Erich, como o Felipe disse, isso mesmo, vc tem que usar as mesmas configurações para todos os quadros, senão vai dar esses problemas no encaixe.
O Waldyr outro dia postou um tópico bem didático de como fotografar e construir panoramicas, acho que vale dar uma procurada.
Para cenas com muita variação de luz ( como as que aparece o sol ) é meio chatinho mesmo.
Eu geralmente faço duas exposições em cada quadro, ( uma sequencia de subs e outra de supers ) uma para as altas e outra para as sombras, depois trato elas no Lr e exporto pra no Ps fazer uma fusão ( mais ou menos como uma HDR, substituindo as partes estouradas pela informação contida na subexposta ), porém ressalto que tento equilibrar ambas no Lr ( revelando detalhes nas subexpostas e revelando detalhes nas superexpostas ), pois quando ai vou fazer a fusão elas já estão mais próximas.
Salvo os novos arquivos ( os novos HDR ) e mando fazer a junção no Photomerge ( ferramenta do Ps ) selecionando as funções de retirar a vinheta, ajuste de distorção e tudo mais que tiver, isso tbm vai minimizar as diferênças entre os quadros.
Não sei se me fiz entender...
Entendi sim, Raphael. Eu vi a postagem do Waldyr, mas não lembro se ele falou sobre esse lance das exposições, vou dar uma olhada de novo depois. Eu abri direto no Photomarge, não passei no Lr não. Mas acho que no meu caso mesmo passando pelo Lr antes não ia ajudar muita coisa não.
Acho que o que falta pra mim é relaxar na hora da captura. Fico muito nervoso na hora, essa sua ideia de fazer fotos sub e depois supers é algo logico, mas na hora ou antes não consigo pensar, me falta experiência, te agradeço, acho que agora deu pra fixar legal. Tentarei em uma próxima. Vou fazer isso, usar as mesmas configurações de abertura, velocidade e ISO iguais, modificando só o foco.
Valeu!
E os gringos estão por aí, ganhando fortunas ensinando essas coisas.
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Onde, Carlos?
Aprender nunca é demais, e aprender com quem sabe na minha opinião é ideal.
Fórum ajuda, ler ajuda, assistir videos ajuda, mas ter contato pessoal durante um curso, workshop, seja lá o que for, com um fotógrafo experiente, no meu caso é onde eu consigo aprender mais.
Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo(
), isso aconteceu no WS do Waldyr, foi um divisor de águas pra mim. Não sai de lá um Sebastião Salgado, mas sai mais consciente, muita coisa que eu fazia por fazer, comecei a fazer consciente.
Nunca vou julgar um cara que ganha dinheiro fazendo ou ensinando fotografia, faz quem quer. Eu já consigo identificar quando vale a pena ou não. Já fiz WS que o fotógrafo que estava ensinando não sabia usar uma lente analógica, me senti lesado e minha soberba me levou a pensar que eu era melhor do que ele, mas aprendi e isso me faz concordar em partes com você. Então hoje se eu for fazer um curso ou WS pesquiso muito antes de investir.