Autor Tópico: 100% Fuji - Relato de fotógrafa que deixou o sistema FF da Canon para mirrorless  (Lida 62388 vezes)

lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
eu faço como o Zac Arias disse, simulo que to vendo algo na camera e tiro foto sem a pessoa ver, principalmente usando o shutter eletrônico ..
essa aqui por exemplo
DSCF9913 by Fábio Monjardim, no Flickr

Eu fiz umas fotos com a câmera próxima ao peito, como se eu só tivesse com ela na mão. Tirando algumas correções de horizonte, acho que deu certo. Acho que li sobre essa técnica no blog do Eric Kim.


Sent from my iPhone using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Com estas tuas paisagens lindas aí, tu já fizeste stich panorâmico? Aquele lace de fazer várias fotos e juntar tudo no Photoshop depois?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Nunca, somente com a Sony que já faz isso de forma nativa, na própria câmera.

De modo geral fotógrafo paisagens com Ultra GAs, prefiro assim do que fazer recortes, mas acho que 18mm tem sido mais que suficientes hoje em dia para a maioria das situações, por isso peguei a lente do Kit de cara ao invés de pegar uma fixa prime.



Mais uma com a Fujizinha.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
E a 35 é leve, pequena, rápida e selada, mas para mim tem a DF errada para street. HCB gostava da cinquentinha, mas a minha DF preferida é um pouco mais aberta do que isso.


Sent from my iPhone using Tapatalk
errada por quê? Tem lente certa pra street?

Eu que sou apaixonado por wide angle pra street não falo uma coisa dessas
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
errada por quê? Tem lente certa pra street?

Eu que sou apaixonado por wide angle pra street não falo uma coisa dessas

Achei que tinha sido bem clara com o para mim é a DF errada. Eu gosto mais aberta. Minha opinião. Sei que não tem certo e errado. Para mim não é confortável usar 50mm na rua.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Achei que tinha sido bem clara com o para mim é a DF errada. Eu gosto mais aberta. Minha opinião. Sei que não tem certo e errado. Para mim não é confortável usar 50mm na rua.

Você não gostar não quer dizer que seja errada. Mesmo que só para você.

Talvez tenha pego muito ao pé da letra mas entendi o "errado" agora  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Prezada Laura; Meus parabéns pelo excelente trabalho :clap: :clap:  Chegamos a conversar um pouco aqui no fórum - na época você já estava interessada em adquirir equipamento Fujifilm.  Lendo seu relato, vejo que você foi realmente fundo na aquisição de seu equipamento :ok: Acredito que para o tipo de trabalho que faz atualmente, o equipamento está corretamente dimensionado.  Em relação ao uso da 23mm f1.4 em "street", creio que a nova 23mm f2 poderá ser mais interessante, uma vez que tem o foco muito rápido (similar ao da 35mm f2), é selada e é bem menor, mais discreta.

Entretanto, em algumas ocasiões, lí no seu texto que as Fujifilm possuem somente o sistema de foco por contraste.  Talvez tenha entendido errado (ou passado batido no texto) porém as Fujifilm X-E2 / X-E2s; X-T1; X-T2; X-T10 e X-Pro2 possuem o sistema de "detecção de fase" (Phase Detection) além do sistema de foco por contraste!  As Fujifilm X-Pro 1 e X-E1 é que tiveram o sistema de foco somente por contraste (assim como a nova Fujifilm GFX 50S, de médio formato).

De fato, nas fichas técnicas (DPReview) lê-se "...Contrast Detection (sensor)..." :ponder:

De qualquer modo, faço aqui um resumo das gerações de sensores Fujifilm X-Trans utilizados na linha Fujifilm X:

Primeira Geração (2012): 16MP X-Trans CMOS sensor / EXR Pro Processor - Foco por contraste (Contrast Detection) somente.  Fujifilm X-Pro 1 e X-E1

Segunda Geração (2013-2016): 16MP X-Trans CMOS II sensor / EXR II Processor - "...The X-E2 sports the same X-Trans CMOS II sensor as we first saw in the X100S, which includes on-chip phase detection elements for autofocus, and in concert with the EXR Processor II promises much improved autofocus speed..." (tirado do DPReview: https://www.dpreview.com/reviews/fujifilm-x-e2)  Fujifilm X-100s; X-100t; X-E2; X-E2s; X-T1 e X-T10

Terceira Geração (2016-...): 24MP X-Trans CMOS III sensor / X Processor Pro - Contrast and Phase Detection - X-Pro2 e X-T2 (já se fala em uma provável X-T20 para o primeiro semestre de 2017...).

Em relação ao "ruído" em ISO alto, concordo totalmente com o que você disse; lembra muito o filme e isto é uma das características das Fuji que me fizeram permanecer no sistema. Sem falar dos aspectos operacionais. Como aprendi a fotografar com câmeras manuais de filme, adorei ter de volta os tradicionais comandos de abertura de diafragma (na lente) e de velocidade de obturador ("dial" no topo da câmera). 

Meu primeiro equipamento digital foi um sistema DSLR da Nikon (em 2006). Utilizei Nikon por 8 anos, começando com APS-C (DX) e migrando para 36x24mm (FX) logo depois.  Em 2014 iniciei a migração para a Fuji, adquirindo uma X-E2 mais uma XF 18-55mm e a 55-200mm. Com o tempo, acrescentei uma X-T1 e uma XF 35mm F1.4. Este é o meu atual "kit" e, como fotógrafo amador, posso dizer que tem atendido muito bem minhas necessidades. Para ter uma ideia da mudança, minha última Nikon era uma D800 (36MP - FX) e usava as lentes AF 105mm f2; AF 180mm f2.8; AF-S 17-35mm f2.8; AF 50mm f1.4; AIS 55mm f3.5 Micro-Nikkor; 85mm PC (tilt and shift) e a AF-S 70-300mm f4-5.6 VR (foi a lente que mais usei, devido aos 300mm).

A única coisa que sinto falta na Fujifilm é de lentes de distância focal além de 200mm que sejam leves e compactas. A 100-400mm é grande e pesada demais para meu atual gosto, embora reconheça que possua uma qualidade ótica excelente! Porém, também é cara demais e isto realmente jogou "uma pá de cal" nas minhas pretensões de ter uma. Não é preciso dizer que a lente Fuji que mais uso atualmente é a 55-200mm,  :assobi: :assobi:
 
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho :clap: :clap: Fico satisfeito em saber que mais profissionais no Brasil estão reconhecendo as qualidades do sistema Fujifilm X e estão utilizando-o cada vez mais em seus trabalhos, como já acontece no exterior, há mais tempo.

Boas fotos!!!


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Laura, só estou aqui para manifestar meu imenso sentimento de gratidão por tudo que descreveu.
O cuidado, a paciência, as fotos postadas, enfim, de dividir sua recente experiência profissional e pessoal, tornando mais fácil nossa compreensão em relação ao equipamento que vc utiliza.
Sou realmente grato por compartilhar suas impressões. Muito obrigado!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
A única coisa que sinto falta na Fujifilm é de lentes de distância focal além de 200mm que sejam leves e compactas. A 100-400mm é grande e pesada demais para meu atual gosto, embora reconheça que possua uma qualidade ótica excelente! Porém, também é cara demais e isto realmente jogou "uma pá de cal" nas minhas pretensões de ter uma. Não é preciso dizer que a lente Fuji que mais uso atualmente é a 55-200mm,  :assobi: :assobi:

Nada contra sua opinião, mas ouço bastante que faltam lentes de grandes distâncias focais que sejam pequenas e leves. Ora, uma lente 300mm vai ter cerca de 300mm de comprimento! Pode ter um pouco menos por causa de algum truque ótico, mas dificilmente uma lente 300mm vai ter somente 100mm de comprimento. E, claro, quanto mais comprida, maior precisa ser o elemento frontal. Não há como fugir disso.

Sobre o tópico da Laura, não sei se já falei, mas realmente é sensacional!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
A única 300mm mais ou menos compacta que conheço é a Canon 70-300 DO IS, que usa uma ótica especial.
Fora ela todas são grandes, e se a abertura for grande também, são pesadissimas, não tem como contornar isso a não ser usando espelhos. E acredite, Teleobjetiva de espelhos não é para qualquer um usar. Tem abertura fixa, e foco manual muito critico.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
A única 300mm mais ou menos compacta que conheço é a Canon 70-300 DO IS, que usa uma ótica especial.
Fora ela todas são grandes, e se a abertura for grande também, são pesadissimas, não tem como contornar isso a não ser usando espelhos. E acredite, Teleobjetiva de espelhos não é para qualquer um usar. Tem abertura fixa, e foco manual muito critico.

E bokeh feio. Até eu, que não me importo com bokeh, não teria uma lente dessas por achar o desfoque de fundo muito estranho.


marcoxavi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Laura vc despertou em mim um grande interesse em Fuji.

Já li seu topico uma 3 vezes.

Possivelmente no futuro eu entre no Mundo Mirrorless


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia

Entretanto, em algumas ocasiões, lí no seu texto que as Fujifilm possuem somente o sistema de foco por contraste.  Talvez tenha entendido errado (ou passado batido no texto) porém as Fujifilm X-E2 / X-E2s; X-T1; X-T2; X-T10 e X-Pro2 possuem o sistema de "detecção de fase" (Phase Detection) além do sistema de foco por contraste!  As Fujifilm X-Pro 1 e X-E1 é que tiveram o sistema de foco somente por contraste (assim como a nova Fujifilm GFX 50S, de médio formato).

O foco por phase detection são os pontos grandes no meio daquela foto que postei. Acabei esquecendo de citar. O resto é só por contraste. Tanto que quando a câmera está no modo burst e foco contínuo, o único jeito de focar é naquela área específica onde os quadradinhos são maiores.


Fujifilm X-T10 Focus Points by Laura Lopes, on Flickr



Na X-Pro2 e X-T2 tem bem mais pontos de detecção por fase:



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Muito legal o relato! Obrigado por compartilhar. Ando pensativo no tema, mas no meu caso pendendo para Olympus, até porque vi soluções para macro (tema que me interessa)  :ok:  No meu caso pode virar uma migração parcial, mas ainda estou avaliando  :D
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 15:10:31 por jauvane »
JVc.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
A única 300mm mais ou menos compacta que conheço é a Canon 70-300 DO IS, que usa uma ótica especial.
Fora ela todas são grandes, e se a abertura for grande também, são pesadissimas, não tem como contornar isso a não ser usando espelhos. E acredite, Teleobjetiva de espelhos não é para qualquer um usar. Tem abertura fixa, e foco manual muito critico.

Ah, lembrei da Nikon 300mm f/4E. Também usa ótica especial:


Mas estamos saindo do tópico.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Minha sugestão é a galera assistir esse vídeo

https://youtu.be/rWoJz-3GPOo

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales