Autor Tópico: Precificação edição fotos casamento (o noivo quis economizar com o fotógrafo)  (Lida 5066 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Salve salve, meus queridos!

Um conhecido meu (mão de vaca assumido) quis economizar nas fotos do casamento dele e chamou um amigo nosso, que trabalha com vídeo e atende público classe C, pra faze-las.
Só pra vocês terem noção da tragédia: os caras conseguiram fotografar um casamento e não fazer NENHUMA foto da noiva com o pai!!! Sem falar nas fotos desfocadas, sem nenhuma preocupação com a composição além do "gran finale": TODAS com flash duro em cima da câmera apontado para as pessoas.
A entrega? Arquivos em JPEG apenas com aquelas edições básicas de contraste e brilho.

Calculem o quanto a esposa está querendo mata-lo.

Ele me chamou pra trata-las, corta-las de uma maneira que fique com enquadramento aceitável, enfim, tentar salvar as que puder. Sei que tem o lance de calcular pelo tempo que se fica editando, que por sinal leva de 40 minutos a 1h por cada uma delas.

Qual o valor cobrado normalmente por esse serviço? Digo, o valor por foto incluindo tratamento de pele. Quero me basear no preço para poder cobrar um valor justo, antes que esse casamento acabe ueiaaeheheauhihaheahae

Obrigado a todos desde já!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 21:30:58 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Apenas uma sugestão.... se fosse meu caso, ficaria apenas em 2 opções:

1- Recusaria e não faria o tratamento - não assumiria esta responsabilidade, cobrando pelo trabalho, sem ter nenhum controle do que já foi produzido.

2- Faria, como um favor, uma ajuda - sem cobrar e sem assumir grande expectativa em relação ao resultado final.

Enfim não deixaria no meu colo, uma responsabilidade que não foi minha.

Como disse no início, somente uma sugestão   :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
eu concordo com o ronaldo
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Poxa, o cara economizou justo na lembrança.
Para o meu casamento contratei um cara bom, não estou disposto a me incomodar.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
É aquilo, fotografia e filmagem são as únicas coisas que ficam como lembrança material, querer economizar nisso é a pior burrice que alguém pode fazer :ok:

Estou com a primeira opção do ronaldom1, só faria a segunda se fosse muito mas muito amigo mesmo!


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
É aquilo, fotografia e filmagem são as únicas coisas que ficam como lembrança material, querer economizar nisso é a pior burrice que alguém pode fazer :ok:

Estou com a primeira opção do ronaldom1, só faria a segunda se fosse muito mas muito amigo mesmo!

Eu ficaria somente com a primeira opção.
Se fosse muito seu brother, contrataria você.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
rapaz, como são as coisas... E outro dia estava rolando um tópico onde os fotógrafos falavam que os clientes não estavam nem aí pras fotos, que só queriam saber de preço... Olha aí...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Se fosse muito seu brother, contrataria você.

Verdade! :hysterical:

A não ser que quisesse o amigo como convidado né, mas no mínimo pediria indicação de um fotografo de confiança!


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Apenas uma sugestão.... se fosse meu caso, ficaria apenas em 2 opções:

1- Recusaria e não faria o tratamento - não assumiria esta responsabilidade, cobrando pelo trabalho, sem ter nenhum controle do que já foi produzido.

2- Faria, como um favor, uma ajuda - sem cobrar e sem assumir grande expectativa em relação ao resultado final.

Enfim não deixaria no meu colo, uma responsabilidade que não foi minha.

Como disse no início, somente uma sugestão   :ok: :ok:


Cheguei a pensar nessas opções. Na verdade, logo de cara eu recusei. Mas ele insistiu e pediu pra fazer umas três sem compromisso, apenas pra acalmar os ânimos da esposa. Eu até cheguei a indicar outra pessoa que trabalha com tratamento mas parece que não a encontrou.
Eu até faria como um favor de amigo sim, apesar dele nem sem tão chegado assim. O problema é que ele falou em umas 50 fotos e cada uma delas leva um tempão pra fazer. É demorado tirar aqueles estourados do rosto, tratar a pele, tentar colocar iluminação pelo lightroom pra balancear o flash duro (ficou tipo foto de delegacia)

Mas como disse o ronaldom, não estou com grande expectativas e (principal) não dei grandes esperanças também pra ele quanto a melhoria das fotos.

Talvez eu cobre um valor pelo tempo gasto e peça delicadamente para não relacionar o trabalho com meu nome.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Foto kakada é foto kakada, já era...

Lightroom não resolve, talvez gastando muito tempo com Photoshop e mesmo assim...  :ponder:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
e ela ainda te dá jpeg pra tratar  :doh: Melhor recusar educadamente

antes o fotógrafo tivesse liberado uns raw aí
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Melhor oferecer para fazer um "Trash the Dress"...


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
e ela ainda te dá jpeg pra tratar  :doh: Melhor recusar educadamente

antes o fotógrafo tivesse liberado uns raw aí

Sim, ainda teve essa, Lee:

Eu disse para ele pedir para o fotógrafo os arquivos originais em Raw, pois com eles aumentariam as chances de salvar as fotos. A resposta do fotógrafo foi "mas eu já te passei, aqueles arquivos lá são os originais". O que me leva a crer que ou ele apagou o Raw (o casamento já tem uns 6 meses) ou ele fotografou em JPEG mesmo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Melhor oferecer para fazer um "Trash the Dress"...

Cara, que ideia boa! Ou trash the Dress ou um ensaio romântico mesmo, de repente até como forma dele aplacar a vontade assassina da esposa kkkkkk

O casamento aconteceu a mais de 6 meses. Ele havia conseguido acalmar os ânimos dela. Porém, alguns familiares que estavam na cerimonia estarão aqui na cidade em outubro, para a festa do Círio de Nazaré. Eles estão cobrando as fotos do casamento, o que reativou a fúria de titãs da esposa.

Mas é uma ótima ideia. Vou sugerir um ensaio com certeza.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Uma opção, se ele é teu amigo mesmo, não cobre nada! Mas faça o orçamento para ele da mesma forma. Coloque um valor alto, ressaltando o prejuízo que ele teria levado nessa ideia de economizar com o fotógrafo.

Destaque as qualidades que ele perdeu ao não ter contratado um fotógrafo profissional para isso. Que ele já estaria feliz com o serviço pronto. Não estaria de cabeça quente atrás de paliativos.

Não vincule seu nome ao tratamento (a não ser que faça milagres).

Faça o ensaio conforme sugerido e comprove tudo isso para ele. Foto boa vale o preço!