Autor Tópico: Como tirar foto dentro da água?  (Lida 3235 vezes)

felipeaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Adoro fotos para uso em marketing
Online: 02 de Dezembro de 2016, 11:59:32
Pessoal, fui contratado para fazer fotografias para um novo e-commerce que será lançado em 2017, mas estou com uma dúvida até que curiosa. O cliente precisa de fotos de piscinas, até aí tudo bem. Mas algumas fotos precisarão ser feitas dentro da piscina, para registrar luzes de led no fundo, dentro da água.

Nesses casos, como vocês fazem? Nunca pensei em pegar um trabalho assim. Há acessório para eu possa mergulhar as máquinas fotográficas com segurança? Dependendo da situação, tem uma máquina específica que seja a prova de água para fazer esse tipo de trabalho? É que eu realmente nunca fiz esse procedimento.

Aguardo sugestão e solução para esse minha dúvida.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2016, 12:15:40 por Elder Walker »
Jornalista


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2016, 12:15:10
Existem sim câmeras a prova d'água, geralmente aquelas de aventura, com sensor pequeno etc... e existem caixas estanque (cases) específicos para modelos de câmeras normais, inclusive DSLRs.

Qual sua câmera? Quanto pode investir nisso?

Aqui um exemplo de caixa estanque para Canons da familia 5D: https://www.bhphotovideo.com/c/product/1167421-REG/ikelite_6871_04_underwater_housing_with_ttl.html
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2016, 12:22:24
Posta ao menos uma foto do que quer fazer, para que possamos entender melhor.
Não encontrei no site nenhuma feita embaixo d'água.
Mas imagino que querias "mergulhar" a câmera para fotografar abaixo da linha d'água.
Existem caixas estanque pra isso. Mas são realmente caras, para usar num só trabalho.
Podes tentar usar um aquário. Se bem construído, ele pode ser inserido na água e a câmera conseguirá fotografar de dentro dele.. Entendeu?  :ponder:
Também pode tentar aqueles sacos estanque pra câmeras.. Mas eu tenho maior medo daquela porcaria deixar entrar água e molhar a câmera.. Como teu ambiente será bem controlado, dá pra ficar de olho e evitar maiores danos.
Enfim tem muitas opções. Mas se soubermos o resultado que espera, será mais fácil tentar ajudar.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2016, 12:24:44
Pesquisa Outex Brasil. Produto muito bom e bem mais barato que caixas estanque tradicionais.
Já usei em piscina e mar sem problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2016, 12:29:40
Pesquisa Outex Brasil.
Já levou por mar, d_acqua?
Sorry pelo off topic ;)


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2016, 16:11:17
Já. Nunca usei em condições de mergulho profundo, com cilindro e tals. Mas pra entrar, mergulhar, levar uns caldos, sem problema.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2016, 17:30:14
Já. Nunca usei em condições de mergulho profundo, com cilindro e tals. Mas pra entrar, mergulhar, levar uns caldos, sem problema.

Aproveitando: E o acesso às configurações da câmera, é tranquilo? Desde já, grato
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2016, 17:52:16
Elder já falou as opções. Tem câmeras à prova dágua, tem caixa estanque (podem ser feitas sob encomenda, sob medida), tem as opções tipo outex e outros cases.
Como não tenho qualquer foco avançado em fotografia sub, acabei optando por câmera à prova dágua. Tenho atualmente uma Lumix TS30.
Se for trabalho sério e houver necessidade de câmera reflex, talvez a caixa estanque seja a melhor opção.
Mas custa uma paulada.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2016, 22:39:09
Aproveitando: E o acesso às configurações da câmera, é tranquilo? Desde já, grato

Na 6D eu não conseguia mudar muita coisa não.  A câmera é grande e não sobra muito espaço pra vc ver o visor com clareza. Os comandos vc acessa, mas sem contato visual, pois está  com a câmera coberta, entende?
Agora com a Olympus EM5 II ficou bem melhor, pois consigo visualizar quase toda a traseira da câmera,  então é muito fácil ir mudando as configurações.
Mas o que faço é já escolher um setup de acordo com as condições da luz e procuro não mudar.
Se tiver Instagram da uma olhada lá nas minhas fotos. Tem no mar e na piscina. Pode ver na minha  página ou na deles também.
Daniel

Instagram: @danacqua


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2016, 11:54:57
Caixa estanque só se for pra mergulho, por causa da pressão. Pra piscina é um exagero.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2016, 00:14:05
Sugestão para foto em baixo d'água com gravação em RAW, com acesso a foto macro, etc:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=123713.msg1278157
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2016, 09:50:36
Sugestão para foto em baixo d'água com gravação em RAW, com acesso a foto macro, etc:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=123713.msg1278157

Queremos atualizações nesse tópico, hehe.


Dorglao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2016, 09:54:12
Bom dia, quando eu trabalhava em uma agência editando imagem um fotógrafo necessitava fazer fotos de modelos em piscina, ele usou um aquário, onde uma pessoa segurava o aquário com a máquina dentro, ele usou controle remoto... ficaram muito boa as fotos com um custo 0 já que tínhamos o aquário... claro sempre mantendo a parte superior fora da água  :D
60D / 6D / 5D Mark I / 50mm 1.8 / 17-40mm 4.0 / 70-200mm 2.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2016, 11:29:55
Queremos atualizações nesse tópico, hehe.

Recebi a grande angular tb . So me resta a caixa estanque, que penso a respeito por conta de proteção contra água salgada, mas reluto por conta do volume extra. No domingo passado fiz uma trilha (subida do Morro dois Irmãos com acesso pelo Vidigal) e levei apenas a TG-4 e o celular. De lá deve ter foto legal para acrescentar lá naquele tópico, mas da grande angular só fiz testes aqui em casa mesmo (ela chegou nesta sexta). Acabo de ver aqui no celular a posição das fotos, que mostra o caminho seguido. À direita (acima) parte da Rocinha e à esquerda (abaixo) parte do Vidigal. Tem uma vista belíssima da Zona Sul e São Conrado (também do mar), mas postarei mais informações e fotos lá



Destas deve ter algum bom.exemplo a postar

(Interessante que o TapaTalk coloca uma imagem em um servidor deles e posta o link aqui, bem prático)
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 11:43:09 por jauvane »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2016, 16:44:03
Recebi a grande angular tb . So me resta a caixa estanque, que penso a respeito por conta de proteção contra água salgada, mas reluto por conta do volume extra. No domingo passado fiz uma trilha (subida do Morro dois Irmãos com acesso pelo Vidigal) e levei apenas a TG-4 e o celular. De lá deve ter foto legal para acrescentar lá naquele tópico, mas da grande angular só fiz testes aqui em casa mesmo (ela chegou nesta sexta). Acabo de ver aqui no celular a posição das fotos, que mostra o caminho seguido. À direita (acima) parte da Rocinha e à esquerda (abaixo) parte do Vidigal. Tem uma vista belíssima da Zona Sul e São Conrado (também do mar), mas postarei mais informações e fotos lá



Destas deve ter algum bom.exemplo a postar

(Interessante que o TapaTalk coloca uma imagem em um servidor deles e posta o link aqui, bem prático)

oxe, se a câmera é à prova de quase tudo, pra quê uma caixa estanque só pra proteger de água salgada?