Autor Tópico: Qual a função do asterisco na câmera ?  (Lida 6121 vezes)

Rafa Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Outubro de 2016, 23:36:54
Preciso da compreensão de todos os participantes, parece um tópico meio absurdo mas tenho essa duvida e acho o fórum o melhor lugar para pedir ajuda.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2016, 00:06:10
Nas Canon ela eh a trava da fotometria automatica, caso voce esteja usando uma das medicoes centrais e queira reenquadrar a imagem depois de fotometrar.

Na minha 5D eu configurei esse botao pra ser o AF, e o disparador eh que faz a fotometria. A mesma ideia, soh que invertida.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2016, 00:15:54
Preciso da compreensão de todos os participantes, parece um tópico meio absurdo mas tenho essa duvida e acho o fórum o melhor lugar para pedir ajuda.

Sem querer ser o chato mas já sendo: o manual explica direitinho para que servem todos os botões da câmera, inclusive esse  :ok:

Não se iluda, a leitura completa do manual é absolutamente necessária para que você conheça todos os recursos do seu equipamento.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 00:16:20 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Dorglao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:09:53
Sem querer ser o chato mas já sendo: o manual explica direitinho para que servem todos os botões da câmera, inclusive esse  :ok:

Não se iluda, a leitura completa do manual é absolutamente necessária para que você conheça todos os recursos do seu equipamento.

Não estou citando o criador do tópico, mas tem um monte de gente que tem preguiça de ler o manual e me pergunta isso ou aquilo... ai eu falo: vc leu o manual? e 99% é a mesma resposta.... não rsrsr  :ponder:
60D / 6D / 5D Mark I / 50mm 1.8 / 17-40mm 4.0 / 70-200mm 2.8


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:32:18
As vezes a pessoa não tem o manual da camara e nem a manha de encontrá-lo na net, e aí?

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:36:52
As vezes a pessoa não tem o manual da camara e nem a manha de encontrá-lo na net, e aí?

Não ter o manual físico é bem possível, mas não saber entrar no Google e digitar o modelo da câmera e a palavra 'manual'? Duro de acreditar...  :D

Aliás, manual físico é para quem gosta de sofrer. A primeira coisa que faço quando compro qualquer equipamento mais complexo é baixar o manual em PDF, os físicos nunca sequer saem do plástico.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 14:39:39 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.463
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:57:13
As vezes a pessoa não tem o manual da camara e nem a manha de encontrá-lo na net, e aí?

Site do fabricante > suporte > downloads

Ou google manual camera download

Também acho meio complicado não acharem manuais de câmeras digitais, a não ser que sejam muuuuito obscuras.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2016, 15:56:35
Site do fabricante > suporte > downloads

Ou google manual camera download

Também acho meio complicado não acharem manuais de câmeras digitais, a não ser que sejam muuuuito obscuras.

Já que o calor está grande e eu não consigo fazer mais nada além de escorrer no espaço-tempo, vamos lá :D

Minha canon t5, por exemplo, não tem esse botão asterisco. Então tem que ver a situação certinho.

Por outro lado, acabei de receber uma canon eos 300 de filme que tem esse botão. Procurei o manual no site da canon brasil e até parece, ATÉ PARECE, que eu encontraria um manual de camera antiga lá.

A maior parte dos fabricantes, seja lá do que for, não liga pra equipamento antigo e nem se dá ao trabalho de manter infos nos sites. Achei o manual depois porque meu google fu é satisfatório.

A questão é que a gente nunca sabe a situação. As vezes o caboclo acabou de achar uma camara no lixo e quer sair clicando, ou então tem acesso limitado a internet pra baixar um pdf de 5mb e tá com pressa de usar a camara. Pode ser qualquer coisa.

A questão é ajudar, fórum é pra isso, eu imagino. Logicamente pode ser preguiça também :ponder:

enfim, é isso :assobi: :hysterical:




"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:06:25
A questão é ajudar, fórum é pra isso, eu imagino. Logicamente pode ser preguiça também :ponder:

Normalmente, eu diria que em 99,75% das vezes, é esse o caso  :hysterical:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2016, 18:00:19
É para clicar e colocar uma informação adicional na foto, mais ou menos como quando você usa para escrever um artigo, etc


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.463
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:23:45
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 21:24:56 por AFShalders »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2016, 01:05:03
Parabéns, Amigos !
Melhor procurar respostas fora do fórum, mesmo. Aqui não é lugar pra aprender não !

Vá ler o manual seu preguiçoso !!!!!
Aproveita pra ler a bíblia e o Aurélio também !


PS. Entrando no time da intolerância.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:22:19
Roberto, 5 segundos no google:

http://www.canon.pt/support/consumer_products/products/cameras/digital_slr/eos_300d.aspx

hahaha

Not so fast! :D Não é esse modelo, é a analógica eos300 date, :hysterical:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:35:50
Ler o manual sempre ajuda. Mas é um saco e o fórum pode servir pra tirar dúvidas bestas.
Quem se importa, quem se incomoda com as dúvidas bestas, que não responda. SIMPLES ASSIM!
O Roberto não pediu ajuda de nenhum membro especificamente, ninguém tem obrigação de responder nada...
Se acha a pergunta muito simples pro seu intelecto avançado, cale-se.
Acho de péssimo tom e até falta de educação ficar esculachando um membro por que ele perguntou algo que se julgue bobo ou simples demais. Fora que afasta as pessoas daqui.

Roberto, achei o manual da tua câmera no Sr. Google.
Talvez tenha lá: http://www.cameramanuals.org/canon_pdf/canon_eos_rebel_2000_300.pdf
Mas, nas digitais, serve pra várias coisas (depende da config que fizer) - medição de exp., bloq de exp, AF, entre outros.

PS.: Fiquei curioso e já pesquisei no manual.. PG 51 - Serve pra medição de exp.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 14:38:24 por nandoespinosa »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:10:52
Só lembrando aos defensores dos "frascos e comprimidos" que o autor do tópico sequer mencionou o modelo da câmera, o que impediu o meu procedimento padrão, que é mesmo mandar ler o manual, mas colocando o link para o PDF e até mesmo mostrando em que página está a informação.

O fórum é "lugar para aprender", mas é muito mais produtivo ensinar como obter a informação. Dar de bandeja só incentiva a pessoa a permanecer nesse procedimento, afinal por que ela irá se dar ao trabalho de procurar se pode sempre perguntar no fórum, por mais simples que seja a dúvida?

E eu concordo que "procurar no manual é um saco", mas exclusivamente nos manuais em papel. Em um manual em PDF é facílimo, basta digitar a palavra desejada no campo de busca e todas as ocorrências dela serão mostradas. A única desculpa nesse caso seria não ter um computador para fazr isso, mas se assim fosse também não poderia postar no fórum...  :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!