Autor Tópico: (HELP) Ajude uma futura publicitária!  (Lida 5121 vezes)

Michele Larissa Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2017, 20:40:05
Moça, qualquer um pode ler informações errôneas ou no minimo equivocadas, depois que inventaram blog a ignorância vai a galope. Tem que filtar

De onde vieram esses numeros (ISO100, ISO200 para outdoor, etc)?
Vieram de:
Fotografia publicitária - Raúl Eguizábal;
A luz na fotografia publicitária - CHARLES BRESSON;
E das aulas expositivas ministradas na minha faculdade. Bom, pode ser que você esteja certo, mas acho que esses autores não tiraram de blog, acredito que nem meu professor que tem doutorado em fotografia publicitária tirou de blog kkkkkkkk. Btw, obrigada por sua resposta! :)


Michele Larissa Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2017, 20:46:21
A questão do ISO realmente é muito relativa, tanto ao equipamento, do qual alguns vão entregar ISO com menos ruído, quanto ao o usuário, o limite de aceitação dele, sim, não existe uma regra, como o nandoespinosa citou, para uns ISO 800 em uma Rebel pode incomodar, quanto para outros, 3200 em uma rebel é totalmente aceitável, dependendo da situação... Eu mesmo, quando vou clicar shows, uso na 6D ISO 12800 sem medo, e vejo muuuita gente falando que o limite aceitável é ISO 1600, 3200... não tiro a razão deles, que pra eles o limite é esse, pra mim é outro, pra outros pode ser mais, ou menos...

E usar ele ou não tb é completamente relativo, EU, hj, na minha realidade de trabalho, raramente uso mais do que ISO 200, por que trabalho em estúdio, com tochas, luz totalmente controlada, onde apenas uso ISO pra ganhar um ou dois pontos de luz, dependendo do setup que estou usando.. agora por exemplo estou trocando todo meu setup de tochas, fazendo com que provavelmente 100% dos trabalhos, em estúdio, sejam feitos com ISO 100...

Agora, isso de que fotos para outdoor tem que ser com iso baixo não é verdade, primeiro por que cai na questão que ja comentei sobre oq é aceitável para cada um, e outra que a distância que é vista a foto de um outdoor, tanto faz ser ISO 100 ou ISO 500...
Pq temos que editar a imagem e a edição faz com que perca qualidade, além disso se for granulada para impressão vai granular mais ainda depois de impressa. E uma foto as vezes é usada em várias peças.
Massa eu não sabia que dependendo da câmera teria menos ruído. :D


Michele Larissa Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2017, 20:50:02
O ruído é muito relativo. Não terás por exemplo o mesmo ruído em ISO 1600 ou 3200 em todas as câmeras. 1600 pra uma 5D MKIII é uma piada.. Porém se usares 800 numa T3i ou T5i já pode incomodar algumas pessoas.

Se tua ideia é fazer outdoor e fotos pra catálogos, invista em uma fullframe. Além disso, guarde grana pra um bom set de iluminação. Fotografia de moda vai te exigir, em alguns momentos, usar ISOs mais altos que isso, então tua câmera ter que se virar bem.
 :ok:
Fullframe, anotado!
E obrigada pela sua resposta, não sabia dessa diferença de ruído em diferenças de câmeras. E uma 5D MKIII está além de meus sonhos kkkkkkkkk.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #18 Online: 19 de Abril de 2017, 21:07:55
Pq temos que editar a imagem e a edição faz com que perca qualidade, além disso se for granulada para impressão vai granular mais ainda depois de impressa. E uma foto as vezes é usada em várias peças.
Massa eu não sabia que dependendo da câmera teria menos ruído. :D

Isso é meio relativo tb sobre perder qualidade quando se edita, depende como se edita, se vc editar a partir de um arquivo original n tem por que perder qualidade... antes de fotografar eu trabalhei 15 anos editando imagens para empresas, agências de publicidade, ja editei muita foto pra revista, folder, banner, outdoor...
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, 21:08:18 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 19 de Abril de 2017, 21:45:14
Vieram de:
Fotografia publicitária - Raúl Eguizábal;
A luz na fotografia publicitária - CHARLES BRESSON;
E das aulas expositivas ministradas na minha faculdade. Bom, pode ser que você esteja certo, mas acho que esses autores não tiraram de blog, acredito que nem meu professor que tem doutorado em fotografia publicitária tirou de blog kkkkkkkk. Btw, obrigada por sua resposta! :)

Bem, olhando daqui de longe o material bom mas acho que vc não entendeu muita coisa.

Pegue as informações que o pessoal tá passando e aplique, vai ficar um bom material

Depois posta aqui pra gente ver

Abs





Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2017, 09:29:25
Michele, me desculpe, vc parece estar transbordando de teoria mas carente de prática, e só ela vai te responder efetivamente as questões que vc levantou.

Claro que via de regra deve-se usar o ISO mais baixo que for possível, pois sim, quanto maior o ISO, mais ruído ocorrerá, porém se engessar no "preconceito" de que tem que se trabalhar com ISO 100 ou 200 é coisa de iniciante. Regras existem para que tenhamos parâmetros, e ao usa-las e por vezes ultrapassa-las aprendemos o que é valido e quando é válido.

Vou te dar um exemplo bem besta: Certo dia estava fotografando folhas de uma nogueira, era uma manhã escura de garoa, mas como só trabalho com tripé pensei que tudo estaria resolvido, poderia usar ISO 100 sem problema, porém ao conferir o foco manual ampliando a imagem na tela do LCD percebi que a garoa balançava suavemente as folhas, era um movimento muito curto e suave, quase imperceptível, porém essa situação me obrigou a subir o ISO para 1.600, pois precisava congelar as folhas, caso contrário teria uma imagem com menos ruído, porém toda borrada, e o borrão seria tão leve que iria parecer que os elementos estavam fora de foco, mais feio ainda. E te digo, no fim com os ajustes no Lr praticamente desapareceu o ruído.
Esse foi um caso onde foi necessário pensar no mais importante, em detrimento de uma suposta maior qualidade no arquivo.

Bora praticar  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2017, 09:37:46
O Rapha disse tudo..
Só quero adicionar aqui que o questionamento da galera e a certa cutucada, servem pra te fazer pensar. Não pra te criticar.
Encare sempre assim e terás um crescimento rápido na fotografia.
Eu não me enquadro nisso, mas tem caras aqui que SABEM MUITO, então temos que pelo menos raciocinar sobre os toques que eles dão. Pra quando fores fotografar lembrar do que foi dito e decidir por ti mesma o que mais te agrada e te serve.  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2017, 14:05:27
O Rapha disse tudo..
Só quero adicionar aqui que o questionamento da galera e a certa cutucada, servem pra te fazer pensar. Não pra te criticar.
Encare sempre assim e terás um crescimento rápido na fotografia.
Eu não me enquadro nisso, mas tem caras aqui que SABEM MUITO, então temos que pelo menos raciocinar sobre os toques que eles dão. Pra quando fores fotografar lembrar do que foi dito e decidir por ti mesma o que mais te agrada e te serve.  :ok:

Não vi cutucada dos membros do fórum, para a moça.

Pelo contrário. Vi bons alertas, e aí um certo deboche dela, com o causo do professor com doutorado em fotografia publicitária.

A pessoa tem um professor doutor em fotografia e não sabe nem a diferença que uma full frame dá nas fotos?  E também não sabe que não perde qualidade se editar foto em RAW, por exemplo?



Mas sei lá.


Ah, pra outdoor a resolução de impressão é baixíssima, o ruído nem aparece rsrsrs

http://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/

« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 14:07:52 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 22 de Abril de 2017, 22:29:21
A regra é clara, o ruído só é visível quando a quantidade de luz é menor que o ruído de leitura do sensor.
Recomendo expor para a direita, mesmo que isso exija iso maior e reduza a exposição na pós.
Dá menos ruído que a exposição correta na câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #24 Online: 25 de Abril de 2017, 15:32:36
A regra é clara, o ruído só é visível quando a quantidade de luz é menor que o ruído de leitura do sensor.
Recomendo expor para a direita, mesmo que isso exija iso maior e reduza a exposição na pós.
Dá menos ruído que a exposição correta na câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Só um adendo, isto pode aumentar a possibilidade de clipar os highlights, fazendo com que você perca detalhes...

Kkkkkk não tem regra fixa... Melhor avaliar cada situação.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2017, 16:13:00
Só um adendo, isto pode aumentar a possibilidade de clipar os highlights, fazendo com que você perca detalhes...

Kkkkkk não tem regra fixa... Melhor avaliar cada situação.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Mas a ideia é essa, expor a direita ao máximo sem estourar os brancos(no limite do sensor).



https://luminous-landscape.com/the-optimum-digital-exposure/
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 16:13:20 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2017, 16:20:45
Só um adendo, isto pode aumentar a possibilidade de clipar os highlights, fazendo com que você perca detalhes...
Exato. Mas aí é um erro de técnica. ETTR até o limite, sem perder informação... Eu costumo fazer entre 1-1,5 pontos no máximo.
PS.: Sorry Vange.. não tinha visto teu post..
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 16:21:25 por nandoespinosa »


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #27 Online: 26 de Abril de 2017, 08:52:33
Pois é... Mas dependendo dá medição dá exposição e dá cena sendo fotografada, se você confiar só no fotômetro pode pegar a exposição média zerada e ainda clipar os highlights... Se super expor a possibilidade aumenta...

Por isto que eu disse que é melhor avaliar caso a caso...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 26 de Abril de 2017, 09:18:12
Pois é... Mas dependendo dá medição dá exposição e dá cena sendo fotografada, se você confiar só no fotômetro pode pegar a exposição média zerada e ainda clipar os highlights... Se super expor a possibilidade aumenta...

Por isto que eu disse que é melhor avaliar caso a caso...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

O fotometro é ignorado no ETTR, se olha somente o histograma justamente para não estourar os brancos.
Inclusive tem outra tecnica complementar, uniwb, para ver o histograma do raw e não do jpg.
Sugiro a leitura do link.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 26 de Abril de 2017, 09:51:12
O fotometro é ignorado no ETTR, se olha somente o histograma justamente para não estourar os brancos.
E se está estourando pra um lado ou pro outro, daí só bracketing pra salvar...