Autor Tópico: Ajuda com o flash  (Lida 3162 vezes)

raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Abril de 2017, 19:39:04
Comprei um flash em janeiro desse ano, e desde então, estou estudando sobre ele. Já fiz duas coberturas de dois aniversários usando-o, e tive alguns problemas que não consigo rebater.
Nessa última festa, que fiz no último domingo, o teto era baixo e branco, e eu não consigo entender porque as fotos saíram horríveis cada vez que eu usava ele rebatido. Me dá até uma vergonha de publicar essas fotos que eu tirei aqui no grupo. Tinham tudo para serem boas, e saíram umas desgraças :/
Fora que toda vez que eu usava o flash nos modos manuais da câmera, ele ficava SEMPRE escuro! Na hora do parabéns foi um problema, pois eu tive que usar o automático para que o flash funcionasse direito, já que com o manual, as fotos saiam muito ruins. Aconteceu que muitas das fotos do parabéns a velocidade foi baixa demais e as fotos ficaram borradas. Alguém, por favor, pode me ajudar? Estava me sentindo muito preparada para cobrir esse aniversário, mas quando comecei a ter esses problemas, desanimei completamente.
Me ajudem, pelo amor de Deus!!!!

1.
IMG_8560 by raquelpotter, no Flickr

2.IMG_8561 by raquelpotter, no Flickr

3.
IMG_8562 by raquelpotter, no Flickr


4. IMG_8565 by raquelpotter, no Flickr

Todas essas fotos foram tiradas com o flash rebatido no teto.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2017, 19:46:09
Raquel, você usou o flash no manual ou no TTL? Com flash direto (sem rebater) também ficavam escuras?
Qual o modelo de flash?


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2017, 19:59:24
Raquel, ficaram muito escuras mesmo.. com teto branco e baixo não era pra ter problema.. parece ISO baixo e flash em baixa potência..
Qual a potência que estava com o flash quando estava no modo manual? E o zoom do flash?
A câmera estava no modo manual? Você comentou que algumas fotos ficaram borradas, o flash normalmente congela o 'assunto' então pra borrar, o flash praticamente não deve ter iluminado nada. Em ttl ficaram boas as fotos? Que iso você estava usando (e velocidade/abertura)?
Se você tirou em raw talvez dê para recuperar em PB as 3 primeiras, senão acho muito dificil.
Ah, você postou na área errada, provavelmente vão mover esse tópico pra outra parte do forum.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 20:01:36 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2017, 20:01:11
Raquel, você usou o flash no manual ou no TTL? Com flash direto (sem rebater) também ficavam escuras?
Qual o modelo de flash?

Oi, Roberto. Sim, usei o flash somente no modo TTL. Não consigo me lembrar quais delas eu usei a luz diretamente, mas mesmo aquelas que o flash foi direto, o resultado não foi satisfatório. Ficaram parecidíssimas com essas aí que eu postei.
Estava usando o YN568EXII.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2017, 20:08:00
Raquel, ficaram muito escuras mesmo.. com teto branco e baixo não era pra ter problema.. parece ISO baixo e flash em baixa potência..
Qual a potência que estava com o flash quando estava no modo manual? E o zoom do flash?
A câmera estava no modo manual? Você comentou que algumas fotos ficaram borradas, o flash normalmente congela o 'assunto' então pra borrar, o flash praticamente não deve ter iluminado nada. Em ttl ficaram boas as fotos? Que iso você estava usando (e velocidade/abertura)?
Se você tirou em raw talvez dê para recuperar em PB as 3 primeiras, senão acho muito dificil.
Ah, você postou na área errada, provavelmente vão mover esse tópico pra outra parte do forum.

Sim, ficaram péssimas. E conforme eu ia olhando e tentando ajeitar, sem sucesso, ficava cada vez mais desanimada :( Eu usei o flash no modo TTL a festa toda. Se não me engano, as 3 primeiras a câmera estava no modo TV, e a última eu coloquei no modo automático para ver se dava alguma melhora. Deixei o ISO automático e nas 3 primeiras fotos estava 400. Na última o ISO tava em 1600, f/5.6 e 1/60 (por isso ficou meio borrada), mas deixei no automático pra ver se a luz ficava melhor. A iluminação do local não era tão ruim para as fotos sairem desse jeito.
Ainda bem que fotografei em RAW, aí consigo salvar algumas delas =) Mas fico meio chateada de entregar umas fotos não tão boas assim.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2017, 21:44:07
Iso 1600 e flash no ttl me parece que vc foi premiada com um 568 com defeito.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2017, 21:57:14
Raquel, pode ser (mas acho pouco provável) que a compensação de exposição da câmera esteja negativa, confira isso na pagina 120 do manual.

http://rodolfoclix.com.br/wp-content/uploads/2017/02/T5i.pdf

Ou ainda a compensação do próprio flash pode estar negativa. Pagina 25 deste manual (Espanhol)

http://proflash.es/manuales-yongnuo/Manual-Espanol-Yongnuo-yn-568ex-II.pdf

Mas a grande probabilidade é a que disse o vangelismm, vc foi premiada.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2017, 22:28:46
Eu tive um flash desse que deu defeito, ele disparava só em uma potencia e não sincronizava o disparo com a camera.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2017, 22:38:21
Raquel, pode ser (mas acho pouco provável) que a compensação de exposição da câmera esteja negativa, confira isso na pagina 120 do manual.

http://rodolfoclix.com.br/wp-content/uploads/2017/02/T5i.pdf

Ou ainda a compensação do próprio flash pode estar negativa. Pagina 25 deste manual (Espanhol)

http://proflash.es/manuales-yongnuo/Manual-Espanol-Yongnuo-yn-568ex-II.pdf

Mas a grande probabilidade é a que disse o vangelismm, vc foi premiada.

Pqp!!! E agora, o que eu faço?
Comprei pelo mercado livre e a garantia era de 3 meses. Comprei em dezembro.
Não tenho como bancar outro flash agora e não dá para fazer aniversário sem ter um flash. Socorro!

Ps. A compensação do flash não estava negativa e nem a da câmera :(
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 22:42:09 por raquelmelo »
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2017, 22:59:30
Como eu devo abordar o assunto com o vendedor?
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2017, 23:01:52
Raquel, tenta conseguir ajuda na sua cidade com algum fotógrafo que use Canon para testar o flash em outra câmera, e olhar as configurações da sua para ter certeza, mas pelo jeito seu flash já era mesmo.

Só uma coisa, ele já funcionou corretamente alguma vez?


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2017, 23:39:44
Raquel, tenta conseguir ajuda na sua cidade com algum fotógrafo que use Canon para testar o flash em outra câmera, e olhar as configurações da sua para ter certeza, mas pelo jeito seu flash já era mesmo.

Só uma coisa, ele já funcionou corretamente alguma vez?

Tenho 2 corpos de câmera Canon. Já testei na outra e o problema continua. :(
Acho que não. Fiz um aniversário em fevereiro, e as fotos também saíram muito ruins. Pensei que tinha sido falta de estudo meu, mas dessa vez... eu li muito a respeito. Sabia o que estava fazendo.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2017, 23:49:21
Raquel, tive um problema muito parecido com este modelo. Penso que seu caso está longe de ser um caso isolado.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=126670.0

No meu caso, ainda estava na garantia e o vendedor trocou imediatamente.

Sugiro, que entre em contato com ele e seja bastante franca, se ele for um vendedor sério, vai querer zelar pela reputação dele.

Boa sorte!
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2017, 09:18:46
Raquel,

Mesmo que vc saiba de tudo que esteja fazendo. Sempre faca testes do seu equipamento antes de comecar a trabalhar, seja no local chegando um pouco mais cedo para fazer testes ou antes de sair de casa.

Assim, se algum dos seus equipamentos apresentar algum problema vc ja descobre antes e nao depois que o trabalho foi feito. E descobrindo antes vc tem tempo de pensar em alternativas para contornar o problema.  ;)


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2017, 09:25:04
Raquel,

Mesmo que vc saiba de tudo que esteja fazendo. Sempre faca testes do seu equipamento antes de comecar a trabalhar, seja no local chegando um pouco mais cedo para fazer testes ou antes de sair de casa.

Assim, se algum dos seus equipamentos apresentar algum problema vc ja descobre antes e nao depois que o trabalho foi feito. E descobrindo antes vc tem tempo de pensar em alternativas para contornar o problema.  ;)
melhor comentário.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8