Pontuei porque essa considero essa noção interessante. A da fotografia que por si só tem força para se relacionar com o espectador, no sentido da relação exclusiva do indivíduo só com a imagem. Tudo acaba ficando mais complexo e perde-se uma certa "pureza" nesta relação quando se somam outras noções como conhecer mais sobre a personalidade do autor, ou explicações sobre o contexto da foto, ou ainda comentários de terceiros sobre a personalidade do autor.
Quanto a serie eu já assisti alguns episódios, e é bem bacana ver todo o processo de produção desses designers, o detalhamento, a percepção, os princípios, os propósitos e toda analise e estudo até o momento das decisões!!!
Eu so quis falar do fotografo, pq acho tediande e meloso demais o tanto de sentimentalismo na maneira que ele fala. Foi o epsodio que menos gostei por causa disso. Em renhum momento quis relacionar isso com o trabalho dele, somente quis falar da experiencia assistindo ele.
Eu falei que o trabalho dele eh legal justamente para nao virem com a pre conclusao que eu esteja querendo falar do trabalho dele, quando falei dele ser meloso.
Agora, quanto a percepcao de qualquer trabalho existem duas percepcaoes, a do criador e a do expectador. Para entender o trabalho na perspectiva do criador e da propria historia, eh preciso entender a personalidade, historia e visao de mundo do criador. Isso significa compreender a obra.
Ja para ter sua exclusiva experiencia e percepcao sobre uma criacao, nesse caso nenhuma outra informacao eh preciso, ja que para isso nao eh preciso compreender a obra em si, apenas observar pela perspectiva individual do expectador.
Certas apreciacies so eh possivel na base de algumas informacoes. Quem gosta de alguma obra sempre tera algum interessa em saber sobre o criador, epoca da obra e suas influencias. Quem nao gosta de uma obra nao vao querer perder tempo com informacoes sobre tal obra, nem tera interesse em compreender tal obra.
Gostar e nao gostar nao eh sinonimo de compreencao e nao compreencao, ou apreciacao e nao apreciacao, da obra.