Autor Tópico: Canon 5D IV  (Lida 23468 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2016, 10:01:40
Ok, então vamos por aqui, para embalar vamos lembrar o que se comentava nos últimos posts:

O colega "guizaunzin" comentou os primeiros relatos do bom desempenho do ISO da Mark IV neste link:

"Canon EOS 5D Mark IV high ISO performance better than Nikon D810 and Sony a7R II"
http://www.canonwatch.com/canon-eos-5d-mark-iv-high-iso-performance-better-nikon-d810-sony-a7r-ii/


Em seguida o colega "vangelismm" postou um vídeo com link para baixar arquivos RAWs da câmera

https://youtu.be/tAuz9B6YeiA

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2016, 10:06:01
E depois de diversos outros comentários dos colegas, eu postei que gostaria de ver o desempenho do DR desta Canon nos ISO baixos, onde ela tinha uma desvantagem em relação à Sony/Nikon, uma vez que nos altos ISOs a coisa já era meio parecida:















Conhecimento importa mais que equipamento.


afonsoclj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2016, 14:48:48
A câmera veio com recursos de modelos que eu já tive, tais como Wi-fi/GPS da 6D, touchscreen da t4i e que eram de grande valia. Os 22MP da 5D3 me atendem muito bem, exceto para passarinhar, mas esses 30MP fazem com que a câmera tenha 11,7 MP na área APS-C, que são suficientes para uma passarinhada ocasional. Eu comecei com uma T3 com 12MP e era o suficiente.. Minhas únicas decepções são a respeito do Buffer e cartões. Já era hora de adotar CFast e dar um fôlego maior para a câmera na hora de fotografar ação! Os modelos mais recentes têm se mostrado competentes em gama dinâmica, portanto já não é mais um temor.
Já estou juntando os trocados para o upgrade  :D
5D3 + Santa Trindade 2.8 II


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2016, 19:48:31
Com alguns RAW a disposição para análise, decidi baixar eles e analisar apesar de não poder considerar uma análise 100% eficiente como seria comprar a câmera e sair para fotografar. Editei as imagens do jeito que eu quis e acho que algumas fotos tinham ruido demais como a de iso 102.400 acrescentei um tratamento máximo de luminância e ainda tinha ruido, a de ISO 5000 acho que foi problema de técnica, mas mesmo assim a imagem ainda tem nitidez enquanto a fotografia onde foi usado o ISO 12800 estava perfeita e um leve tratamento de ruido já era o suficiente. Quem investir na Canon EOS 5D MK iv na minha opinião estará fazendo um bom negócio.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2016, 22:50:19
Pergunta fundamental: quem vai precisar dessa câmera (p@nh#ta) nova pra fazer fotografia?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2016, 00:21:41
Pergunta fundamental: quem vai precisar dessa câmera (p@nh#ta) nova pra fazer fotografia?
Um monte de gente:

O cara já esta com a velhinha miando e precisa comprar uma câmera nova
O cara trabalha com fine-art, moda, publicidade, eventos e quer mais DR* & resolução
O cara que precisa de mais resolução para fotos de natureza, retratos, paisagem, foto de produtos e ampliações
O cara que precisa de wi-fi
O cara que precisa de uma solução barata para vídeo 4K, e que ainda tenha menor ruído e assistência de foco eletrônico muito melhor que as anteriores.
O cara que tem dinheiro sobrando, gosta de câmeras e quer ficar na ultima novidade do mercado


E mais um monte de motivos... estou certo que que muita gente vai comprar...

(*) Se bem que esse papo de DR ainda quero ver na pratica como será...
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 00:25:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2016, 08:34:04
Um monte de gente:

O cara já esta com a velhinha miando e precisa comprar uma câmera nova
O cara trabalha com fine-art, moda, publicidade, eventos e quer mais DR* & resolução
O cara que precisa de mais resolução para fotos de natureza, retratos, paisagem, foto de produtos e ampliações
O cara que precisa de wi-fi
O cara que precisa de uma solução barata para vídeo 4K, e que ainda tenha menor ruído e assistência de foco eletrônico muito melhor que as anteriores.
O cara que tem dinheiro sobrando, gosta de câmeras e quer ficar na ultima novidade do mercado


E mais um monte de motivos... estou certo que que muita gente vai comprar...

(*) Se bem que esse papo de DR ainda quero ver na pratica como será...

Pagar 2 x mais que a concorrência para os mesmos 4k a 30fps? Resolução e DR que só agora "pode ser" que chegou na concorrência? Wifi que um cartão EzShare/Eyefi/Trancend/etc faz melhor?

Para vídeo a 5D praticamente caiu em desuso, tanto para vgloguers como para clíps, comerciais e pequenas produções.
Quem compra Canon é pelo motivo de sempre, set de lentes que já tenha, ou que deseja que só a Canon pode atender. Nisso ela é imbatível e eu mesmo esta semana tive que comprar uma lente Canon para um trabalho que só achei para ela.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 08:36:25 por NATTIS »


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2016, 09:16:55
 Filmadora e máquina fotográfica que filma são coisas diferentes e não vamos exigir que a 5D tenha qualidade de filmadora e se eu fosse migrar pra familia 5D seria pra foto e estaria buscando mais ISO e menos ruido, boa velocidade de sincronismo do flash, boa ergonomia e pelo que vi nos RAW a 5D Mark iV cumpre bem este papel e como eu compro muita coisa usada troco uma vez por ano de corpo.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2016, 10:19:20
Filmadora e máquina fotográfica que filma são coisas diferentes e não vamos exigir que a 5D tenha qualidade de filmadora e se eu fosse migrar pra familia 5D seria pra foto e estaria buscando mais ISO e menos ruido, boa velocidade de sincronismo do flash, boa ergonomia e pelo que vi nos RAW a 5D Mark iV cumpre bem este papel e como eu compro muita coisa usada troco uma vez por ano de corpo.

O que aconteceu em meados de 2012 para cá foram as câmeras de fotografia vir com funções de filmagens superiores as câmeras de filmagens existentes no mercado, tanto que dominaram este mercado. O problema é que a Sony e a Panasonic evoluíram a passos largos na frente da Canon/Nikon. Se vc precisar hoje de filmagem a 1080P 30/60 e até 4K 30fps são o que existe de mais acessível de altíssima qualidade. Porem tem gente que ainda insiste em indicar Canon para filmagem, ela perdeu o mercado de filmagem e voltou ao que sempre foi, uma excelente câmera de fotografia.   


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2016, 11:05:07
Pagar 2 x mais que a concorrência para os mesmos 4k a 30fps? Resolução e DR que só agora "pode ser" que chegou na concorrência? Wifi que um cartão EzShare/Eyefi/Trancend/etc faz melhor?

Para vídeo a 5D praticamente caiu em desuso, tanto para vgloguers como para clíps, comerciais e pequenas produções.
Quem compra Canon é pelo motivo de sempre, set de lentes que já tenha, ou que deseja que só a Canon pode atender. Nisso ela é imbatível e eu mesmo esta semana tive que comprar uma lente Canon para um trabalho que só achei para ela.
óóoooiiii, essa galera que filma clips, pequenas produções e tal vai usar bastante, 4k com sistema de foco que facilita muito e me parece show. Imagine nos casamentos... O preço realmente pega, mas se a qualidade do vídeo for boa mesmo (ruído, moiré, latitude, etc...), não tenho duvidas que o pessoal embarca sim.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 11:09:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2016, 23:20:04
O que aconteceu em meados de 2012 para cá foram as câmeras de fotografia vir com funções de filmagens superiores as câmeras de filmagens existentes no mercado, tanto que dominaram este mercado. O problema é que a Sony e a Panasonic evoluíram a passos largos na frente da Canon/Nikon. Se vc precisar hoje de filmagem a 1080P 30/60 e até 4K 30fps são o que existe de mais acessível de altíssima qualidade. Porem tem gente que ainda insiste em indicar Canon para filmagem, ela perdeu o mercado de filmagem e voltou ao que sempre foi, uma excelente câmera de fotografia.

Sony vai ser a eterna no cinema e video e a Panasonic eterna rival, pra foto a Canon nem chega aos pés de Olympus e Leica. Mas uma FullFrame digital Leica não pertence ao meu mundo a Canon ainda é mais próxima de mim.
Quanto a usar Canon pra video tem grandes empresas usando DSLR Canon pra produzir videos e até filmes
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2016, 01:07:33
Sony vai ser a eterna no cinema e video e a Panasonic eterna rival, pra foto a Canon nem chega aos pés de Olympus e Leica. Mas uma FullFrame digital Leica não pertence ao meu mundo a Canon ainda é mais próxima de mim.
Quanto a usar Canon pra video tem grandes empresas usando DSLR Canon pra produzir videos e até filmes

Isso é verdade. Ainda tem profissionais usando Canon para vídeos.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2016, 01:08:51
óóoooiiii, essa galera que filma clips, pequenas produções e tal vai usar bastante, 4k com sistema de foco que facilita muito e me parece show. Imagine nos casamentos... O preço realmente pega, mas se a qualidade do vídeo for boa mesmo (ruído, moiré, latitude, etc...), não tenho duvidas que o pessoal embarca sim.
Se a Canon conseguir entregar coisa melhor vai recuperar o mercado, mas vai ter que dar muitos saltos e ser melhor para justificar o preço. De qualquer forma por mais pessimista que eu seja torso para isso pq depender apenas de duas empresas para produtos de filmagens é complicado.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2016, 06:24:20
Sony vai ser a eterna no cinema e video e a Panasonic eterna rival, pra foto a Canon nem chega aos pés de Olympus e Leica. Mas uma FullFrame digital Leica não pertence ao meu mundo a Canon ainda é mais próxima de mim.
Quanto a usar Canon pra video tem grandes empresas usando DSLR Canon pra produzir videos e até filmes
em termos de imagens,a sony eh froids mesmo....a japonesada aqui curte muito(filmadoras)falando de TVs a sony e sharp sao top!!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2016, 12:52:33
Se a Canon conseguir entregar coisa melhor vai recuperar o mercado, mas vai ter que dar muitos saltos e ser melhor para justificar o preço. De qualquer forma por mais pessimista que eu seja torso para isso pq depender apenas de duas empresas para produtos de filmagens é complicado.
Pra quem trabalha profissionalmente com vídeo, assim como eu, é impensável gastar tremenda grana para sair por ai filmando com uma GH4 ou uma A6000, pior ainda comprar um sistema A7S, são câmeras frágeis/delicadas, além disso chega de gastança, não rola.

Um dos pontos frágeis de filmar as com DSLR era o sistema de foco, muito difícil de operar, principalmente em situações de ação, de movimento. Em cenas tranquilas paradas ou onde se pode fazer marcações, filmar com DSLR é campeão, mas, por exemplo, em eventos é bem difícil trabalhar com qualidade. É por isso que ainda mantenho aqui câmeras como HMC150 e NX5. A gente faz assim por aqui, vídeo institucional, algumas reportagens eventos e tal é DSLR na cabeça, mas em muitos eventos não da pra filmar com só com DSLR.

Tenho a impressão que finalmente a Canon vai responder com este novo modelo, que me parece apresentar soluções para entrar definitivamente no jogo, avançando e superando os pontos que eram fracos.

Por exemplo, esse crop de 1.74x para vídeo, vai colocar ela com o mesmo alcance de zoom óptico das filmadoras que citei ai em cima. O sistema de foco eletrônico com um toque no LCD facilita muito, junto com isso vem o tracking, o vídeo HDR e outras coisitas que, se for tudo isso mesmo, será genial.

Imagina poder reduzir toda a minha gama de equipamentos pela metade, poder vender as filmadoras que custaram uma fortuna (cerca de 15 contos cada uma na época)???


Pra mim é show!!!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2016, 12:53:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.