Enquete

Qual tipo de pilha você usa em seu flash?

Recarregáveis
Alcalinas

Autor Tópico: Pilhas recarregáveis X Pilhas Alcalinas  (Lida 4374 vezes)

nandoespinosa

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • www.nandoespinosa.fot.br
Online: 28 de Março de 2017, 11:33:13
Oi galerinha..
Eu dei uma lida no fórum e não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.
Eu pesquisei pra comprar as tais Enneloop e acabei desistindo por saber que há muita falsificação no mercado.
E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash.
Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.
Então resolvi perguntar o que estão usando aí. Qual a opinião de vocês?  :snack:
“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” - Henri Cartier-Bresson
http://www.nandoespinosa.fot.br

kleberpicui

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2017, 12:04:26
Uso recarregáveis, tanto pela questão ambiental quanto pela econômica, já que um conjunto de pilhas recarregáveis imagino que saia mais em conta do que a aquisição de diversas pilhas alcalinas durante o tempo de vida útil daquelas. Quanto ao tempo de recarga, pra o tipo de foto que faço não faz tanta diferença.

Tenho 16 pilhas Eneloop, todas compradas do fornecedor Lemes Pilha (acho que antigo pilhaseneloop.com.br). Não é revenda oficial da marca, mas aparentemente não sejam produtos falsificados. Caso eu necessite de novas, acho compraria no ebay de vendedores bem qualificados.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367
Meus estudos como fotógrafo: http://www.ModoM.com.br

pablo.ebani

• Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2017, 12:29:22
Também uso recarregáveis, as primeiras que com prei foram as Sony Energy Cycle, muito boas. Agora a pouco tempo comprei um jogo reserva, as Eneloop branquinhas (mais fraquinhas e baratas que as pretas), só usei elas uma vez, aguentam bem. Ambas eu comprei pelo ML e parecem ser originais, pela durabilidade...já fiz 1200 fotos numa formatura com as Sony, sempre no TTL, e elas ainda aguentarem um pequeno infantil no outro dia (180 fotos) sem trocar o jogo. Não dá pra reclamar desse rendimento. :D

Apesar de ter apenas esses dois kits recarregáveis (8 para um flash apenas, por enquanto), sempre tenho umas cartelas de alcalinas na mochila, nunca se sabe né. E faz mais de uma ano que estou com um jogo de alcalinas nos 622C, duram uma eternidade   :D.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 12:30:56 por pablo.ebani »
Canon 5D - 40D
EF 50mm 1.8 STM | Sigma 30mm 1.4 Art
EF 100mm f/2 | Tak 135mm 3.5 M42
https://500px.com/PabloEbani
http://ebaniphoto.46graus.com

DMZamora

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2017, 14:11:07
Oi galerinha..
Eu dei uma lida no fórum e não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.
Eu pesquisei pra comprar as tais Enneloop e acabei desistindo por saber que há muita falsificação no mercado.

Basta comprar de fornecedores confiáveis, como www.lemespilhas.com.br.

E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash.
Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.

Como assim não compensa? Um jogo de 4 pilhas Duracell (que tem grandes chances de ser falsificada também) sai em torno de R$ 22, enquanto um jogo de Eneloop fica em R$ 83. Ou seja, os valores empatam em apenas quatro ciclos de recarga. Quanto ao tempo de reciclagem, já está mais do que comprovado, por diversos testes, que se utilizada a potência máxima, o flash demora um tempo consideravelmente maior para reciclar com pilhas alcalinas, e o aquecimento gerado nas pilhas é absurdamente maior, o que leva a redução de vida útil e possibilidade de vazamentos. Sem mencionar que a capacidade de uma pilha alcalina geralmente fica entre 1500 e 1800 mAh, inferior à Eneloop mais simples, que entrega 2000 mAh. Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

A única real vantagem das alcalinas se dá quando usadas com alguns rádios, como os Cactus, que não trabalham bem com a tensão de 1.2V das recarregáveis.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8

RTFM!

Mike Castro

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2017, 12:30:15
Como assim não compensa? Um jogo de 4 pilhas Duracell (que tem grandes chances de ser falsificada também) sai em torno de R$ 22, enquanto um jogo de Eneloop fica em R$ 83. Ou seja, os valores empatam em apenas quatro ciclos de recarga. Quanto ao tempo de reciclagem, já está mais do que comprovado, por diversos testes, que se utilizada a potência máxima, o flash demora um tempo consideravelmente maior para reciclar com pilhas alcalinas, e o aquecimento gerado nas pilhas é absurdamente maior, o que leva a redução de vida útil e possibilidade de vazamentos. Sem mencionar que a capacidade de uma pilha alcalina geralmente fica entre 1500 e 1800 mAh, inferior à Eneloop mais simples, que entrega 2000 mAh. Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

A única real vantagem das alcalinas se dá quando usadas com alguns rádios, como os Cactus, que não trabalham bem com a tensão de 1.2V das recarregáveis.

Eu tava pensando exatamente isso.

Eu pago, no Paraguai, cerca de 40~50 reais no jogo de Sony, aquelas brancas com pontinha preta. 70 se for com o carregador. Não compensa MESMO usar alcalina. Podem salvar numa emergencia, mas não gosto naõ.

J.Quintão

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
    • Site
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2017, 11:10:05
Acho que já comprei pilhas falsificadas. essas de 2500 mAh... Porém, sempre foi melhor que comprar alkalinas. Esse ultimo jogo, durou 2 anos. Foi a Sony, depois comprei as Philips, e entap mais um jogo Sony, ambas no ML... E hj acabei de comprar mais dois jogos... Elgin (marca muito boa, por sinal e com fabrica no Brasil) e Duracell... Possuo apenas dois flashes. Mas acho q é o suficiente.. Mesmo em dia de dois eventos, elas dão conta.

Um detalhe é que sempre uso no manual.... SEMPRE. Minha camera nao se da bem com o eTTL.. rs Mas ja me acostumei, fiquei bem rápido nessa habilidade.. kk
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4

AlexandreS

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2017, 11:31:46
Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

Exatamente, a resistência interna das pilhas alcalinas aumenta rapidamente a medida que ela descarrega, diminuindo a voltagem que ela entrega, e por consequência, a potência.

Nos primeiros 20-30 disparos, pode ser que a alcalina recicle mais rápido que uma recarregável. A partir daí começa a reciclar cada vez mais lentamente, até o final da carga.
Com as recarregáveis, o tempo de reciclagem fica praticamente uniforme, até o final da carga.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460