Autor Tópico: Impressão Escura - Lightroom  (Lida 1543 vezes)

carlos_blau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 27 de Maio de 2017, 02:27:32
Edito minhas fotos no Lightroom CC e então gero o JPEG no espaço de cor sRGB pra mandar num minilab aqui da minha cidade, desses comuns, nada de mais...
Eis que as fotos impressas em papel fosco estão vindo com a cor e nitidez que deveriam, porém levemente mais escuras que seus arquivos digitais vistos em meu computador (monitor calibrado no olhômetro usando um programinha que salva o perfil, conforme minhas possibilidades).
Sendo assim, vos pergunto: qual o melhor modo de dar só um "tapinha" e ajustar o brilho dessas imagens impressas? Li em alguns blogs e até em tópicos antigos aqui do MF que há diferenças nos ajustes de EXPOSURE e BRIGHTNESS... No "Print Module" do Lightroom CC até há uma opção que seria oque necessito, de dar um ajustezinho extra (Print Adjustment) no Brightness daquilo que está sendo mandado pra impressora, porém eu não imprimo diretamente do Lightroom e sim pelo JPEG que encaminho ao minilab.
Posso estar apenas complicando algo simples, mas só queria uma forma de, conhecendo a impressão do minilab, padronizar essa correção em todos arquivos que gero da forma mais adequada possível, sem prejudicar os ajustes gerais já feitos na imagem.
Desde já, muitíssimo obrigado!
« Última modificação: 27 de Maio de 2017, 02:28:59 por carlos_blau »
Canon 6D / TS-E 24mm 3.5L II / EF 24mm 1.4L II USM / Samyang 14mm 2.8 ED AS IF UMC
Tripé Manfrotto 055XPRO3 / Cabeça Manfrotto 410 / Filtros Hoya


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2017, 07:42:45
Pede um "target" para o mini lab, esse "target" é uma foto impressa e digital que eles tem e que no monitor deles é exatamente igual, ai você abre ela no seu pc e com a impressa ao lado vai ajustando o brilho do monitor até chegar ao mais próximo possível da foto no papel.

Na escala de 0 a 100 o brilho do meu monitor fica em 23.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2017, 10:05:05
Existe um problema de ajuste da luminância do monitor quando se pretende impressões, isso é comum quando se usa o LR. Basicamente vc deveria deixar o monitor ajustado de maneira que a saída fique de acordo com a impressão.

Se vc não tem um calibrador fica mais complicado. Alternativamente, o cara da impressão poderia tbm ajustar pra vc, mas esse tipo de trabalho esta cada vez mais difícil, e isso não é uma solução definitiva.

Vai na dica do Dellano ai em cima, tentativa e erro, mas com paciência mas vai dar certo.
« Última modificação: 27 de Maio de 2017, 10:07:35 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2017, 09:11:09
Estou com o mesmo problema, acho que a alternativa é tentativa e erro, espero que o pessoal do LAB não reclame...rs
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2017, 00:46:26
Brilho do monitor ou incidência de luz sobre a foto.

O local de observação é importante, temperatura e quantidade de lux.

Normalmente dou um totó de 10% de brilho na impressora direto no driver.


Sou meio prego no PS, mas o que ouvi foi que se vai imprimir é bom colocar mascara de contrastes nos meios tons, seja lá o que for isto  :doh: