Pois é Mike, esses dias eu vi uma palestra de um "Pica do Marketing" e ele dizia o contrário disso.
Ele explicava que: Se você vende commodities, o seu preço será o diferencial, pois independente de quem seja o seu cliente, os commodities não tem outro diferencial tão significativo quanto o preço, e se você tem um preço bom para sues commodities você tem mais é que divulgar de todas as formas.
Agora se o seu produto não é o Commodity, como é o caso da fotografia, o preço não será o seu diferencial, e o cliente que busca o preço como diferencial de um produto que não é Commodity, ele vai contratar aquele que seja o mais barato, ainda que a qualidade seja inferior aos concorrentes, pois hoje, qualidade inferior não significa produto ruim, na fotografia isso pode ser um álbum com menos laminas, um bom fotógrafo de casamento que tem seu trabalho e a fotografia é um complemento, alguém que está começando mas que já tem uma boa fotografia. E ao dar o seu preço para o cliente por email (ou qualquer outra forma que não seja face a face), você esta entrando na lista do caça preço. E vai competir por preço, e não por qualidade ou qualquer outro diferencial que você possa oferecer.
O cliente que busca por preço, ele atravessa a cidade por um desconto de R$5,00, e este cliente (o Caça Preço) vai começar sua "via sacra" pelo mais barato, vai olhar as fotos através das mídias e se for aceitável vai começar por ele, e vir subindo. Se você acredita que seu preço é competitivo, mesmo levando em conta os novatos, os fotógrafos de final de semana etc, então enviar orçamento por email é valido, pois o seu produto é quase um commodity, mas se o seu preço não compete com a galera que cobra barato, orçamento por email é roleta russa.
Edit: Quando eu digo "você", eu quero dizer de forma generalizada ok. Não estou me referindo a sua pessoa.
Entendi o "
Você"
Então. Tem esse lado da moeda também. Realmente há o risco que você aponta.
Tem os clientes que são miseráveis, contadores de moeda, e tem aqueles "pé no chão". No meu caso, prefiro acreditar que os meus sejam assim, rsrsrsr.
eu acho válido passar orçamento por email, porque acaba poupando o tempo de todo mundo, sabe? Imagina o casal vir até o estudio, perder hora de almoço, etc, pra chegar lá e meu preço ser mto acima do que eles podem? Ou um casal que quer algo mais elaborado do que eu posso oferecer, etc, também vai perder tempo.
E eu, claro, acabo perdendo o meu tbm, rsrsrsrs.
O casal vai escolher, por exemplo, oito fotógrafos que foram indicados pelos amigos, etc.
Desses oito, dois não mandaram orçamento no email. Serão os ultimos da lista, ou cortados.
Dos seis que sobraram, três estão acima do que o casal pode gastar. Então, tchau pra eles.
Dos três, eles vão analisar qualidade, simpatia, etc... E é aí que entra a reunião! O casal se dispõe a ir em três reuniões, mas em oito (iniciais) eles não vão.
Eu não quero fechar todos os contratos do mundo. Quero que o casal goste de mim, da minha fotografia, e ache meu preço justo.
Entende meu ponto de vista? Não quero parecer arrogante.