Autor Tópico: Tio e prima  (Lida 2545 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 08 de Dezembro de 2006, 23:10:44
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Segatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2006, 13:36:12
Rapais, o povo do fórum já conhece sua faminha quase toda... risos.
Fabio, ficou ótima, a luz na sua prima ficou bacana de mais!
Adoro fotos com fundo desfocado, uma pena que com pessoas raramente consigo este resultado, com meu equipamento que tem abertura máxima de 3.2.

Abraço e paz!
Eduardo B. Segatto
Ibiraçu - ES
Fuji S5200 - Nikon D60
=http://www.flickr.com/photos/dudusegatto/[/b][/font]


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2006, 13:43:55
O foco ficou muito bom !
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2006, 16:34:26
Foto ótima. Maravilhosa capturas das expressões, e ótima acomposição opondo as pessoas na diagonal.

Parabéns.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 11:18:21
Obrigado pessoal.

É o que procuro nos retratos: naturalidade e descrição.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:09:52
Citar
Rapais, o povo do fórum já conhece sua faminha quase toda... risos.
Fabio, ficou ótima, a luz na sua prima ficou bacana de mais!
Adoro fotos com fundo desfocado, uma pena que com pessoas raramente consigo este resultado, com meu equipamento que tem abertura máxima de 3.2.

Abraço e paz!
Eu ainda não tive oportunidade de testar não, mas eu tenho o mesmo problema que o seu e me disseram que um filtro ND resolveria meu problema, mas não testei ainda...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre a foto, realmente ela ficou bacana, a posição em diagonal preencheu a foto e deu uma perspectiva legal...
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 12:11:04 por lipe_machado »


noda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:53:59
Achei legal a foto. Mas diferente das outras da família, não ficou claro o que sua prima está fzdo...

Mas o que chamou a atenção mesmo foi belíssima almofada do sofá!!! De muito bom gosto por sinal!!! rsrs
EDUARDO NODA
São Paulo - SP


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:04:31
Citar
Citar
Rapais, o povo do fórum já conhece sua faminha quase toda... risos.
Fabio, ficou ótima, a luz na sua prima ficou bacana de mais!
Adoro fotos com fundo desfocado, uma pena que com pessoas raramente consigo este resultado, com meu equipamento que tem abertura máxima de 3.2.

Abraço e paz!
Eu ainda não tive oportunidade de testar não, mas eu tenho o mesmo problema que o seu e me disseram que um filtro ND resolveria meu problema, mas não testei ainda...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre a foto, realmente ela ficou bacana, a posição em diagonal preencheu a foto e deu uma perspectiva legal...
Obrigado Felipe.

Quanto ao filtro ND, ele serve para diminuir a quantidade de luz que entra pela lente. O filtro em si não altera a profundidade de campo.
Para ter o fundo embaçado, você precisa usar aberturas grandes de diafragma.
Outra observação é que em grandes angulares a profundidade é maior que nas teleobjetivas.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:32:18
:clap:

Linda foto Fabio !

O fundo pastel deu uma suavidade, o desfoque está na medida e o fato de não se saber o que a sua sobrinha faz instiga a imaginação.
E a luz está linda!
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:58:50
A foto é muito legal porque embora a prima esteja em foco, ao olhar a foto nosso olho vai ao rosto do tio. Isso estabelece uma dinâmica de contemplação muito legal, com o elemento menos focado paradoxalmente sendo protagonista, e o elemento focado coadjuvante.

É uma foto onde há material para pensar a respeito de composição e do jogo dos elementos nela. Essa inversão de hierarquia entre foco e desfoque é intrigante.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:30:39
Citar
Citar
Citar
Rapais, o povo do fórum já conhece sua faminha quase toda... risos.
Fabio, ficou ótima, a luz na sua prima ficou bacana de mais!
Adoro fotos com fundo desfocado, uma pena que com pessoas raramente consigo este resultado, com meu equipamento que tem abertura máxima de 3.2.

Abraço e paz!
Eu ainda não tive oportunidade de testar não, mas eu tenho o mesmo problema que o seu e me disseram que um filtro ND resolveria meu problema, mas não testei ainda...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre a foto, realmente ela ficou bacana, a posição em diagonal preencheu a foto e deu uma perspectiva legal...
Obrigado Felipe.

Quanto ao filtro ND, ele serve para diminuir a quantidade de luz que entra pela lente. O filtro em si não altera a profundidade de campo.
Para ter o fundo embaçado, você precisa usar aberturas grandes de diafragma.
Outra observação é que em grandes angulares a profundidade é maior que nas teleobjetivas.

Abraços
Eu sei, mas apartir do momento que ela diminui a quantidade de luz que entra na lente, ela "exige" que vc abra mais o diafragma, e assim o desfoque acontece...

Vou te dizer o pq me disseram isso, inclusive eu coloquei um tópico disso aqui no fórum.

A minha máquina vai até 1/1000, sendo assim, em lugarem muito iluminados se eu abrir o diafragma a velocidade não cobre, o ND me traria essa possibilidade não?

Porque assim posso usar 1/1000 com diafragma maior do que se não tivesse ele, não?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:41:54
Claro.

Se você diminui a luz pode abrir mais o diafragma.

No caso do Fábio ele já trabalha com o diafragama todo aberto devido ao fato de fotografar dentro de casa,

Geralmente em 1/1000 só em externas você precisará do ND. Veja, se seguirmos a regra de f/16, ISO 100, 1/100s, você teria f/11, 1/200 ou f8 1/400 ou f5.6 f/800. Para ir além teria de diminuir a luz. Digamos que o ND roube dois pontos de luz e que voc~e os compense integralmente no diafragma, então teria ND2, f2.8, 1/800.

Mas normalmente não temos essa necessidade de f/16, então na maioria dos casos, em fotos em varandas, por exemplo, em fotos em dias menos luminosos não será preciso o ND. O ND, dentro da utilidade que você quer, só para muita luz ou ISO alto.

Para você ter uma idéia, eu fotografava geralmente dentro de casa na serra onde há muita luz mas através de janelão, com a pessoa não muito perto da janela mas não longe (a 1,5m, por exemplo) com 1/30 f2 ISO 100.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2006, 21:29:52
Realmente, eu não tenho o que reclamar da minha K1000 não, mas eu um dia na praia, com aquele Sol de rachar, eu senti necessidade de mais velocidade e não conseguia, pq em f/3.5 eu tava estourando tudo, o fotômetro interno da K1000 não saia lá de cima, ai tive que fechar mais o diafragma e não pude fazer as fotos, como eu as queria que saíssem.

Do resto, como vc disse, varanda, ou externas não muito iluminadas, com o Sol da tarde, ela foi 10, não tenho o que reclamar não...

Para isso ele resolveria não?!

Eu sinceramente só não entendi o uso dele no "efeito véu de noiva", não vi lógica, pq para isso a velocidade tem que estar baixa não? A não ser que para esse efeito o diafragma tenha que estar o mais fechado possível, é isso?

Como eu disse, ainda não tive a oportunidade de usar esse filtro.



Sobre as externas, eu to certo não? O filtro ND resolve?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2006, 21:35:17
NO que voc~e quer, você está certo. É um uso possível -embora raro- do ND

Geralmente ele é usado para véu de noiva, pois queremos velocidades bem baixas, e muitas vezes mesmo com o diafragma fechadíssimo a fotometria ainda não permite velocidades tão baixas, ainda sobre muita luz, então usa-se o ND para diminuir a luz e assim as velocidades mais baixas não estourarem.

Uma típica configuração para Véu de Noiva é diafragma bem fechado, velocidade bem baixa, filtro ND (ou até polarizador que também rouba dois pontos).


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2006, 21:52:07
Saquei, mas pelo o que vc tá me dizendo, dependendo do caso, o véu de noiva é possícvel até mesmo sem ND ou Polarizador, é isso?