Autor Tópico: Andando para trás?  (Lida 11652 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #45 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:29:58
BFP

Li sua mensagem novamente. Eu sei que lendo um fórum misturamos opiniões de várias pessoas e no final terminamos atribuindo as opiniões de uns a outros.

Mas eu nunca disse que uma câmera digital dura dois anos. O que acontece é que as cãmeras, dependendo do seu tipo, esgotam para nós as possibilidades, e aí desejamos outra. Mas no caso das DSLRs é diferente. No caso das DSLRs o tipo de fotografia não muda entre uma cãmera de três anos atrás e uma atual.

Qual o tipo de fotografia que uma DSLR propicia? Pois bem, fotos em que a ótica seja importante, em que o DOF seletivo seja importante, em que as qualidades da ótica transpareçam. Mas mude o corpo e colloque lentes do mesmo comprimento focal e sua foto será para todos os efeitos igual.

O mesmo se dá em uma câmera de filme. Uma Pentax Soptmatic fotografa tão bem quanto uma câmera comprada hoje nova na loja. E fotografa igual (na verdade melhor porque as lentes para a Spotmatic são ótimas).
Outro exemplo. Eu tenho uma Kiev 4 rangefinder. Ela é uma Contax III fabricada na Rússia com os planos cedidos pelos alemães e o maquinário idem etc. Ela é virtualmente idêntica a uma Contax. A lente que uso nela é uma Jupiter-9 que é oticamente uma Sonar 50mm. Pois bem, esse conjunto é completamente equivalente ao usado pelo... Robert Capa. Digo mais, há até vantagens, pois ele cobriu a Guerra Civil Espanhola sem coating na lente e a minha tem. Mas nem por isso eu fotografo nem parecido com ele!

O que faz a fotografia, acima de certo nível de equipamento, é claro, mas nível esse bastante básico, é a educação do fotógrafo. Isso não tem para vender na prateleira. Isso é conquistado pensando, pensando muito, comparando, experimentando.

Dizendo francamente, no seu caso suas fotos com a D80 serão exatamente taõ boas ou tão ruins quanto as feitas com a 300D. Se você fotografa bem com a 300D, fotografará com a D80. Se não sabe fotografar, continuará sem saber. Se pegar as duas câmeras, fizer fotos com elas e ampliar várias fotos em 20X30 ou 25X38, ninguém será capaz de dizer quais saíram da 300D e quais da D80.

Você pode ter lido um monte de opiniões aqui sobre troca de câmeras, evolução de câmeras, etc. Mas não leu nada escrito por mim. Toda a minha concentração é em educar-me. Então não vejo sentido algum no dito por você em:
Citar
ler seu topico foi um "banho de agua fria" pra quem tinha vc como referencial
Ou você está usando o referencial errado, ou está me atribuindo um papel errado, que é ser referencial para qualquer pessoa, coisa que NÃO ncluo entre meus objetivos.

Ivan
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 17:33:03 por Ivan de Almeida »


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #46 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:09:35
Citar
Alvaro;
Observe a narrativa como é encolvente:

Fonte: creativepro.com -review da cãmera


Grato pelo exemplo, Ivan.

Tava lendo o review citado, e esse trecho foi de esborrachar de rir:

"(And yes, I agree, "The Point-And-Shoot Experience" is a great name for a band. Maybe a gangsta rap/Jimi Hendrix/Cartier-Bresson tribute band of some kind.)"

[]s
Alvaro
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:22:50
É... do Hendrix tem o Experience... (sou louco pelo Hendrix).

Mas acou como a cena é descrita? Voc~e tem o primeiro plano e tem toda a cena para examinar e percorrer, e ao fazer isso é parecido com lá estar, pois acompanha a cena com os olhos.

Essa foto eu gostei demais. Não é uma linda foto, é uma fantástica descrição espacial.


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #48 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:50:04
Saquei sim, há a tridimensionalidade, é bem percepctivel a diferença de profundidade entre os diferentes planos.

E gostei da proporção. Enquanto a largura permitiu abranger bem o cenário horizontalmente, na altura não me pareceu apertado. E é um interior :-)

Tenho uma foto 3:2 que gosto muito que também transmite essa sensação de estar presente:



Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #49 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:59:19
Muito bacanas essas fotos compridas!

Você tem que desdobrá-las com o olhar, coisa que não acontece com outros formatos mais próximos do quadrado.

Valeu pelo exemplo vertical, Ivan! Nele se confirma a mesma coisa.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #50 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:32:45
Gostei da foto, Alvaro. tem isso de nos fazer partilhar do ambiente. Gostei mesmo. Parabéns. Parece simples, mas não tem nada de simples -risos (aliás, como quase tudo o que parece simples)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:33:40
Lindo equipamento...excelente escolha.

O problema é ter que ficar esperando a chegada do brinquedo....como é dureza morar por aqui.

No meu caso que tenho uma prossumer Kodak P880 com tamanho bem próximo ao de uma DSLR (com RAW, 3:2, 6x, etc, etc) e uma Fuji F30, eu praticamente não utilizo mais a Kodak, pois a praticidade de uma compacta e principalmente as maiores possibilidades de conseguir "furos jornalísticos" praticamente aposentou a cam maior...

Aos proprietários de DSLR que compram uma compacta precisam ter ciência, que a qualidade será reduzida, não tenham a menor dúvida....mas se abrirá um novo mundo de possibilidades, pois através da discrição do equipamento, as pessoas ficam mais descontraídas, ou muitas vezes nem percebem a presença de uma máquina fotográfica, conseguindo com isso pérolas, que provavelmente não conseguiríamos com equipamento maior....

Parabéns....por andar pra frente. :clap:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #52 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:34:49
Citar
Muito bacanas essas fotos compridas!

Você tem que desdobrá-las com o olhar, coisa que não acontece com outros formatos mais próximos do quadrado.

Valeu pelo exemplo vertical, Ivan! Nele se confirma a mesma coisa.

Abraços!

 -- thiago
Thiago

Esse exemplo vertical é até maldade -risos. Muito legal a descrição do espaço, há dois pólos claros, o superior, onde se advinh alguém sentado na poltrona e o chão onde está a mulher. São quase duas fotos, e vamos de uma para a outra. Só de ver esse exemplo eu aprendi alguma coisa.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #53 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:41:32
Citar
Parabéns....por andar pra frente.

Pois é. O título do tópico é uma brincadeira, é claro que vejo como avanço -risos.

Grande abraço
Ivan


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #54 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:55:30
O problema que o Ivan relatou sobre o firmware das câmeras é real. Às vezes, uma câmera não tem um certo recurso simplesmente para atingir um determinado mercado e não porque exista alguma limitação técnica quanto a isso.

Mirror lockup, por exemplo, é um recurso que qualquer DSLR pode ter, QUALQUER. No entanto, aquelas que não foram projetadas pra isso eventualmente podem gastar um pouco mais de bateria, mas se uma câmera é capaz de levantar o espelho por um tempo determinado no momento da exposição, ela pode muito bem fazer isso ANTES da exposição, basta que o software dela seja programado para isso.

Hoje em dia temos inúmeros exemplos de recursos que poderiam existir praticamente em qualquer câmera, como gravação em modo RAW, ajustes finos do tratamento de ruído, ajustes de abertura e exposição, ISO infinito (até torrar o sensor, por exemplo :P) e por aí vai.

Precisamos de hackers que desvendem o código proprietário dessas câmeras e abram portas para que programadores do mundo inteiro permitam que nossas câmeras façam muito mais do que elas fazem atualmente. E elas podem fazer.  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #55 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:59:20
Aliás, uma fabricante lado B do mercado fotográfico poderia lançar uma câmera com firmware (software) livre.

Imagina que grande mercado ela iria conquistar?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:04:20
As CAMs Panasonic são máquinas muito competitivas ao meu ver....eles não entraram na fotografia digital pra ficar tomando surra....inclusive com uma linda DSLR.

Uma outra CAM legal deles é a TZ1 (http://www.dpreview.com/reviews/specs/Panasonic/panasonic_dmctz1.asp), pena que não tem RAW.

Eu só acho que eles deveriam trocar o fornecedor de Sensor......eu acho que mesmo em RAW, acima de ISO400 poucas devem ser aproveitadas.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #57 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:16:13
Tem várias questões aí...

Eu já tive duas câmeras tidas como ruidosas. A s5000 e a s7000 Fuji. Vivi muito bem com elas.

Tenho visto fotos na rede, e vejo fotos insuportavelmente ruidosas e outras supreendentemente boas (claro, com um ruidinho até legal). Isso indica ser correta minha impressão a respeito da exposição ser a chave da coisa.
 


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #58 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:52:47
Ivan faz umas ampliações 20x35 pra ver se sai algum ruído, no papel é muito difícil aparecer ruído, só quando já é muito mesmo.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 20:53:01 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


BFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://
Resposta #59 Online: 08 de Dezembro de 2006, 05:35:44
Ivan, vc nao precisa ficar chateado, calma rapaz! So escrevi algo sendo sincero sobre o pensava de vc!
Quanto a ter duas cameras, a 300D foi um presente e que esta la encostada, talvez de pro meu afilhado quando este vier por aqui, nem uso a camera, uso a que desejei comprar D80, nao importa se as duas ao final serao iguais, tb tenho meus valores e referencias fotograficos e nem preciso de conhecimentos tecnicos profundos, alias, troquei a faculdade de Engenharia por Jornalismo por nao ter mais saco p isso, prefiro o subjetivo e isso tb passa por minhas fotos, pra vc ter uma ideia, poderia ser fotojornalista e nem sou e nem quero ser! Fotografia pra mim e um hobby, assim como tocar meu violao e quando eu virar um tecnico eu paro!
Agora, o que falei sobre vc ser referencial e que, quando se entra num forum e se destaca, querendo ou nao, a pessoa se torna um referencial e nesse ponto passa a ser formador de opiniao, queria ou nao e o seu caso e de outros aqui!
Apenas tentei ser sincero sobre o que penso desse seu topico, afinal vc mesmo abriu o topico com uma pergunta: 'Andando para tras?", isso nao e uma afirmativa, nao e mesmo? Mas, pra sua felicidade, todos foram unanimes em concordar com vc, otimo! Afinal, todos sabem que vc sabe da coisa com seus 30 e nao sei quantos anos de experiancia em fotografia, sei la!
So que, permita-me ver diferente, isso e proibido ou estou desrespeitando vc? Pra mim, mesmo nao tendo 38 anos em fotografia e sem os conhecimentos tecnicos mil que vc tem, entre comprar uma camera compacta, EU prefiro investir em lentes ou mudar minha camera e  isso e algo PESSOAL, se amanha lancarem uma D90 e eu tiver querendo a camera que problema ha nisso? Ate pq pra mim ha um porem, como moro fora, a qq momento indo ao Brasil eu consigo vender a D80 rapidinho e praticamente nao gastarei nada pra ter a nova camera, seria como trocar de carro sem ter perdas maiores, acaba sendo ate investimento, ehehe!
Enfim, acredite: eu nao tenho sua experiencia e nem me interessa ter, eu nao quero ficar tecnico em fotografia(nao estou afirmando que vc esteja, so estou dizendo que eu nao quero ficar), quero sim, curtir fotografia, como curto com enorme prazer, acertando, levando o trambolho todo com bolsa, lentes, tripe, flash, isso pra mim e PRAZER que nao perdi e nem quero perder!
Enfim, pra quem ta fora do "meio" daqui do forum,  percebo um certo paradoxo nessa repentina "apologia" a cameras compactas em relacao a tantos posts seus! Nesse ponto isso e frustrante pra mim que tinha vc como um referencial dentro desse grupo, tb so fui verdadeiro ao te afirmar isso, nao tome como agressao e nem como responsabilidade, o Leo e outros me passam isso tb com posts nivelando por cima!
Desculpe-me se escrevi algo e vc nao entendeu ou nao fui muito claro, ate pq quando escrevemos posts pensamos uma coisa e na hora pode sair outra, saiba que estou aqui pra retirar duvidas que tenho e retiro muito mais aqui do que no curso de fotografia que faco, entro aqui pra aprender algo e nao discutir com quem nem conheco e principalmente sobre suas aquisicoes, nao e mesmo?
Ja que nao se pode discordar de vc, entao vou concordar meu amigo: como todos foram unanimes em afirmar vc fez uma otima escolha, parabens e vc sabe o que faz, portanto boa sorte!
Vida que segue e paramos por aqui, beleza! :thmbup:
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 06:02:17 por BFP »