa se o outro faz, nao importa se eh pq o outro eh a vitima do desresprito. Nao importa se na sua casa eh normal. Eh falta de educacao e ponto final. Eh melhor assumir logo que gosta da zueira do que ficar tentando dar justificativaz sem sentido.

Tao comparando olimpiadas com campeonato nacional e regional.
Tao comparando torcida com a acao de um militar israelense na palestina.
Tao comparando torcida com experiencia de 2 meses em outro pais.
Tao comparando vaias ao competidor olimpico estrangeiro, com vaias a um rival historico.

A questao da comparacao que o Frances fez a torcida nazista nao eh exageiro, pq assim como a torcida Nazista, o olimpico foi recebido com vaias meramente nao ser Brasileiro (Como os naziastas vaiaram o olimpico por nao ser "ariano"). Eh diferente de vaiar um atleta por ter sido mal carater na competicao ou um time regional ou nacional por ser seu adversario historicos numero 1.


Mas eh so as olimpiadas acabarem que os Br voltam a reclamar da falta de educacao dos funkeiros nos onibus e nas ruas com seus autofalantes no volume maximo. 8-)
Entao a classe media brasileira, fica de mimimi so pq quer estudar, dormir, etc... Se estivessem na favela curtindo um churrascao nao estariam reclamando. 8-)
Mas querem impor a sua cultura de respeitar o ouvido dos outros e fazer silencio a noite.  8-)


Se vcs curtem a zueira que leva a falta de educacao, assuma a falta de desconsideracao que tem pelos demais em pro a satisfacao momentanea propria, e parem com desculpas esfarrapadas.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #66 Online: 17 de Agosto de 2016, 05:58:41
Croix, amigão, não estou entendendo.

Se for em campeonato regional pode vaiar, em olimpíada, não.
Se eu achar que o atleta foi mau caráter, pode; se eu achar ele boa praça, não.
Se for meu rival histórico, tá liberado o xingamento; se for um zé qualquer, não.
Se for no saibro sagrado de Rolland Garros, pode; se for no Engenho de Dentro, não.
Vamos resumir: se for em qualquer outro lugar ou em qualquer circunstância, tá beleza; se for no Pindorama, é uma vergonha e me ajuda a reforçar o complexo de vira lata.

Bucephalus,
Não é questão de "dois errados fazem um certo", mas de que apontar só um errado, só um "sem cultura" por um comportamento de massa, muitas vezes aprendido com o "educado e civilizado", é ser parcial e injusto.
Tampouco, as vaias e apupos em competições internacionais são caso excepcional. Viu mesmo o video de Rolland Garros? Torneio ultra "tradicional e elegante", com vaia, gritaria e ofensa em várias ocasiões e a diversos atletas?
Viu o Nadal vaiado na Austrália e Miami por problemas de saúde??
http://www.smh.com.au/sport/tennis/booing-nadal-why-tennis-exposes-the-idiot-in-every-crowd-20140126-31hk5.html
O que me incomoda é esse procedimento de espezinhar o país (o nosso, ou qualquer outro; ou qualquer região, ou qualquer classe) por defeitos que são do ser humano, como as viagens do comportamento de uma massa (e vaia, aqui, não é nada perto do que as massas fazem em eventos).
Aqui reportagem do Los Angeles Times criticando os torcedores argentinos em jogo de tênis da olimpíada e dizendo que o modo de torcer deles, entre os pontos, "não pegou bem com os brasileiros". Ha ha ha.. mais choro e bobagem... Brasileiros, aliás, que não vaiaram Nadal, nem no confronto com Bellucci.
http://www.latimes.com/sports/olympics/la-sp-oly-rio-2016-rio-olympics-fans-turn-rafael-1471112857-htmlstory.html

Reforçando o título da reportagem Australiana: Exposes the idiot in every crowd

Sobre essa explicação de que o que se vê aqui é "torcida de futebol", acho, ACHO uma percepção rasteira (fácil e inexata). Torcida de futebol não tá nem aí para olimpíada. Aliás, está doida que a olimpíada acabe para voltar a ter oito páginas do caderno de esportes para o "coringão", os debates esportivos bestas e seus jogos dominando o cenário.
A torcida que se vê nas arquibancadas, crianças, senhoras, gente branca, em geral, está muito longe de passar perto de campos de futebol.
Querem saber quem é torcida de futebol? É meu irmão mais novo que, enquanto toda a família está na sala assistindo olimpíada, está no quarto dele vibrando com Cuiabá e Fortaleza, sem ser torcedor de nenhum, mas porque o resultado importa para o nosso glorioso Clube do Remo, o clube com maior torcida do mundo, conseguir sair do inferno da série C. Isso é torcedor de futebol.

« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 06:21:02 por fernandomaues »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #67 Online: 17 de Agosto de 2016, 06:23:56
Não é que isso seja a verdade ou o certo, não, mas vê como há posturas e opiniões para todos os gostos e como dizer "mal educado é mal educado e acabou" é reduzir o debate a um conceito parcial do que é "educação".

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/17/eliminada-walsh-ignora-torcida-contra-e-elogia-so-senti-boas-energias.htm
"A torcida foi ótima, estavam torcendo por um grande jogo de vôlei. Não acho que tenham sido desrespeitosos, só senti boas energias. Não fiquei nervosa, não me afetou, achei que os brasileiros foram uma bela torcida apoiando o time deles", disse Walsh, que perdeu seu primeiro jogo na história das Olimpíadas após 26 vitórias.

A parceira da tricampeã, April Ross, também exaltou a torcida do Brasil. "Acho que nos Estados Unidos aconteceria a mesma coisa, mas a nosso favor. Então acho que a torcida fez o papel dela. Não nos afetou", resumiu.

Apesar dos elogios, a Walsh admitiu que nunca havia enfrentado tanta torcida contrária. Mas preferiu atribuir a derrota exclusivamente ao ótimo desempenho de Ágatha e Bárbara, que fizeram 2 sets a 0, com parciais de 22/20 e 21/18."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #68 Online: 17 de Agosto de 2016, 06:41:50
Croix, amigão, não estou entendendo.

Se for em campeonato regional pode vaiar, em olimpíada, não.
Contexto.

Campeonato regional se traduz em times que todo o ano competem entre si e que todo time tem seu alvo rival. O conflito nao costuma ser somente entre times mas sim entre pessoas de diferentes regioes que procuram resolver suas diferencas no esporte. O time representa uma tradicao, regionalismo, identidade. E os jogos acontecem em diferentes cidades do pais ou regiao. Todo mundo eh de casa. Eh igual briga de irmaos dentro de casa.

Olimpiadas eh outro espirito. O espirito nao eh de "meu time e meu pais eh melhor e vai humilhar o seu", mas sim de uniao entre as nacoes, a celebracao do espirito competitivo, encontro de culturas e apreciacao do desempenho e performace da atividade esportiva. Nao eh para os povos resolverem suas diferencas regionais e culturais no campo.

Pior ainda eh o Brasil sendo o host do esporte e tratando a visita com menospreso quando deveria acolher os atletas e os apioar idependente da bandeira que vestem, pela tradicao olimpica. Vc convida alguem para comer na sua casa e trata com menospreso?

Nao eh questao de poder ou nao poder. Eh questao de educacao, consideracao, respeito, sapiencia. Poder pode, tanto eh que faz. Mas poder nao significa que deve.



Se eu achar que o atleta foi mau caráter, pode; se eu achar ele boa praça, não.
Sim, se vc quer mostrar a desaprovacao do atleta em tentar trapacear, em desrespeitar os seus competidores, etc, pode. Significa que o publico nao aceita imoralidade. Se o atleta eh gente boa nao ha motivo para rebaixar o cidadao, so pq ele veste outra bandeira. Em outras circunstancias ou ate mesmo nessa dependendo de como se ver as coisas, pode ser interpretado como facismo. Como fez o Frances vaiado so pq era um estrangeiro competindo contra um brasileiro.

Se for meu rival histórico, tá liberado o xingamento; se for um zé qualquer, não.
Nao eh questao de poder ou nao poder. Eh questao de que nao eh pq em uma situacao se faz que seja aceitavel em outra. Eh questao de contexto. Nao eh pq tem um filha da puta com o som alto na minha janela que significa que eu possa usar isso como desculpa para fazer o mesmo na janela do outro.

Briga entre rivais que representam um publico que querem resolver suas diferencas no campo eh o que vai acontecer. Poder pode, tanto eh que fazem. Mas nao deveria.

E principalmente, os torcedores brasileiros nao vaiam os atletas pq nos EUA os torcedores vaiam seus time regionais. Mas o fazem pq sao mal educados e traze esses exemplos sem contexto e logica para nao assumirem suas desconsideracao. Eh igual alguem reclamar do barulho que vc faz e vc falar que no Japao tem alguem fazendo igual.

Se for no saibro sagrado de Rolland Garros, pode; se for no Engenho de Dentro, não.
Quando o esporte exige concentracao, silencio e faz parte da etica do jogo obviamente nao. Quando a torcida esta dando suporte ao seu time no Engenho de Dentro obviamente pode. Nao tem como ser mais logico.

Vamos resumir: se for em qualquer outro lugar ou em qualquer circunstância, tá beleza; se for no Pindorama, é uma vergonha e me ajuda a reforçar o complexo de vira lata.

Se vc ler o que escrevi vc entendera. Se nao, vc pode aplicar as conclusoes sem sentido que melhor te convem.

Ninguem disse que em qualquer outro lugar do mundo seria aceitavel. A critica na midia acontece justamente pq nao se tem visto isso com tamanha frequencia nas olimpiadas nos demais paises. Mas sim, em diferentes contextos eh mais compreensivel que ocorra, como campionatos regionais fazendo disputas pessoais.

Nao ha dificuldade em entender nada disso. Simples e basico.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #69 Online: 17 de Agosto de 2016, 07:52:29
E se a gente sair do fla-flu e tentar entender porque isso acontece? Acho que a discussão poderia ir para um caminho mais interessante.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #70 Online: 17 de Agosto de 2016, 07:56:16
Permita-me discordar, pois voce esta igualando vaiar outros desportistas em uma competicao com algo superfulo e sem importancia como a posicao dos talheres na mesa de jantar. Ta de brincanagem, ne?

Na sua analogia, as vaias seriam equivalentes ao anfitriao xingar o convidado durante o jantar. Substitui isso na sua analogia, por favor.

Meu caro, ainda com a reformulação sugerida a essência da questão não se altera. Continuo não vendo sentido em uma possível grosseria do anfitrião (possível, pois há vários competidores que não estão reclamando e como Fernando mostrou, esse comportamento não é tão tópico do Brasil) sequer ser lembrada quando o contexto é tão mais sério.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #71 Online: 17 de Agosto de 2016, 08:15:42
Percebo que o tópico reacendeu com a provocação do tal complexo de vira-latas e ainda não consegui dissociar isso de boa parte dos argumentos. Fernando foi muito sensato em suas postagens, em especial nesse trecho:

Citar
O que me incomoda é esse procedimento de espezinhar o país (o nosso, ou qualquer outro; ou qualquer região, ou qualquer classe) por defeitos que são do ser humano, como as viagens do comportamento de uma massa (e vaia, aqui, não é nada perto do que as massas fazem em eventos).

Quer medir a edução das pessoas por aqui vá dá uma volta de carro ou caminhar na rua. Vai se deparar com inúmeros motoristas te cortando ou desrespeitando a faixa de pedestre, também vai se deparar com uma pessoa te dando um sorriso e um legalzinho muito cortes quando você para na faixa ou outro motorista dando sinais de luz para alertá-lo de algum perigo.

Já tive que trocar pneu de madrugada numa rodovia no meio do nada e apareceram dois sujeitos de moto para... ajudar.

Tem situação de todo gosto aqui e no resto do mundo. A questão é que muitos simplesmente se apegam ao negativo por essa mania de auto desprezo. Seja o mimimi dos que sofrem de complexo de vira-latas ou a zueira dos Hue Hue Br.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #72 Online: 17 de Agosto de 2016, 09:48:55
É sério mesmo que tem gente que acha normal vaiar e xingar rivais nas Olimpíadas?  :doh:
E como o Márcio explicou, fica mais feio ainda sendo o anfitrião da festa.

Pior: os atletas brasileiros que não conseguiram medalhas, tornaram-se vítimas dos próprios torcedores. É só ir lá nos perfis da Joana Maranhão, Fabiana Murer, Thiago Pereira, Bernardinho, etc...
 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #73 Online: 17 de Agosto de 2016, 10:09:32
Isso reflete a educação de cada um. Não há o que dizer.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #74 Online: 17 de Agosto de 2016, 10:50:34
Claro que não é normal insultar ninguém. Acho que ninguém defendeu isso aqui. As vaias também podem ser coisas normais das competições, e obviamente não são cabidas em casos de hino ou lesão de atletas. Novamente, ninguém pregou isso aqui.

Só vejo dois ponto relevantes nos contra-argumentos ao tópico: não ser cabida a generalização ou rótulo ao brasileiro; e que essa questão é uma picuinha em alguns dos casos citados.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367