Autor Tópico: Lampadas de Led Dimirizavel ou florecente ou uma 3º opção?  (Lida 3429 vezes)

diuliano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 06 de Setembro de 2016, 10:00:35
Galera sou novo em fotografia, estava fazendo umas pesquisas e encontrei lampadas de Led Dimerizável, ou seja vc tem um dimmer que controla a potencia delas, no ML sai em media 60 reais cada lampada, e o dimmer que a controla 20 reais, custo interessante, para luz continua o led acho que não esquenta, branco frio, em soft-box e ou sombrinha, acho que ficaria bom. Mais apenas acho.

 Alguem já uso lampadas de led comum para luz continua. Alguém ja usou algo parecido? acha q a luz de led comum  ficaria boa?
Que lampada e27 continua indicam, o estúdio é para trabalhar com fotos publicitarias na área de moda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2016, 11:44:48
Precisa ver aquele índice de cor que a lampada consegue "reproduzir".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2016, 11:57:16
Precisa ver aquele índice de cor que a lampada consegue "reproduzir".

Também conhecido como CRI (Color Reproduction Index).

E tasque potência. Eu tava usando leds de 12W cada, e tava achando pouco.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2016, 15:54:06
Galera sou novo em fotografia, estava fazendo umas pesquisas e encontrei lampadas de Led Dimerizável, ou seja vc tem um dimmer que controla a potencia delas, no ML sai em media 60 reais cada lampada, e o dimmer que a controla 20 reais, custo interessante, para luz continua o led acho que não esquenta, branco frio, em soft-box e ou sombrinha, acho que ficaria bom. Mais apenas acho.

 Alguem já uso lampadas de led comum para luz continua. Alguém ja usou algo parecido? acha q a luz de led comum  ficaria boa?
Que lampada e27 continua indicam, o estúdio é para trabalhar com fotos publicitarias na área de moda.
Já usei alguns leds de rosca comum E27, um lixo, CRI menor que 78. Vai de lampadas fluorescentes FLC, são baratas. Vc não precisa de dimmer, no pior tenha de várias potencias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:26:10
Essas LEDs E27 andei pesquisando e algumas tem temperatura de cor por volta de 5k, mais especificamente a Osram fabrica umas que tem um IRC um por volta de 80 e temperatura bacana, inclusive to usando e testando algumas aqui na minha sala onde fica CPU de tratar fotografias, uso elas rebatidas no teto, consegui iluminar a sala aqui com um mix de lâmpadas obtendo algo muito próximo de 5k medidos com o XRITE.

Tenho montado tbm um set com LED E27 para fotos de produtos em uma mesa de still, neste caso são LEDs de 15w de uma marca que um dia achei na loja e depois nunca mais vi em lugar nenhum "Coal" temp 6,5k IRC nem vem escrito na caixa mas no difusor ficou aceitável para foto de produtos.

Testei várias outras marcas de lâmpadas, me recordo de algumas como FLC, Ourolux, Goldem, Tachibara, e duas ou três outras marcas chinesas desconhecidas, nenhuma delas prestou, uma merda mesmo.

Mas óh se vc vai tirar fotos de pessoas corpo inteiro tal, com difusor, a potencia de uma lâmpada dessas E27 é pequena, vai precisar de varias lâmpadas, além disso a questão do IRC neste caso é fundamental, principalmente porque tem a questão da pele da pessoa, acho que LED nenhum vai conseguir algo parecido com o tradicional flash.

Um teste que faço pra verificar se o LED presta (apesar do numerozinho que vem escrito na caixa da lâmpada) é com minha própria mão, chega na loja e acende o LED coloca perto da mão e olha para a cor da sua pele. Se ficar esverdeada, ou com aquele aspecto sem vida - esquisito - defunto já vai sabendo que vai ficar uma merda. Ou olha para a pele de alguém que esteja ao seu lado.

Essas lâmpadas estão chegando cada vez mais no BR e evoluindo, quem sabe um dia a gente encontre algo barato e bom para fotografia na prateleira do mercado.

Abs



Conhecimento importa mais que equipamento.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2016, 08:24:34
Essas dimerizáveis são boas para usar em tocha cuja modelagem seja E27.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2016, 08:47:19
Essas dimerizáveis são boas para usar em tocha cuja modelagem seja E27.
Minhas tochas são de rosca E27 e com regulagem de potencia, mas vc só usa basicamente em 100%, não da para usar uma lampada muito grande lá dentro.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2016, 08:52:24
Minhas tochas são de rosca E27 e com regulagem de potencia, mas vc só usa basicamente em 100%, não da para usar uma lampada muito grande lá dentro.
Depende!

Em estúdio,  mantendo ele pouco iluminado com uma fluorescente de 15w dá para usar tranquilo com leds de 12w (equiparam-se a 100w incandescentes).

Em externas, dependendo do modificador, nem com 250W. Tem umas tochas agora com Led de 20w.

Que tochas você tem? As minhas que usam E27 são Elinchrom, usam lâmpadas incandescentes de 100w.

Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2016, 11:31:54
Depende!

Em estúdio,  mantendo ele pouco iluminado com uma fluorescente de 15w dá para usar tranquilo com leds de 12w (equiparam-se a 100w incandescentes).

Em externas, dependendo do modificador, nem com 250W. Tem umas tochas agora com Led de 20w.

Que tochas você tem? As minhas que usam E27 são Elinchrom, usam lâmpadas incandescentes de 100w.

Enviado usando Tapatalk

Eu uso a luz do flash como referencia e não para tirar foto, na foto uso o flash mesmo, neste caso o led serve. Tenho algumas Godox linha GT e DE. Vieram com lampadas 200W halogenas que ao ligar as tochas aumentava 3 graus o estúdio e a conta de luz disparava maos de R$100. Troquei por led que algumas queimaram, estou agora com meio led e meio florescente esperando chegar os novos leds de 25W dimerizável. Se queimar novamente vai ficar tudo fluorescente mesmo.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2016, 13:29:52
É disso mesmo que estou falando, usar as luzes de modelagem como luzes de modelagem.

Eu hoje, com as Profoto ficarei (porque ainda não vendi) apenas com uma Elinchrom de 1.200W. Mas essa não é E27, eu ainda preciso ir atrás de um adaptador para usar uma Led dessas.

Não dá para deixar aceso e largar para lá,  e isso às vezes é muito chato, ter de ficar indo na tocha ligar e desligar a modelagem.

Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2016, 13:52:54
Fiquei confuso, o autor do tópico pretende usar o led como luz continua principal ou como luz de modelagem?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2016, 14:09:22
Ops! Desculpe aí,  desvirtuei o tópico.

Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2016, 14:13:43
Só ia dizer para esquecer CRI se for só modelagem rsrsrsr
Mas parece que estamos num daqueles tópicos que o autor nunca voltou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2016, 17:22:18
É disso mesmo que estou falando, usar as luzes de modelagem como luzes de modelagem.

Eu hoje, com as Profoto ficarei (porque ainda não vendi) apenas com uma Elinchrom de 1.200W. Mas essa não é E27, eu ainda preciso ir atrás de um adaptador para usar uma Led dessas.

Não dá para deixar aceso e largar para lá,  e isso às vezes é muito chato, ter de ficar indo na tocha ligar e desligar a modelagem.

Enviado usando Tapatalk

No meu caso são várias tochas ao mesmo tempo e sequer toco delas. Se eu não usar por uns 5 minutos a lampada apaga para economizar. Toda a configuração é via rádio que acompanha as todas, com um rádio controlo até 10 tochas. Apesar de chingling essas tochas são incríveis. O principal que comprei elas é justamente a rosca E27 para economizar na conta de luz e fazer testes com lampadas.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2016, 22:07:56
É, as Elinchrom que tive durante muito tempo têm o Skyport, dá para usar em tethering com um PC, ou direto no próprio rádio para isso, mas nunca usei, meu máximo são 4 tochas, monto o set de iluminação, exploro com várias poses, e como é coisa que não muda a cada foto dá para ir fazendo na mão mesmo, dá até tempo de "pensar um pouquinho" para mudar as poses, retocar uma maquiagem, um cabelo...


« Última modificação: 08 de Setembro de 2016, 22:08:34 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com