Autor Tópico: Qual a velocidade da proliferação de fungos?  (Lida 2072 vezes)

felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Junho de 2017, 12:00:27
Pessoal, percebi o surgimento de 3 pontos escuros no meu viewfinder.

Testei a foto, trocando de lente, sem lente e vi que é no ViewFinder mesmo.


Se for fungo, eles proliferam em que velocidade? Como interromper essa proliferação? Pois fiquei meio desesperado, devido a um problema de infiltração em casa em que tudo está mofando.

Agradeço a ajuda.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2017, 12:04:22
Pessoal, percebi o surgimento de 3 pontos escuros no meu viewfinder.

Testei a foto, trocando de lente, sem lente e vi que é no ViewFinder mesmo.


Se for fungo, eles proliferam em que velocidade? Como interromper essa proliferação? Pois fiquei meio desesperado, devido a um problema de infiltração em casa em que tudo está mofando.

Agradeço a ajuda.

Se for mesmo fungo, acho que a maneira de interromper sua proliferação é evitar as condições ideais para eles: pouca luz e umidade. Eu armazeno meus equipamentos em caixa transparente, em ambiente iluminado e com a umidade no interior da caixa controlada com desumidificadores e monitorada com higrômetro.

No fórum tem um tópico específico sobre como a galera guarda o equipamento.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


felipebenassi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2017, 12:08:39
Se for mesmo fungo, acho que a maneira de interromper sua proliferação é evitar as condições ideais para eles: pouca luz e umidade. Eu armazeno meus equipamentos em caixa transparente, em ambiente iluminado e com a umidade no interior da caixa controlada com desumidificadores e monitorada com higrômetro.

No fórum tem um tópico específico sobre como a galera guarda o equipamento.

Pois é, pesquisei bastante já sobre como guardar o equipamento, mas o que me assustou foi que em um dia pro outro apareceram dois pontos escuros. Aí eu me desesperei, quero saber a urgência que devo ter. Será que se eu deixar a câmera perto de uma janela de vidro com a tampa da lente aberta ajuda (sem sol direto)?

Estou providenciando já uma caixa para armazenar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2017, 14:18:13
Pode até deixar pegar um pouco de sol direto, de preferência no fim da tarde. O importante é interromper as condições favoráveis.

O esporo do fungo eclode de uma hora pra outra, mesmo, mas não espalha tão rápido. Ja tive uma lente Sigma que em uma semana estava aparentemente limpa, e na semana seguinte estava com fungo aparente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2017, 16:19:13
Será que é fungo mesmo? Não é sujeira?
Mas em relação à tua pergunta, três fatores principais influenciam a proliferação: umidade, luz e temperatura.
Diminuindo os três, você consegue reduzir o tempo de proliferação..
Mas se for fungo, eu pensaria em tentar enviar a câmera pra autorizada tentar limpar..


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2017, 16:20:57
Pode até deixar pegar um pouco de sol direto, de preferência no fim da tarde.
Por que Felipe? Sempre entendi que única função do "banho de sol" é pra tentar usar a radiação UV pra "eliminar" os fungos.. Nesse caso, quanto mais forte o sol, melhor.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2017, 10:15:19
Por que Felipe? Sempre entendi que única função do "banho de sol" é pra tentar usar a radiação UV pra "eliminar" os fungos.. Nesse caso, quanto mais forte o sol, melhor.

Sim, só que o sol forte por tempo longo vai estragar a câmera/lente, justamente pela radiação UV nos elementos de plástico da lente, além de ressecamento do lubrificante. Melhor banhos frequentes ao fim do dia que um banho de sol forte e único. Pode ser no começo do dia também, mas isso exige que em algum momento vc tenha que tirar as lentes do sol.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 894
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2017, 10:57:54
Concordo com o Nando.

Não deve ser fungo, e sim poeira. Se só aparece no viewfinder, não há com o que se preocupar, já que não interfere nas fotos.

Obviamente todos os cuidados adicionais já citados no tópico são de muita valia e devem ser praticados (mas sem neura).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2017, 11:12:55
Sim, como os colegas disseram pode ser algum tipo de sujeira sim. Pra saber se é fungo mesmo, veja como é o formato dos fungos e compara.

https://www.google.com.br/search?q=formato+fungos+nas+lentes&client=firefox-b-ab&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiMnInV3uXUAhWJEJAKHTfMA8YQsAQIRQ&biw=1920&bih=947

Se for sujeira pode fazer limpeza, se estiver entre o despolido e o prisma a limpeza é fácil, se for atrás do prisma, ou atrás do vidro do ocular a limpeza é bem mais difícil. Se for no espelho é baba de limpar.

Para enxergar melhor o problema, retira a lente, pega uma lanterna e ilumina a cavidade da câmera, olhe com um óculos de aumento (ou lente de aumento) pelo ocular e vai procurando ver a com é essa sujeira.

Conhecimento importa mais que equipamento.