Autor Tópico: Lentes manuais antigas para Nikon FX  (Lida 8036 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 21 de Março de 2017, 17:47:55

Uma das coisas que gosto nos fóruns que frequento é a diversidade de opiniões e isso torna a conversa muito mais agradável. Conversar sempre com quem tem as mesmas opiniões é um saco , razão primordial pela qual nenhum de meus amigos mais chegados e fotógrafo.

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.471
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #61 Online: 21 de Março de 2017, 18:01:54


Não foi algo dirigido a você. Foi um comentário em linhas gerais.

Acho que esses alertas tem que ser dados quando alguém como o colega acqua pode se dar mal comprando uma lente que pode danificar o acoplador de abertura da D610 dele. Acho que é obrigação minha como veterano no fórum expor esse tipo de informação quando um monte de pessoas acham que não tem problema nenhum. Novamente, é em linhas gerais. Não é porque sempre funcionou para alguém que não ira causar uma baita dor de cabeça para outros.

Insisti várias vezes nesse ponto, copiando informações da própria Nikon aqui e os dois ai falando que nunca tiveram problemas e tal. O ponto não é se vocês tiveram problema ou não, e sim que eles existem e podem prejudicar alguem. Fica uma indução não proposital a subentender que não existem problemas e riscos de quebra e de perder uma boa grana.

Imagina se ele gasta mil dólares em uma 50/1.2 old school Nippon Kogaku pré ai e dá uma forçadinha para encaixar na D610 dele e quebra a câmera ? Quem se responsabiliza ?

Bem, acho que expus o ponto. Bola pra frente.  :ok:
« Última modificação: 21 de Março de 2017, 18:10:21 por AFShalders »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 21 de Março de 2017, 22:24:15

 :worship: .....  :ok:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #63 Online: 21 de Março de 2017, 23:29:25
Não foi algo dirigido a você. Foi um comentário em linhas gerais.

Acho que esses alertas tem que ser dados quando alguém como o colega acqua pode se dar mal comprando uma lente que pode danificar o acoplador de abertura da D610 dele. Acho que é obrigação minha como veterano no fórum expor esse tipo de informação quando um monte de pessoas acham que não tem problema nenhum. Novamente, é em linhas gerais. Não é porque sempre funcionou para alguém que não ira causar uma baita dor de cabeça para outros.

Insisti várias vezes nesse ponto, copiando informações da própria Nikon aqui e os dois ai falando que nunca tiveram problemas e tal. O ponto não é se vocês tiveram problema ou não, e sim que eles existem e podem prejudicar alguem. Fica uma indução não proposital a subentender que não existem problemas e riscos de quebra e de perder uma boa grana.

Imagina se ele gasta mil dólares em uma 50/1.2 old school Nippon Kogaku pré ai e dá uma forçadinha para encaixar na D610 dele e quebra a câmera ? Quem se responsabiliza ?

Bem, acho que expus o ponto. Bola pra frente.  :ok:

Sim, falei que nunca tive problema com Nikon, mas também coloquei aqui a tabela do próprio manual da Nikon onde conta todas as lentes utilizáveis ou não. Sem contar outro links e informações. Realmente tem que se tomar cuidado, falando por mim, citei as lentes que não dariam como as pré Ai e algumas fisheye que acabam entrando demais podendo quebrar o espelho entre outros. É só voltar que está tudo aí pra traz.

Acho que outros colegas também deixaram claro que o sistema não é perfeito, todavia tomando os devidos cuidados ou mesmo lendo o manual (sim,  leio o manual da câmera) lá consta todas as lentes que se pode usar e quando você for adquirir uma é só consultar se determinada linha de lentes é compatível.

Não acho nada difícil esse sistema, mas como disse para alguns pode causar problemas e inconvenientes quando não se busca a informação corretamente.

No caso que você apresentou, quando a pessoa se propõem gastar 1000 dollars provável que ela fará uma pesquisa antes, seria um erro (em minha opinião) parecido como comprar um Dx pra Full Frame sem saber o que ia acarretar depois.



Quanto ao citado
O problema maior é que mesmo assim é confuso, principalmente na questão do uso das lentes antigas de foco manual. Quantas pessoas realmente sabem que as pré Ai não podem ser usadas em 99,9% nas Nikons que não sejam as Nikkormat ? Nem nas FM2 podem ser usadas sem modificação ! A chance de quebrar o anel que mede a abertura na câmera é imensa...

Eu acho um absurdo um corpo deixar de fotometrar por causa de um acoplamento mal projetado.

As Canons EOS fotometram sempre, independente do tipo de adaptador, tanto no modo A quanto P
Idem em todas as Micro 4/3, Fuji, Pentax, Sony. Só a Nikon tem essa frescura.
Perdoo totalmente a parte de confirmação de foco e foco automático. Mas não fotometria.

Bem, já expus ad nauseum o problema.



As lentes Pré-Ai são de antes de 1959, que outro sistema permite a utilização de praticamente todas as lentes construidas pela marca a partir da década de 60?  :ponder:

Realmente não entendi a defesa pela Canon, não posso falar dos outros sistemas porque não conheço bem, mas... não querendo ser redundante essa marca que " não tem frescuras" não permite a utilização de lentes antigas de modo algum, já que ela mudou todo o mont pela década de 90 salvo engano, então já deveria estar fora de comparação com a Nikon, que apesar de alguns casos específicos permite a utilização de uma gama enorme de lentes antigas. Que começam a datar de 1960 São quase 60 anos de uma mesma baioneta

Não quero transformar isso em uma guerra de marcas, só estou apresentando os fatos que conheço e que me fizeram escolher a Nikon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.471
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 22 de Março de 2017, 00:06:35
Augusto,

Longe de querer fazer uma guerra de marcas, mesmo porque isso não tem o menor sentido, embora eu veja aqui no fórum uma fascinação quase fanática por marcas, principalmente Canon e Nikon. Fazer o que né ?

O que comentei das Canon, Fuji, Olympus, Panasonic, Pentax e Sony é que elas continuam fotometrando com lentes manuais, mesmo que nem sejam do mesmo mount e a Nikon não faz isso direito nem com as dela mesma...

Mas você falou em não permitir o uso de lentes antigas, certo ? Qualquer uma das marcas acima, principalmente as mirrorless aceitam uma quantidade imensamente maior de mounts e lentes diferentes do que a Nikon e... Fotometram ! A própria Canon aceita muito mais adaptadores que a Nikon, não há nem o que comentar nisso. A Nikon não aceita praticamente nenhum adaptador, salvo para medio formato. Mas isso já é para outra conversa.

Aliás o mount Nikon-F Ai foi lançado em 1977 e o F mount original foi lançado em 1954.
Nenhuma lente do periodo entre 1959 e 1977 serve nos mounts das DSLRs sem modificações.

So de curiosidade, o mount K da pentax é de 1975, anterior, inclusive ao Ai da Nikon. E o K foi pensado em retrocompatibilidade total com o M42 atraves de um adaptador simples. O mount M42 é de de 1938 ...
Portanto, o sistema K, englobando o M42 abrange desde 1938 até hoje, e ainda por cima fotometrando perfeitamente.

O sistema F não é difícil. Nunca disse isso. Ele é capenga, passa a ideia de uma compatibilidade total que não existe. De que adianta o mount ter 500 anos ? No final, nada.

Óbvio que no exemplo que dei do cara comprar uma lente de $1000 e depois sifu porque deu pau com o corpo, certamente a pessoa deveria ter pesquisado mais. Mas e se a pessoa pesquisou aqui no forum ? Acaba se lascando, afinal o fórum não é uma referência ?

Só para informar, hoje em dia não uso nem Canon nem Nikon, meu sistema principal é Sigma SA e Fuji-X

A Nikon é uma excelente marca, mas tem que saber ler nas entrelinhas esse folclore todo que tem em torno do F Mount.


Aqui tem uma boa leitura sobre o mount:

https://www.cameraquest.com/aidaiais.htm
http://www.throughthefmount.com/articles_back_difference_ai_ais.html
http://www.throughthefmount.com/articles_back_olderlenses_dslr.html
« Última modificação: 22 de Março de 2017, 00:23:00 por AFShalders »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #65 Online: 22 de Março de 2017, 12:51:16
Augusto,

Longe de querer fazer uma guerra de marcas, mesmo porque isso não tem o menor sentido, embora eu veja aqui no fórum uma fascinação quase fanática por marcas, principalmente Canon e Nikon. Fazer o que né ?

O que comentei das Canon, Fuji, Olympus, Panasonic, Pentax e Sony é que elas continuam fotometrando com lentes manuais, mesmo que nem sejam do mesmo mount e a Nikon não faz isso direito nem com as dela mesma...

Mas você falou em não permitir o uso de lentes antigas, certo ? Qualquer uma das marcas acima, principalmente as mirrorless aceitam uma quantidade imensamente maior de mounts e lentes diferentes do que a Nikon e... Fotometram ! A própria Canon aceita muito mais adaptadores que a Nikon, não há nem o que comentar nisso. A Nikon não aceita praticamente nenhum adaptador, salvo para medio formato. Mas isso já é para outra conversa.

Aliás o mount Nikon-F Ai foi lançado em 1977 e o F mount original foi lançado em 1954.
Nenhuma lente do periodo entre 1959 e 1977 serve nos mounts das DSLRs sem modificações.

So de curiosidade, o mount K da pentax é de 1975, anterior, inclusive ao Ai da Nikon. E o K foi pensado em retrocompatibilidade total com o M42 atraves de um adaptador simples. O mount M42 é de de 1938 ...
Portanto, o sistema K, englobando o M42 abrange desde 1938 até hoje, e ainda por cima fotometrando perfeitamente.

O sistema F não é difícil. Nunca disse isso. Ele é capenga, passa a ideia de uma compatibilidade total que não existe. De que adianta o mount ter 500 anos ? No final, nada.

Óbvio que no exemplo que dei do cara comprar uma lente de $1000 e depois sifu porque deu pau com o corpo, certamente a pessoa deveria ter pesquisado mais. Mas e se a pessoa pesquisou aqui no forum ? Acaba se lascando, afinal o fórum não é uma referência ?

Só para informar, hoje em dia não uso nem Canon nem Nikon, meu sistema principal é Sigma SA e Fuji-X

A Nikon é uma excelente marca, mas tem que saber ler nas entrelinhas esse folclore todo que tem em torno do F Mount.


Aqui tem uma boa leitura sobre o mount:

https://www.cameraquest.com/aidaiais.htm
http://www.throughthefmount.com/articles_back_difference_ai_ais.html
http://www.throughthefmount.com/articles_back_olderlenses_dslr.html


Interessante essas informações, vou olhar os links que mandasse e fazer uma pesquisa mais abrangente sobre o tema. Sei como o mount M42 é versátil e muito bem aceito e também de todas lentes para mirrorles.

Mas que a Nikon não fotometria com outras lentes manuais, são todos os modelos ou os de entrada?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #66 Online: 22 de Março de 2017, 15:00:35
Mas que a Nikon não fotometria com outras lentes manuais, são todos os modelos ou os de entrada?

Só os de entrada. Desde a D200, os melhores modelos fazem fotometria.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.471
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #67 Online: 22 de Março de 2017, 15:53:49
Só os de entrada. Desde a D200, os melhores modelos fazem fotometria.


Por exemplo, no caso da série 7000 (dados da propria Nikon)
- Não aceita as manuais não-Ai se não forem convertidas.
Se a lente for Ai SEM CPU funcionam se:
- Estiver no modo manual. Não funciona nos modos P/S/A
- O Matrix 3D não funciona, só o color matrix e o spot/cw

Nas da serie 700:
- Não aceita lentes não Ai.
Se forem Ai sem CPU:
- 3D Matrix não funciona
- Modos A e M funcionam, modos P e S não funcionam
Se forem com CPU:
- Modos P w S funcionam
- Algumas funcionam dom 3D matrix


As informações estão todas nas tabelas e links que estão no tópico.


Resumindo, é isso.

« Última modificação: 22 de Março de 2017, 15:57:15 por AFShalders »