Autor Tópico: Full Frame versus Crop - a Fujifilm calou essa polêmica?  (Lida 11092 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:33:53
Caramba, gente, tem capa de revista sendo feita com iPhone. Vocês acham realmente relevante ainda discutir isso? Move on!

Cada caso é um caso. Qualquer um que disser que sua câmera/marca/formato é "melhor" sem analisar o contexto vai estar sendo um mero bufão.

Afinal, se apenas tamanho do "sensor" fosse relevante todos estariam usando as máquinas enormes do Clyde Butcher.


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:37:23
Sim, Raphael, sem sombra de dúvidas. Tudo o que você disse é verdadeira. O que realmente me intrigava era a pessoa isolar a qualidade de imagem em torno da questão "área do sensor". Para essas pessoas, era apenas este o fator primordial que resumia a questão toda. Mais nada era discutido, apenas bastava que o sensor fosse FF e não fosse crop.

Mas, de repente aparecem as câmeras Fuji mirrorles com look vintage com sensor crop, os gringos começam a usar bastante, a moda vem ao BR, ganha os casamentos e com um passe de mágica nenhuma dessas pessoas que citei falam mais sobre bokeh e iso altíssimo. Agora o que importa é a tecnologia do sensor, não mais seu tamanho...

No fundo eu acho isso tudo hilário.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 09:39:56 por João Mello »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:45:24
Caraca, q povo chato, auhuahau.

Enfim, como o colega comentou lá na primeira página, tem a questão da MODINHA e a questão da Fuji patrocinar alguns fotógrafos formadores de opinião, criando uma onda levando a muitos seguidores também optarem por trocar de sistema. Mas não é só isso, é inegável que as Fuji estão entregando uma qualidade de imagem que se equipara a uma boa FF, um sistema de foco muito bom e várias tecnologias que o pessoal quer/precisa.

Ou seja, é um conjunto de coisas que fez essa onda Fuji crescer.
Só que assim, a Fuji provavelmente investiu muita grana em P&D pra elaborar esse sistema e construiu um sensor CROP que é pau a pau com as FF atuais. Então eu acredito que a briga antiga de FF x Crop exista com razão, pq as líderes do mercado Canon e Nikon não investem tanto nos sensores CROP (talvez por estratégia de mercado, nunca saberemos) e deu margem a essas discussões.

Vou dar um exemplo besta, eu usava uma 60D e depois migrei pra 5Dc. Cara, a tecnologia da 5D está anos defasada em relação à 60D (2005 vs 2010, no mundo da tecnologia é MUITA coisa) e SIM ela me entrega imagens melhores, nitidez melhor, desempenho melhor em ISO alto até onde ela aguenta... Esse tipo de diferença sustenta sim a discussão, mas quando a empresa decide chegar matando o pau e mostrando a cobra  :ponder:, como fez a Fuji, ela consegue quebrar esses argumentos investindo grana e pesquisa em um produto que é REALMENTE bom
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 09:47:47 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:46:48
Caramba, gente, tem capa de revista sendo feita com iPhone. Vocês acham realmente relevante ainda discutir isso? Move on!

A discussão que propuz não é sobre tamanho de sensor propriamente dito. A discussão que propuz é sobre o passe de mágica que aconteceu na mente nos defensores árduos do tamanho do sensor FF (que agora nem citam mais tamanho de sensor com as Fuji. Tudo mudou e de repente usar crop é maravilhoso).

Gente, releiam meu primeiro post, por favor. Alguns não estaot entendendo muito bem o que escrevi. :no:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 09:52:12 por João Mello »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:46:50
Casamento e uma área de modinhas que nem sempre levam critérios técnicos em primeiro plano, são Maria vai com as outras.

Tempos atrás um amigo meu que vende fuji percebeu que começou a ter um surto de interesse por uma lente (que nem era lançamento). Ele foi atrás para ver o que tinha acontecido e viu que um desses palestrantes/youtubers idolatrados pelo pessoal de casamento tinha dito que aquela lente é a melhor coisa que poderiam comprar.

Se uma hora dessas um ou dois modinhas disserem que a Nikon DF é a melhor para casamentos o rebanho inteiro vai atrás.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:50:19
Casamento e uma área de modinhas que nem sempre levam critérios técnicos em primeiro plano, são Maria vai com as outras.

Tempos atrás um amigo meu que vende fuji percebeu que começou a ter um surto de interesse por uma lente (que nem era lançamento). Ele foi atrás para ver o que tinha acontecido e viu que um desses palestrantes/youtubers idolatrados pelo pessoal de casamento tinha dito que aquela lente é a melhor coisa que poderiam comprar.

Se uma hora dessas um ou dois modinhas disserem que a Nikon DF é a melhor para casamentos o rebanho inteiro vai atrás.

 :hysterical: :hysterical: pior que é verdade, é bem assim mesmo.
Assim como aconteceu com a Nikon D750, teve um surto de "influenciadores" dizendo que era a melhor camera para casamentos. Teve gente mudando de sistema por causa disso
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 09:51:20 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:56:42
Cara, não sei qual é a birra aqui. Antigamente era fato que os sensores FF estavam muito à frente dos cropados, principalmente em temros de ISO alto e tamanho da imagem em pixels. Então, quem precisava de um ISO6400 com qualidade e impressões muito grandes, tinha que ir pra FF.

Hoje em dia a coisa mudou, a qualidade dos sensores cropados é quase tão boa quanto dos FF em ISOs altos, e em muitos casos, sensores cropados produzem imagens maiores que sensores FF. Então qual o problema da pessoa mudar de ideia e passar a usar cropado? Não entendi a birra. Qual o problema da pessoa mudar de ideia?

E concordo com o sri_canesh, casamento tem muita modinha mesmo, então essas coisas acontecem. Mas ainda assim, não vejo mal nisso, principalmente se for pra acabar com essa noção de "só FF presta"


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:10:49
A discussão que propuz não é sobre tamanho de sensor propriamente dito. A discussão que propuz é sobre o passe de mágica que aconteceu na mente nos defensores árduos do tamanho do sensor FF (que agora nem citam mais tamanho de sensor com as Fuji. Tudo mudou e de repente usar crop é maravilhoso).

Gente, releiam meu primeiro post, por favor. Alguns não estaot entendendo muito bem o que escrevi. :no:

Propus


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:34:37
Opinião de fotógrafo "Youtuber" tem que tomar cuidado. A maioria é leviana.

Participo de alguns grupos desses fotógrafos no Facebook, e a maioria passa a ideia de que fotógrafo profissional precisa ter uma câmera FF. E a maioria dos seguidores acreditam.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:39:33
Sim, Raphael, sem sombra de dúvidas. Tudo o que você disse é verdadeira. O que realmente me intrigava era a pessoa isolar a qualidade de imagem em torno da questão "área do sensor". Para essas pessoas, era apenas este o fator primordial que resumia a questão toda. Mais nada era discutido, apenas bastava que o sensor fosse FF e não fosse crop.

Mas, de repente aparecem as câmeras Fuji mirrorles com look vintage com sensor crop, os gringos começam a usar bastante, a moda vem ao BR, ganha os casamentos e com um passe de mágica nenhuma dessas pessoas que citei falam mais sobre bokeh e iso altíssimo. Agora o que importa é a tecnologia do sensor, não mais seu tamanho...

No fundo eu acho isso tudo hilário.


Seguinte: Hoje a Fuji tá pagando mais pros fotógrafos de casamento falarem bem das cameras deles. Aí tá todo mundo vendendo 5d mark III e lente L, pra dizer que agora usa Fuji.
Segundo eles, as Fuji tem/são:

-ISO alto lindo, qualidade excelente igual das fufreime
-Velocidade de AF maravilhosa, igual das DSLR
-EVF fantástico, melhor que dos OVF porque vc já ve a exposição como vai ficar
-Peso menor, mais fácil de carregar, etc.

Se daqui um mês a Canikon pagar os fotógrafos pra voltar a falar bem das DSLR FF, aí logo eles vão vender as mirroless pra voltar pras DSLR.
Porque segundo eles, as DSLR tem/são:

-ISO muito superior a qualquer sensor cropado do universo.
-Velocidade de AF estupidamente melhor que os sistemas dslr
-visor otico muito melhor e mais fiel que os eletronicos, mais confiável e de acordo com as "origens"
-Camera maior, mais pesada, dá a impressão de ser "mais profissa", a galera respeita mais...

Se eu ganhasse da Tekpix metade do que eles ganham pra elogiar as Fuji, também falaria bem dela, rsrsrsrs...

EM TEMPO: Antes que os "maria-vai-com-as-outras" paga-pau de Fuji me crucifiquem, vejam que não critiquei vosso idolatrado sistema. Foi apenas um comentário mercadológico sobre o que acontece!  :D

Caraca, q povo chato, auhuahau.

Enfim, como o colega comentou lá na primeira página, tem a questão da MODINHA e a questão da Fuji patrocinar alguns fotógrafos formadores de opinião, criando uma onda levando a muitos seguidores também optarem por trocar de sistema. Mas não é só isso, é inegável que as Fuji estão entregando uma qualidade de imagem que se equipara a uma boa FF, um sistema de foco muito bom e várias tecnologias que o pessoal quer/precisa.

Ou seja, é um conjunto de coisas que fez essa onda Fuji crescer.
Só que assim, a Fuji provavelmente investiu muita grana em P&D pra elaborar esse sistema e construiu um sensor CROP que é pau a pau com as FF atuais. Então eu acredito que a briga antiga de FF x Crop exista com razão, pq as líderes do mercado Canon e Nikon não investem tanto nos sensores CROP (talvez por estratégia de mercado, nunca saberemos) e deu margem a essas discussões.


Casamento e uma área de modinhas que nem sempre levam critérios técnicos em primeiro plano, são Maria vai com as outras.

Tempos atrás um amigo meu que vende fuji percebeu que começou a ter um surto de interesse por uma lente (que nem era lançamento). Ele foi atrás para ver o que tinha acontecido e viu que um desses palestrantes/youtubers idolatrados pelo pessoal de casamento tinha dito que aquela lente é a melhor coisa que poderiam comprar.

Se uma hora dessas um ou dois modinhas disserem que a Nikon DF é a melhor para casamentos o rebanho inteiro vai atrás.

CAra, sou de Maringá, PR. E aqui temos o André Mansano, um baita de um fotógrafo, manja PRA CARAMBA, vende bem, etc. O cara é FODA. (VEJAM BEM QUE NÃO TO CONDENANDO ELE, OK?

Pois bem. Vendeu 5d mark III, lente L, e o escambau. Tá usando Fuji.

Depois que ele apareceu fazendo um video/podcast/seilaoque "falando do uso Fuji em casamentos", um monte, mas UM MOOOONTE de gente tá vendendo suas Canikon FF e lentes top, pra ir pra Fuji. E ninguém deu argumentos como o daquela usuaria do forum, que disse que PRECISAVA de um sistema mais leve.

Tá todo mundo trocando porque fulano e ciclano fizeram, rsrsrsrsrsrs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:55:19
A evolução acontece, opiniões mudam e a roda da tecnologia vai se ajustando... por muito anos as grandes trataram a sua linha APS-C como um passo intermediário para as FF.
A evolução dos sensores foi lenta e sem grandes inovações - vide na Canon - Rebel T1 até T5
As lentes para APS-C na canon de forma geral escuras, construção simples e mesmo as tops como a 17-55 - sem o glamour de ser L, já que somente levava esta denominação as lentes EF.

Enfim, o marketing e a diferença que existia entre os resultados finais FF e APS-C - levou ao conceito predominante.

A concorrência chegou e resolveu desenvolver sistemas e lentes com excelência de qualidade, independente do tamanho do sensor - vide M4/3 e Fuji.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:55:19
É por isso que eu vejo com cetisismo algumas opiniões aqui do fórum em relação à equipamentos, atualmente podemos expandir o raciocínio para:


- Lentes Sigma não prestam;
- Câmera de entrada não serve pra nada, só quebra-galho;
- Fuji é modinha;
- Sony não presta.


Aí você sai desse mundo aqui, dá um rolé por aí, compra uma porrada de lente sigma, usa uma câmera de entrada da Nikon (CROP), compra uma Fuji, usa uma Sony e descobre que é tudo balela.


A galera tem que parar de criar mitos e regras. Eu geralmente sou crucificado aqui por questionar e defender fazer "mais com menos".
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 10:56:36 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 11:00:22
Sobre a Fuji agora:


    - A Canon e a Nikon pagam vários fotógrafos pra falar bem de seus equipamentos, a Canon pagou logo uma série (Tales by Light) e colocou no Netflix. Não há nada de errado nisso, é mercado.


    - A Fuji investiu e fez o que a Nikon e a Canon poderiam ter feito, criou logo um set com lineup robusto pra APS-C e pronto, o que faz diferença são as lentes, não o sensor, a Nikon e a Sony já entregavam em APS-C qualidade com ISO alto, mas a Fuji foi além, criou lentes claras, estabilizadores excelentes e meteu nas APS-C, você consegue fotografar em 1/30 em eventos com uma lente 2.8 muito boa e nítida e ainda tem o sensor que aguenta a porrada bem até 6.400, o resultado nem preciso falar né?


     Nem tudo obviamente são flores, a Adobe ainda não trata o RAW em 100%, existem algumas questões de compatibilidade e a GFX ainda não tem ferramenta pra tratar RAW.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 11:22:23
Acompanhando pra ver se começam a se matar :snack: :hysterical:


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 11:57:18
Opinião de fotógrafo "Youtuber" tem que tomar cuidado. A maioria é leviana.

Participo de alguns grupos desses fotógrafos no Facebook, e a maioria passa a ideia de que fotógrafo profissional precisa ter uma câmera FF. E a maioria dos seguidores acreditam.

Pode crer.
Eu procuro me afastar bastante desses youtubers casamenteiros. Coincidentemente são os mesmos que levam um mar de seguidores em suas palestras e workshops sobre "fotografia motivacional" e sobre como não desistir dos seus sonhos.