Autor Tópico: Tecido Chroma Key - Qual utilizar???  (Lida 27833 vezes)

lcmartinez.j

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Online: 12 de Setembro de 2016, 11:57:25
Pessoal,

Estou precisando adquirir um tecido de chroma key, porem estou preocupado com a durabilidade e qualidade.

As fotos serão feitas em um Studio improvisado e provavelmente o fotografado irá ficar em cima do tecido, aí entra minha dúvida. A pessoa fica com o sapato, tênis, sandália, salto, etc... e isso não detona o tecido?

Os que achei para venda são de poliéster 100%, como não conheço e nunca usei, fico na dúvida se vai aguentar.

Alguém que usa com frequência poderia dar umas dicas?

Abraço a todos
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

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spositom

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Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 17:49:57
Acompanhando.. :snack:


Lindsay

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Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2016, 19:41:29
Olá, vamos lá.

Porque fazer um fundo chroma key com tecido para pisar em cima??? Obviamente que o tecido vai estragar, vai enrolar e vai repuxar, tecido para pisar em cima não funciona bem, tem que ficar esticado, difícil ficar esticado com tecido.

Se vai pisar em cima, o melhor é um rolo de papel ou então pintura com tinta.

Rolo de papel, existem vários fabricantes, por exemplo:
Marca "BD" fundo infinito de papel 2,72 x 11,00m cor VeriGreen (cod 132)
Marca "Superior Backgrounds" fundo de papel 3,5 x 15,2 m (mais largo, extra wide) cor Chroma Green (cod 85)

Vc encontra esses rolos a venda em várias lojas no BR, por exemplo a Optson ta vendendo pelo ML procure por anúncio #772235507, R$ 390,00 o rolo. TEm tbm na Mako, na Atek, e em várias outras lojas Brasil afora.

Funciona assim, esses rolos são bem cumpridos, a gente vai pisando em cima e quando fica sujo corta um pedaço e joga fora, abre mais um pouco do rolo novamente. Cole algo na sola do sapato das pessoas para sujar o mínimo possível, por um tecido como TNT ou um pedaço de papel sulfite comum colado com fita dupla face, ou ainda exemplo fita crepe (mas cuidado porque ela pode ir enrolando e soltando cola).

Tinta:
A mais tradicional e melhor é a ROSCO Verde DIGICOMP GREEN 5705, mas vc pode improvisar com latex desses de piso, fosco, pode até mandar fazer a cor exata nestas empresas que misturam tintas pra pintar parede.

Coloca esses nomes ai no Google que vc encontra pra vender.

Vou continuar em outro post...
« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 20:05:44 por Lindsay »
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Lindsay

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Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2016, 20:00:23
O principio do Chroma Key é o seguinte: A cor mais uniforme possível para que o programa (computador) trabalhe com a menor margem de tons possível.

O tecido funciona bem na vertical atrás das pessoas porque é fácil de transportar, não amassa e quando estica fica bem lisinho, sem semi tons, perfeitamente liso. Esticar o tecido na vertical é fácil, basta um estrutura que consiga puxar as bordas de maneira uniforme, e fixar para mantê-lo esticado e pronto. Feito isto, agora basta iluminar de maneira uniforme e pronto. Uma dica, para comprar o tecido por metro na loja de tecidos o nome é popular é "Helanquinha", com sorte vc consegue encontrar "Helanquinha" na cor verde ou azul, parecido com a cor do Chroma Key. Uma vez esticado o fundo, ninguém mais vai mexer nele. Não pode ter vento no local, porque se tiver o tecido vai ficar chacoalhando (o rolo de papel tbm).

Mas se vc vai colocar o tecido no chão fica bem complicado para mantê-lo esticado, fica complicado tbm para fazer e manter a curva do fundo infinito, daria um trabalho lascado pra manter tudo esticado e lisinho. Toda hora alguém vai enroscar no tecido e puxar e enrugar o tecido.

Quer usar TNT??? Ótimo, mas eu não recomendo, é ruim demais. Difícil de iluminar porque o TNT tem uma malha visível e tem tbm os furinhos, e dependendo da distancia que a pessoa vai ficar isso estraga tudo.

Neste caso o papel é melhor porque ele tem uma estrutura própria, uma gramatura grossa (175gr/m² parece uma cartolina grossa), ele é fosco e liso, sem reflexos e cor fica perfeita.

Outra vantagem do papel é a largura, por exemplo, a "BD" fabrica o rolo de papel com largura de 2,70m e tbm de 1,35m (meio rolo). O tecido "Helanquinha" vc só encontra com largura de 1,40 metros. Existem empresas que vendem o tecido especial para chroma key importado em tamanhos maiores, porem é caro.

Espero ter ajudado, abraços!!!

« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 20:17:03 por Lindsay »
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Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2016, 20:19:04
Editando e acrescentando informações ao meu primeiro post, sobre o tecido e a tinta:

Eu falei do tecido imaginando aqueles tecidos tradicionais, tipo um lençol, mas existem tbm os rolos de tecido estruturado (parece uma lona bem grossa, mas com a trama bem fininha), se bem que eu nunca vi alguém vendendo isso aqui no BR.

A marca melhor e mais tradicional é a ROSCO Verde DIGICOMP GREEN 5705 (tem tbm azul), mas vc pode improvisar usando latex de parede (a "Coral" tem um sistema de misturador que fica parecido) ou de piso, tinta que seja fosca, que vc manda fazer a cor nestas empresas que misturam tintas pra pintar parede.


« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 20:38:07 por Lindsay »
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Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2016, 21:26:41
Pois é Lindsay

Em 1900 e nada quando era produtor não existia tecido pra corpo inteiro e nenhum diretor de fotografia aceitava qualquer coisa diferente da tinta Rosco, cara pra cacete.

Cheguei a fazer uns testes com tinta preparada nessas maquininhas da Coral, se bem pintado funciona e precisa de boa cobertura

To numa duvida, na época do filme o fundo verde e azul chromados tinham a remoção química e quando passou pra magnético isso foi mantido.

No digital tem que ser essas cores ou qualquer uma recorta?

 




lcmartinez.j

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Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 09:34:39
Realmente, manjo nada do assunto!!!  :doh:

Muito obrigado por todas as dicas!!!

Vamos lá, os ensaios serão em um salão de um buffet, então não pode ficar fixo. Pensei em tecido por ser mais prático, pendura, prende, usa, tira, guarda; mas papel é interessante tambem.

Outra coisa, dependendo da composição da foto, os pés da pessoa terão que aparecer, nesses casos usasse o papel, certo? agora estou preocupado com a curvatura do fundo infinito. Como fazer isso usando o tecido e o papel (quando necessário)? :ponder:

Outra pergunta, fotos desse tipo, aparecem os pés? já ví muitas, mas não lembro de ter visto o corpo inteiro, sempre das "canelas" pra cima.

Abs.
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Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 11:28:57
Realmente, manjo nada do assunto!!!  :doh:

Muito obrigado por todas as dicas!!!

Vamos lá, os ensaios serão em um salão de um buffet, então não pode ficar fixo. Pensei em tecido por ser mais prático, pendura, prende, usa, tira, guarda; mas papel é interessante tambem.

Outra coisa, dependendo da composição da foto, os pés da pessoa terão que aparecer, nesses casos usasse o papel, certo? agora estou preocupado com a curvatura do fundo infinito. Como fazer isso usando o tecido e o papel (quando necessário)? :ponder:

Outra pergunta, fotos desse tipo, aparecem os pés? já ví muitas, mas não lembro de ter visto o corpo inteiro, sempre das "canelas" pra cima.

Abs.
Explica melhor ai que tipo de foto vc vai fazer, pra gente entender melhor. Qual o objetivo, fotos em grupo??? Por que vc quer remover o fundo, qual o tratamento e tal...
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Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2016, 11:46:29
Pois é Lindsay

Em 1900 e nada quando era produtor não existia tecido pra corpo inteiro e nenhum diretor de fotografia aceitava qualquer coisa diferente da tinta Rosco, cara pra cacete.

Cheguei a fazer uns testes com tinta preparada nessas maquininhas da Coral, se bem pintado funciona e precisa de boa cobertura

To numa duvida, na época do filme o fundo verde e azul chromados tinham a remoção química e quando passou pra magnético isso foi mantido.

No digital tem que ser essas cores ou qualquer uma recorta?

Eu não cheguei a fazer testes, fiquei no básico, mas tbm tenho curiosidade de saber, o caso do vídeo é o mais critico, veja só vídeo digital, sensor bayer (1xRed 2xGreen 1xBlue), então teoricamente um fundo verde tem mais facilidade com dois green do que o azul com um único blue, ou talvez um vermelho com um único Red, isso tudo repito, teoricamente, e quem sabe uma cor derivada desses 3 responderia de forma diferente usando um pouco dos 3 ao mesmo tempo...
Agora imagine cenas com movimentos, que tem os problemas de shutter, que principalmente nas cenas maior movimento (mais rápido) sempre vai ter que se lidar com rastros e vazamentos.
Indo mais a frente, vamos imaginar a questão de filmadoras com mais ou menos capacidade de registrar as cores (tipo filmadora que grava em 4:4:4, outras 4:4:2, e ainda outras 4:2:0), e ainda tem filmadoras as mais antigas com 3CCDs e as mais modernas com apenas um sensor digital, enfim tudo isso é muito complicado, talvez apareça algum especialista por aqui para esclarecer pra gente essa sua duvida que considero bem interessante.

No caso da foto a cena é congelada, acho mais fácil de lidar com o tratamento posterior.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 12:01:26 por Lindsay »
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Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:03:52
Explica melhor ai que tipo de foto vc vai fazer, pra gente entender melhor. Qual o objetivo, fotos em grupo??? Por que vc quer remover o fundo, qual o tratamento e tal...

Lindsay, o Buffet quer fazer um ensaio e utilizar as fotos para Quadro de Assinatura (não lembro o outro nome) e também utilizar essas fotos com cenários diferentes, assim poderemos mudar o fundo e incluir a pessoa em “qualquer” ambiente.
Será que ficou mais claro?
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Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:19:30
Bom essa questão de mudar o fundo eu já sabia, pergunto se são muitas fotos dezenas de fotos de pessoas, se vai ser durante o evento tipo os convidados vão passando e tirando fotos a vontade, ou ainda se são fotos de grupos de pessoas... ou ainda se a intenção é fazer tipo aqueles cartões que se imprime na hora para o convidado levar de lembrança...

Mas se for um único casal ou uma aniversariante, sendo poucas fotos, e se vc já tem o tecido, os defeitos que ficarem da curvatura e tal, significa que vc vai ter um trabalho a mais pra resolver na edição no photoshop, que tem ferramentas como recortar e tal... se são poucas fotos e se vc tem tempo para editar manda bala com o tecido mesmo.

Mas se ainda vai comprar o tecido, considere o rolo de papel, e dependendo da quantidade de pessoas tem a alternativa do meio rolo, que custa a metade, tipo assim o rolo de 2,70m custa R$ 450,00 o de 1,35m R$ 230,00, o papel é estruturado, o tecido não é.

Se o ensaio vai rolar durante o evento, evento com muita gente e vc precisa fazer os cartões de lembrança pra entregar para os convidados na saída, o papel vai viabilizar a velocidade da edição. Dai é só tomar a sua decisão.



« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 12:24:53 por Lindsay »
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Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:27:41
Lindsay, o Buffet quer fazer um ensaio e utilizar as fotos para Quadro de Assinatura (não lembro o outro nome) e também utilizar essas fotos com cenários diferentes, assim poderemos mudar o fundo e incluir a pessoa em “qualquer” ambiente.
Será que ficou mais claro?

Não sei se tem experiencia com trabalho em fundo pra recorte chromado, mas deixa te passar as melecas que comigo aconteceram

A primeira azul teve muita luz no fundo e refletiu nos atores formando uma areola azul e outro foi a dificuldade no recorte.. o fundo tem que estar com estar mais escuro, não sei quantos pontos é o ideal

Como vai trabalhar numa festa pode acontecer de alguma roupa recortar junto com o fundo, ai vc precisa ter um plano "B"

Se já passou desta etapa, melhor saber 2x que nenhuma

Abs



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Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:10:57
Lindsay, realmente parece que o Papel será melhor utilizado, mas acho que vou de tecido pelo simples fato de ser um ensaio separado do evento, então teremos tempo para editar e trabalhar a foto no PS.

Uma dúvida, a curvatura utilizada no fundo infinito tem muito impacto nesse caso? Pergunto pois ví alguns studios proficionais com ângulos de 90º no rodapé.

Abs
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Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:33:03
Misericórdia, era pra escrever profissionais :shock:
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Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:37:27
Lindsay, realmente parece que o Papel será melhor utilizado, mas acho que vou de tecido pelo simples fato de ser um ensaio separado do evento, então teremos tempo para editar e trabalhar a foto no PS.

Uma dúvida, a curvatura utilizada no fundo infinito tem muito impacto nesse caso? Pergunto pois ví alguns studios proficionais com ângulos de 90º no rodapé.

Abs
No Photoshop tudo fica mais fácil, até mesmo um canto será fácil de tratar no Photoshop, tudo vai depender da iluminação que vc vai conseguir fazer.

Obviamente que uma curva o mais suave e o mais uniforme possível será melhor que um canto, então eu acho que esta resposta esta no próprio tecido que vc vai usar, quando vc estica-lo ele vai permitir uma certa curvatura, a partir de um certo momento o fundo deixa de ficar na vertical e passa a ficar inclinado, esse é o limite, então procure fazer a melhor curva que o seu tecido permitir.

E na iluminação, observe essa dica do colega spositon ai em cima que é preciosa.
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