Enquete

Qual tipo de pilha você usa em seu flash?

Recarregáveis
Alcalinas

Autor Tópico: Pilhas recarregáveis X Pilhas Alcalinas  (Lida 22659 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 29 de Setembro de 2017, 02:28:54
Eles também tem um de 16 pilhas:
http://lemespilhas.com.br/index.php?route=product/product&path=64&product_id=71

Aquiri um destes a um bom tempo atrás dele mesmo.
JVc.


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #76 Online: 29 de Setembro de 2017, 08:35:50
Não sou paranoico com esse lance de pilhas...
Mas já fiz meus teste e encontrei a minha favorita (considerando todos os fatores possíveis): Panasonic EVOLTA 2100 (4 = R$ 70,00).
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #77 Online: 29 de Setembro de 2017, 08:41:21
Não sou paranoico com esse lance de pilhas...
Mas já fiz meus teste e encontrei a minha favorita (considerando todos os fatores possíveis): Panasonic EVOLTA 2100 (4 = R$ 70,00).

Grande chances de ser a própria eneloop.

Edit:
E é isso mesmo, tem até a Evolt Pro com coincidentes 2.500 mah.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 08:43:05 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #78 Online: 29 de Setembro de 2017, 09:06:43
Grande chances de ser a própria eneloop.

Edit:
E é isso mesmo, tem até a Evolt Pro com coincidentes 2.500 mah.

Pois é... eu tbm já tinha lido algo a respeito, mas como a fonte não era confiável, preferi não citar este detalhe.
O que mais me agrada é que essa pilha é excelente na duração e na reciclagem e não encontrei indícios de falsificação desse modelo. Sei que estou com um produto original e de qualidade que me atende perfeitamente. Tenho 4 jogos dessa marca e uso há uns 2 anos já. E compro numa loja de fotografia numa cidade vizinha de onde eu moro.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 09:08:14 por Jr_Perinotto »
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #79 Online: 29 de Setembro de 2017, 09:24:38
Eles também tem um de 16 pilhas:
http://lemespilhas.com.br/index.php?route=product/product&path=64&product_id=71

Aquiri um destes a um bom tempo atrás dele mesmo.

Eu tinha visto esse, porem a saída desse é de 400Ma (0,4a) contra 3,3A do de 8 pilhas.

Não sou Expert no assunto, mas acho que quando uma saída tem amperagem muito baixa e você coloca uma pilha de digamos 2500ma ela não fica com carga completa.

Eu tinha um carregador da sony aqui que veio com aquelas Cycle Energy de 1200 ma (se não me engano é isso, pois já joguei fora) que se colocar as Eneloop, não apaga a luz do carregador nem se deixar 24h, já um outro carregar sony que veio com pilhas de 2500 m/a, funciona com as Eneloop que é uma beleza. Esse carregador tem saída de 360 m/a e outro se não me engano era de 200 m/a.

Eu acredito que quanto maior a potencia de saída em Amperes (não em volts) mais eficiente é o carregador. O de 16 pilhas da conta das atuais com certeza, mas eu prefiro o de 8. Vai saber a potencia das futuras pilhas!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #80 Online: 29 de Setembro de 2017, 09:57:26
Eu acredito que quanto maior a potencia de saída em Amperes (não em volts) mais eficiente é o carregador. O de 16 pilhas da conta das atuais com certeza, mas eu prefiro o de 8. Vai saber a potencia das futuras pilhas!

Roberto, quanto maior a corrente de saída em Amperes, mais rápido as pilhas carregam e menos elas duram....

Só para definir bem os termos

Corrente é medida em Amperes
Voltagem é medida em Volts
Potência = Corrente x Voltagem

Fazendo um cálculo bem básico para exemplificar, sem considerar as perdas inerentes ao processo, uma pilha de 2000mA levaria 10 horas para ser carregada em um
carregador com potência de saída de 200mA e 4 horas em um carregador com potência de saída de 500mA. O problema é que essa "carga rápida" acaba por deteriorar
as pilhas, principalmente se o carregador não tiver um controle de sobreaquecimento. E se tiver este controle, provavelmente vai acabar diminuindo a corrente de saída,
fazendo com que o tempo de carga aumente.

O ideal são carregadores inteligentes, com um circuito dedicado para cada pilha e que tenham opção de determinar a potência de saída.

Mesmo amadoramente, não abro mão dos LaCrosse. Além de todos os controles possíveis, ainda tem 3 opções de potência de saída, 200, 500 e 700mA, que vc pode
usar de acordo com a necessidade. Se tiver tempo, usa 200mA. Nesta opção, minhas Eneloop XX levam em torno de 15 horas para carregar se estiverem esgotadas. E a pilha sai praticamente fria do carregador.
Se estiver com pressa, usa 700mA. Nunca usei esta opção, mas teoricamente deve carregar um jogo de pilhas em 4 ou 5 horas.

O único problema do LaCrosse é o preço.


« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 10:02:29 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #81 Online: 29 de Setembro de 2017, 09:59:52
Eu tinha visto esse, porem a saída desse é de 400Ma (0,4a) contra 3,3A do de 8 pilhas.

Provavelmente estes 3,3A é distribuído entre as 8 pilhas, o que dá mais ou menos 400mA para cada uma.

Se jogar 3,3A em uma única pilha recarregável, é bem capaz dela explodir :D

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #82 Online: 29 de Setembro de 2017, 10:30:35
Provavelmente estes 3,3A é distribuído entre as 8 pilhas, o que dá mais ou menos 400mA para cada uma.

Se jogar 3,3A em uma única pilha recarregável, é bem capaz dela explodir :D

Alexandre, o carregador de 16 pilhas tem uma saída de 400ma, oque provavelmente seja para cada pilha correto? Mas se reparar, a entrada dele trabalha com uma fonte que fornece 12V com 2A, esses 2A vão se dividir em 16 (pilhas), o que vai dar 125ma por pilha, pouquíssimo. A voltagem de 12v pode compensar isso?

Outro detalhe é o controlador desses carregadores modernos que pelo que entendi vai fornecer o que a pilha precisa e nada a mais, por isso minha predileção pelo mais potente, pois a carga é controlada, mas se precisar de mais (se um dia tivermos pilhas mais potentes, ou precisar de uma carga rápida) está a disposição.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #83 Online: 29 de Setembro de 2017, 11:08:35
Alexandre, o carregador de 16 pilhas tem uma saída de 400ma, oque provavelmente seja para cada pilha correto? Mas se reparar, a entrada dele trabalha com uma fonte que fornece 12V com 2A, esses 2A vão se dividir em 16 (pilhas), o que vai dar 125ma por pilha, pouquíssimo. A voltagem de 12v pode compensar isso?

Sim, provavelmente a tensão de saída (voltagem) deve ser da ordem de 1.5V a 3V, então abaixando-se a tensão de saída pode-se aumentar a corrente de saída.

Outro detalhe é o controlador desses carregadores modernos que pelo que entendi vai fornecer o que a pilha precisa e nada a mais, por isso minha predileção pelo mais potente, pois a carga é controlada, mas se precisar de mais (se um dia tivermos pilhas mais potentes, ou precisar de uma carga rápida) está a disposição.

Sim e não, normalmente o controle é feito pelo aquecimento da pilha. No link postado acima, o tempo de carregamento é de 6.3 horas para uma pilha de 2500mA. Fazendo 2500/6.3 dá em torno de 400mA/h. Posso estar enganado, mas acho uma corrente meio alta para uso cotidiano. Mas de repente é um bom custo x benefício entre agilidade e durabilidade para quem trabalha profissionalmente e precisa de tempos de recarga mais curtos.

Eu, como sou amador e tenho todo o tempo do mundo para carregar minhas pilhas (que uso não só nos flash's, mas em controle remoto, moedor de pimenta, brinquedos da minha filha e praticamente todo o lugar onde se usa pilhas) sempre carrego a 200maA. E tenho pilhas LSD Enitime compradas no DX a 10 anos que ainda funcionam. Claro que o número de recargas, que na realidade é o que limita a durabilidade da pilha, é muito menor do que quem faz evento toda a semana, mas elas ainda estão aí. Até hoje perdi umas 3 pilhas mas porque deixei muito tempo sem carregar e se uma pilha recarregável ficar "zerada" por muito tempo, pode acontecer de não conseguir mais receber carga.

Em relação às pilhas mais potentes, não sei se dentro da tecnologia atual pode-se ir muito mais longe. Hoje o limite é em torno de 2100mA para pilhas LSD de alto número de recargas (como as Eneloop branquinhas, que suportam se não me engano 1500 recargas) e 2500mA para pilhas LSD de baixo número de recargas (Eneloop XX, 500 recargas) ou pilhas que não são LSD. Faz tempo que não olho isso, não sei se existem pilhas com maior capacidade, principalmente as LSD.

De qualquer forma, um carregador onde vc possa escolher a corrente de saída ainda me parece a melhor opção, pena que são muito caros. O meu, como disse antes, possibilita escolha entre 200, 500 e 700mA. Já existem modelos com a opção também de 1000mA, que carregariam uma pilha em pouco mais de 2 horas. Mas certamente só deve ser usado em emergências, porque deve diminuir muito a durabilidade.




« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 11:14:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 29 de Setembro de 2017, 16:09:30
Roberto, quanto maior a corrente de saída em Amperes, mais rápido as pilhas carregam e menos elas duram....

Só para definir bem os termos

Corrente é medida em Amperes
Voltagem é medida em Volts
Potência = Corrente x Voltagem

Fazendo um cálculo bem básico para exemplificar, sem considerar as perdas inerentes ao processo, uma pilha de 2000mA levaria 10 horas para ser carregada em um
carregador com potência de saída de 200mA e 4 horas em um carregador com potência de saída de 500mA. O problema é que essa "carga rápida" acaba por deteriorar
as pilhas, principalmente se o carregador não tiver um controle de sobreaquecimento. E se tiver este controle, provavelmente vai acabar diminuindo a corrente de saída,
fazendo com que o tempo de carga aumente.

O ideal são carregadores inteligentes, com um circuito dedicado para cada pilha e que tenham opção de determinar a potência de saída.

Mesmo amadoramente, não abro mão dos LaCrosse. Além de todos os controles possíveis, ainda tem 3 opções de potência de saída, 200, 500 e 700mA, que vc pode
usar de acordo com a necessidade. Se tiver tempo, usa 200mA. Nesta opção, minhas Eneloop XX levam em torno de 15 horas para carregar se estiverem esgotadas. E a pilha sai praticamente fria do carregador.
Se estiver com pressa, usa 700mA. Nunca usei esta opção, mas teoricamente deve carregar um jogo de pilhas em 4 ou 5 horas.

O único problema do LaCrosse é o preço.

Exatamente!!!!
Rapidez na carga = maior potencia gasta = mais temperatura na bateria = menor vida.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 29 de Setembro de 2017, 16:14:32
Isso me levou a adquirir uma carregador Techno Line BL-700, com 200, 500 e 700 mAh.
Ele carrega até 4 baterias individualmente com lcd separado para cada uma. Descarrega e tem modo para remover qualquer efeito de memória.
Estou muito satisfeito com ele.
Que quiser ver é só entrar na Amazon.com e colocar o nome.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 16:23:06 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 29 de Setembro de 2017, 16:18:50
2A de entrada a 12V não se traduz em 2A de saída. Lembre que voltagem das pilhas recarregáveis é de 1.2V. Desconsiderando perdas, temos 2x12=24W de entrada, o que seria suficiente para, considerando uma tensão de saída de 1.2V por canal a 24/1.2=20A@1.2V, ou cerca de 1.25A@1.2V (20/16) por canal... O carregador não usa 1.25A, pois seria exagero, mas vê-se que 2A de entrada a 12V é mais que suficiente... Sobre um modelo que tem 3.3A de entrada... Ele usa 2.5-3.5V. Calculemos com 3.5V... Temos 11,55W, que a 1.2V daria 9,625A@1.2V, ou 0,8A@1.2V por canal... Se se considerar 2.5V então...

Em resumo, a amperagem sozinha não quer dizer nada. É preciso considerá-la em conjunto com a voltagem, pois daí se calcula a potência de entrada, e se pode inferir sobre a potência máxima de saída...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 16:34:24 por jauvane »
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 29 de Setembro de 2017, 16:20:04
Ok. Fiz ajustes considerando a voltagem de 1.2V das pilhas recarregáveis.Mas acima é só para dar uma ideia geral...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 16:24:56 por jauvane »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #88 Online: 30 de Setembro de 2017, 12:01:34
(...)
O único problema do LaCrosse é o preço.

Eu comprei por 35 dólares, uma amiga trouxe pra mim. Mas tem umas versões genéricas no Ebay, eu comprei e como na consulta do site de correios eu não via nada, pensei que tivesse sido extraviado. Aí encomendei esse na amazon pra minha amiga trazer. Curiosamente, no mesmo dia em que ela foi me entregar em casa, o genérico também chegou, hehe. Sem taxação. Veio da Polônia e não custou nem R$ 150,00. Acabei vendendo esse. Mas acho que não ia ter qualquer diferença pra o LaCrosse.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2017, 12:02:00 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #89 Online: 30 de Setembro de 2017, 12:07:00
Niticore, o melhor china que temos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs