Autor Tópico: [REVIEW] Sony a6000 + Zeiss Touit 32mm 1.8  (Lida 5051 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Outubro de 2016, 11:59:41
Bom dia pessoal,

    Seguem algumas fotos feitas com a Zeiss Touit 32mm 1.8. Resolvi postar aqui para quem estiver interessado em adquirir essa jóia e ainda não tiver lido algo em português sobre ela. É uma lente cara, leva a marca Zeiss, promete qualidade ótica superior. Meu review não pretende avaliar tecnicamente a lente, sou um amador com pouca experiência pra isso, mas posso falar o que achei, então vamos lá:

Enquanto buscava algumas lentes pro meu sistema Sony, estava procurando algo com boa qualidade ótica por um preço justo, infelizmente no Brasil isso é muito complicado, é bem difícil achar lentes com bons preços para o sistema Sony e só posso acreditar que se deve ao baixo interesse dos importadores em trabalhar com esta marca, já que despejam corpos de câmeras como a a6000 no nosso mercado (já com a lente do kit) e não se importam em abastecer com algumas lentes o mesmo. Os poucos que assim o fazem, colocam valores abusivos nas lentes, impedindo as pessoas de adquirirem os produtos em território nacional.


Poste by Carlos C. Sosa, on Flickr
Sony a6000 + Zeiss Touit 32mm 1.8 [f/5.6 1/125 ISO 640]


Um belo dia apareceu um negócio que dava pra fazer e então resolvi arriscar na Zeiss Touit 32mm 1.8. Arriscar? Sim, é uma lente controversa tem gente que diz que não vale o que se cobra por ela, outros amam as cores, nitidez e desfoque de uma verdadeira Zeiss, eu? Eu quis descobrir a verdade pra mim.


Dog by Carlos C. Sosa, on Flickr
Sony a6000 + Zeiss Touit 32mm 1.8 [f/1.8 1/100 ISO 250]

De fato, a cópia recebida já mostrava que era uma lente de outro padrão. Embora de plástico, muito bem construída, materiais bacanas e mount de metal a lente é bem robusta e faz um belo conjunto com a a6000, o parasol deixa ela um pouco grandona, mas nada que seja desagradável. Esta lente é bastante leve também.

Levei o conjunto para passear e de cara já fiquei positivamente impressionado com a velocidade de foco e com a nitidez, esta lente possui boa nitidez, mas não é algo exagerado, ponto pra zeiss que sabe como construir lentes, muito suave, é agradável ver que a nitidez está lá, mas não grita: "OLHA TÔ AQUI!!!".


Vista Chinesa by Carlos C. Sosa, on Flickr
Sony a6000 + Zeiss Touit 32mm 1.8 [f/5.6 1/320 ISO 320]

As cores são um capítulo a parte, a Zeiss tem cores suaves, transições muito bacanas ao menos para mim que gosto muito de fotografar paisagens, em 5.6 você consegue um belo conjunto e é a abertura que eu mais curto fotografar, sem dúvidas esta lente tem personalidade própria, algo cada vez mais difícil de encontrar.


Rede byCarlos C. Sosa, on Flickr
Sony a6000 + Zeiss Touit 32mm 1.8 [f/5.6 1/100 ISO 640]

Li em alguns reviews pessoas comentando sobre problemas de foco e a velocidade do mesmo. A Zeiss soltou uma atualização que corrige esse problema e não sei se é o caso da minha ou se é meu estilo de fotografia mas não consegui identificar este problema na minha cópia, por outro lado, tenho um problema com relação a aberturas inferiores a 3.5 onde foi necessário configurar a câmera pra não utilizar algumas opções de shutter, problema resolvido, mas pra quem quiser utilizar as opções a Zeiss permite o envio para atualização de firmware sem custos, se eu conseguir parar de fotografar com ela talvez eu envie pra fazer esse ajuste.


Prédios em P&B by Carlos C. Sosa, on Flickr

O desempenho noturno é algo fantástico, eu realmente curti bastante e o problema de foco? Sinceramente eu não percebi.


Banda #3 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Flares bastante controlados, aberrações cromáticas praticamente inexistentes, essa lente mostra porque é mais cara que suas concorrentes.



Banda #2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Arvores by Carlos C. Sosa, on Flickr

Pessoal, não sou um fotógrafo, erro muito ainda, mas espero que este review ajude o pessoal que esteja buscando uma lente boa para o sistema Sony.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 12:12:20 por cfcsosa »


Zelson

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
    • Nelson Lins Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2016, 13:24:15
Excelente Review, parabéns pela aquisição.

As fotos falam muito sobre a lente.
As cores, a nitidez, os contrastes...
Dá pra ver a qualidade do vidro sem nenhuma sombra de dúvidas.

Essa foto da Vista tá de tirar o fôlego e a nitidez da edificação vs as sombras difusas do céu deram um grande destaque à foto.
Com uma lente do kit o preto da Vista estaria misturada as nuvens... Nada muito emocionante, com aquela sensação de "ao vivo era mais bonito"...

Essa foto merece estar numa grande parede. Parabéns!

www.nelsonlins.com



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2016, 14:06:42
Excelente Review, parabéns pela aquisição.

As fotos falam muito sobre a lente.
As cores, a nitidez, os contrastes...
Dá pra ver a qualidade do vidro sem nenhuma sombra de dúvidas.

Essa foto da Vista tá de tirar o fôlego e a nitidez da edificação vs as sombras difusas do céu deram um grande destaque à foto.
Com uma lente do kit o preto da Vista estaria misturada as nuvens... Nada muito emocionante, com aquela sensação de "ao vivo era mais bonito"...

Essa foto merece estar numa grande parede. Parabéns!

www.nelsonlins.com

Obrigado Nelson, tentei fazer algo testando em condições diversas, depois posto mais fotos para enriquecer o tópico.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2016, 17:05:55
Algumas fotos da pequena...



« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 17:19:17 por cfcsosa »


brunoamianti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2016, 11:57:12
Excelente combo! Muito legais as fotos também, essa lente é espetacular.

Imagino que comprou a lente la fora, me permite um questionamento???

Agora com a sigma 30mm , f.1.4, mais barata ainda do que a sony!! Ainda é a lente com maior qualidade optica de todas as e-mount..

Acho a sony 35mm excelente também!

O que te fez optar pela zeiss? Parabéns pelo kit


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2016, 12:03:35
Excelente combo! Muito legais as fotos também, essa lente é espetacular.

Imagino que comprou a lente la fora, me permite um questionamento???

Agora com a sigma 30mm , f.1.4, mais barata ainda do que a sony!! Ainda é a lente com maior qualidade optica de todas as e-mount..

Acho a sony 35mm excelente também!

O que te fez optar pela zeiss? Parabéns pelo kit




Olá, tudo bem? Obrigado por comentar! Eu comprei essa lente usada aqui no Brasil mesmo, eu gosto muito da qualidade dela, o vidro é muito bom e a lente muito bem construída, sei que a Sigma é uma bela lente e que a 35mm 1.8 também é, mas ela não fica atrás não viu? Como comprei aqui no Brasil em estado de nova com um preço bastante interessante acabou valendo a pena!


brunoamianti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2016, 14:05:24



Olá, tudo bem? Obrigado por comentar! Eu comprei essa lente usada aqui no Brasil mesmo, eu gosto muito da qualidade dela, o vidro é muito bom e a lente muito bem construída, sei que a Sigma é uma bela lente e que a 35mm 1.8 também é, mas ela não fica atrás não viu? Como comprei aqui no Brasil em estado de nova com um preço bastante interessante acabou valendo a pena!

Interessante!

Eu queria muito uma lente e-mount com um FOV de 24mm e 1.8 , porém, so existe a Zeiss disponível e o preço dela é bem acima do meu orçamento! =(

Suas fotos são muito bacanas, quero ver alguém falar que um sensor crop com uma lente dessas não serve para trabalho profissional


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2016, 07:56:31
Interessante!

Eu queria muito uma lente e-mount com um FOV de 24mm e 1.8 , porém, so existe a Zeiss disponível e o preço dela é bem acima do meu orçamento! =(

Suas fotos são muito bacanas, quero ver alguém falar que um sensor crop com uma lente dessas não serve para trabalho profissional

Fico feliz que tenha gostado, essa semana darei umas voltas com ela e a Sony e posto mais algumas.

Me parece que tem alguns anúncios da 30mm da Sigma, tanto aqui nos Classificados do fórum como no ML.



Zelson

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
    • Nelson Lins Fotografia
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2016, 13:47:56
Fico feliz que tenha gostado, essa semana darei umas voltas com ela e a Sony e posto mais algumas.

Me parece que tem alguns anúncios da 30mm da Sigma, tanto aqui nos Classificados do fórum como no ML.
Eu vi um anúncio desses da Sigma por 1200.
OK ela é boa mas achei exagerado.

Gosto das Sigma mas tudo que vi da Zeiss até hoje é muito superior...

www.nelsonlins.com



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2016, 13:54:07
Eu vi um anúncio desses da Sigma por 1200.
OK ela é boa mas achei exagerado.

Gosto das Sigma mas tudo que vi da Zeiss até hoje é muito superior...

www.nelsonlins.com

também achei Nelson.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2016, 11:48:42
Eu vi um anúncio desses da Sigma por 1200.
OK ela é boa mas achei exagerado.

Gosto das Sigma mas tudo que vi da Zeiss até hoje é muito superior...

www.nelsonlins.com

Mas você já experimentou essa Sigma 30mm f/1.4 especificamente? Ou está falando isso com base nas outras lentes da Sigma que vc conhece? Pergunto pq essa lente em específico está dando o que falar lá fora... O DxOMark cravou ela como a melhor prime já feita pra e-Mount (https://www.dxomark.com/Reviews/Sigma-30mm-f-1.4-DC-DN-C-lens-review-Sony-E-top-ranking-prime). Claro, há de se tomar cuidado sempre com essas análises bombásticas (o DxOMark tem umas coisas meio polêmicas...). Além disso, é sabido que essa lente apresenta um problema chato com aberrações cromáticas quando usada com abertura maior que f/2.8 em cenas de alto contraste e alta luminosidade... Mas mesmo assim,e ainda mais se for considerar o preço, não há nenhuma opção a par dela no mercado.

De qualquer forma, um amigo meu vai trazer uma dessas pra mim em breve! Consegui pegar numa promoção da Amazon por U$312,00 que bateu com uma viagem dele pra Chicago. Vou tentar testa-la bastante e, se possível, faço um review dela aqui pra todos poderem ver.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2016, 11:49:08 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2016, 12:02:48
Mas você já experimentou essa Sigma 30mm f/1.4 especificamente? Ou está falando isso com base nas outras lentes da Sigma que vc conhece? Pergunto pq essa lente em específico está dando o que falar lá fora... O DxOMark cravou ela como a melhor prime já feita pra e-Mount (https://www.dxomark.com/Reviews/Sigma-30mm-f-1.4-DC-DN-C-lens-review-Sony-E-top-ranking-prime). Claro, há de se tomar cuidado sempre com essas análises bombásticas (o DxOMark tem umas coisas meio polêmicas...). Além disso, é sabido que essa lente apresenta um problema chato com aberrações cromáticas quando usada com abertura maior que f/2.8 em cenas de alto contraste e alta luminosidade... Mas mesmo assim,e ainda mais se for considerar o preço, não há nenhuma opção a par dela no mercado.

De qualquer forma, um amigo meu vai trazer uma dessas pra mim em breve! Consegui pegar numa promoção da Amazon por U$312,00 que bateu com uma viagem dele pra Chicago. Vou tentar testa-la bastante e, se possível, faço um review dela aqui pra todos poderem ver.

Essa lente é boa sim, mas lembre-se que lente não é apenas sharpnesssssss... É por isso que eu gosto tanto da Zeiss e o Nelson idem.

Abraços !


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2016, 12:48:22
Essa lente é boa sim, mas lembre-se que lente não é apenas sharpnesssssss... É por isso que eu gosto tanto da Zeiss e o Nelson idem.

Ahhh sim, tem todo o caráter mais particular... a forma de renderizar o bokeh, as cores, o contraste... Entendo a preferência de vocês.
Mas a realidade é que qualquer Zeiss pra e-Mount APSC custa, no mínimo, o dobro dessa Sigma... Então, pra um amador/principiante como eu, não há nem o que pensar na hora de escolher. Quem sabe quando minha técnica estiver mais apurada e eu puder me dedicar mais, bem como quando o valor da lente não for mais tão pesado no meu orçamento, eu me dê o luxo de buscar essas coisas a mais que uma Zeiss oferece. Por enquanto, acho que o que eu mais preciso são horas de vôo!  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.954
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2016, 12:52:58
Ahhh sim, tem todo o caráter mais particular... a forma de renderizar o bokeh, as cores, o contraste... Entendo a preferência de vocês.
Mas a realidade é que qualquer Zeiss pra e-Mount APSC custa, no mínimo, o dobro dessa Sigma... Então, pra um amador/principiante como eu, não há nem o que pensar na hora de escolher. Quem sabe quando minha técnica estiver mais apurada e eu puder me dedicar mais, bem como quando o valor da lente não for mais tão pesado no meu orçamento, eu me dê o luxo de buscar essas coisas a mais que uma Zeiss oferece. Por enquanto, acho que o que eu mais preciso são horas de vôo!  :D

Essa lente é ótima, pensei nela como primeira opção para esse range na época de aquisição, só estou lhe dizendo que a lente não é boa apenas por ser nítida, independente da marca ou modelo.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2016, 22:17:14
Essa lente é ótima, pensei nela como primeira opção para esse range na época de aquisição, só estou lhe dizendo que a lente não é boa apenas por ser nítida, independente da marca ou modelo.

Sim sim, eu entendi! É que fiquei pensando nessa história de eu fazer um review da lente e cheguei à conclusão que antes disso eu preciso tirar fotos mais consistentes, como as suas deste review... E que isso passa muito mais por estudo e prática do que por qual lente eu vou usar.  Até pq senão o meu review não vai servir de nada, pois ninguém vai conseguir ver o potencial da lente em si, hahaha!

Abraço!