Autor Tópico: Coletivo - Fotos com Sigma DP x - sensores Foveon  (Lida 26355 vezes)

Luiz Curcino

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Resposta #135 Online: 03 de Janeiro de 2022, 08:10:52
Pronto! Aí estão os felizes compradores das DP1, 2 e 3 Merrill!
Vamos movimentar este tópico! rs rs...

Arthur, parabéns pela análise dos resultados do Foveon e fotos!
Muito útil para aprendermos sobre o inusitado e surpreendente sensor Foveon!
 :clap: :worship:
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


Luiz Curcino

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Resposta #136 Online: 03 de Janeiro de 2022, 08:22:50
DP1M
Editado direto do Photo Pro (estava em fase de aprendizado)


DP1M
Exportado do Photo Pro como TIFF e finalizado no LR

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Arthur_Andrade

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Resposta #137 Online: 03 de Janeiro de 2022, 13:07:19

Também faço isso. Geralmente no SPP deixo tudo zerado mas eventualmente cutuco no X3F fill light, e aí exporto em TIFF. Todo processamento adicional, quando preciso, é feito geralmente no Affinity.

O Iridient Developer também processa bem os raws da Sigma.

Acho que fui um dos pioneiros do Foveon por aqui, tive SD9 e SD10 (ambas doadas a dois colegas foristas), SD14, SD15 (um ano na fila esperando kkk) anbas doadas, DP2 1a geração (essas 3 ultimas também doadas) e atualmente uma SD1 M, uma DP2 M, uma DP3 M e uma SD Quattro.... kkkkkk haja GAS !

Essas Sigma são uma relação de amor e ódio. Ódio mesmo é pelo mount SA !

São fantásticas mas infelizmente não são para qualquer um. A maioria surtaria em 5 minutos usando essas câmeras.

Quanto a comparar com as Sony, já comparei com a A7R, A7-II e A7-III com as melhores objetivas que tenho aqui. Lamento dizer mas em termos de brutalidade (na falta de um termo melhor), nem chegam perto do que essas Foveon rendem. O ISO é horrível, são lentas e tal. E daí ? Eu amo pegar a minha Rolleiflex ou a Mamiya 645 e sair fotografando um um Provia 100F ou um Velvia 50...

Será que uma A7R-III com uma prime Zeiss faz o mesmo ? Provavelmente, mas aí estariamos falando de um equipamento de no minimo 6,7 mil dólares.

Kit brutalidade: SD1-M + Sigma 18-35 1.8 Art + Sigma 30 1.4 Art + Sigma 70 2.8 EX DC Macro
Desafio qualquer Sony, Canon ou Nikon.

O que eu recomendo fazer no SPP depois de mais algumas horas de testes (válido apenas para as DP Merrill):

Obrigatório (coisas que podem ser corrigidas no raw mas não podem ser corrigidas no tiff com a mesma flexibilidade e/ou qualidade):

Ajustes de exposição
Recuperação de highlights (o raw costuma preservar muito mais informações nos realces do que o tiff)
Ajustes no equilíbrio de brancos
Redução de banding noise
Correção de lente usando Lens Profile (o SPP têm perfis de lente integrados para fazer correções especificas. O Lightroom nem sequer reconhece a lente da DP Merrill)
(também tenho preferido diminuir a sharpness de 0 para -1 ou -1,5 porque reparei que sharpness em 0 as vezes gera artefatos nos detalhes finos da imagem)

Opcional (coisas que funcionam bem no SPP mas poderiam ser ajustadas no arquivo tiff em outro software sem maiores problemas):

Modos de cor: vivid tem gerado cores mais bonitas para paisagens, portrait tem gerado microcontraste um pouco menor, por isso pode ser melhor para retratos.
Fill light: talvez funcione melhor do que aumentar as shadows no lightroom, mas o efeito é similar.
Ajustes no contraste
Redução de chroma noise
Redução de luminance noise

Melhor evitar (coisas que o SPP até faz, mas podem prejudicar sua imagem):

Conversão para imagem monocromática (farei um post apenas sobre isso mais tarde)
Correção de fringe (tendência a lavar todas as cores da imagem, ao invés de se limitar à correção do lens fringe)
Ajustes de saturação (tendência a estourar algum canal de cor)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2022, 13:11:12 por Arthur_Andrade »


Arthur_Andrade

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Resposta #138 Online: 03 de Janeiro de 2022, 13:10:33
Pronto! Aí estão os felizes compradores das DP1, 2 e 3 Merrill!
Vamos movimentar este tópico! rs rs...

Arthur, parabéns pela análise dos resultados do Foveon e fotos!
Muito útil para aprendermos sobre o inusitado e surpreendente sensor Foveon!
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Muito obrigado pelo feedback! :)
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Arthur_Andrade

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Resposta #139 Online: 03 de Janeiro de 2022, 15:56:02

1/250, f/8, ISO 100. Conversão PB feita no lightroom.

Existe uma espécie de consenso na internet que o melhor jeito de converter as imagens da DP Merrill para escala de cinza é através do app proprietário da Sigma para tratamento e organização de imagens, chamado Sigma Photo Pro.
Esse software permite fazer a conversão de cor para pb utilizando uma mistura das informações dos canais de cor captados pelo sensor da câmera.
Então você pode fazer a conversão utilizando 33% de vermelho, 33% de verde e 33% de azul, o que seria equivalente a uma conversão pb "comum", como o comando desaturate no Photoshop.
Mas o SPP também te dá a opção de converter utilizando qualquer combinação possível, por exemplo:


conversão pb utilizando 10% de vermelho, 20% de verde, 70% de azul.

Quaisquer valores de RGB são possíveis, inclusive 0% vermelho, 0% verde e 100% azul

E é sobre a conversão 100% azul que gostaria de começar falando a respeito.

Parece também ser consenso que utilizar apenas o canal de cor azul na conversão pb é o "melhor" jeito de executar a conversão, pois essa é a camada do sensor que mais recebe luz, e por esse motivo também é a camada mais "limpa" em relação à ruído visível. Isso também seria equivalente a utilizar um filtro azul na frente da lente, com as suas devidas repercussões na luminância de cada elemento da composição.
Eu não estou aqui para contestar essa informação, pois ela é verdadeira. O canal azul é o que possui menos ruído em relação aos canais vermelho e verde.
A grande questão é: a que preço?

Nesse caso, o preço dessa redução no ruído visível é uma consequente lavada geral nas texturas.
A resolução do detalhe fino da imagem caí bastante, lembrando até a resolução inferior dos sensores Bayer.
Praticamente todo microcontraste característico das Merrill é descartado no processo.
Essa perda de detalhe fino nas texturas lembra muito o efeito colateral dos filtros de redução de ruído que já estamos acostumados em outros programas, ou nas fotos que tiramos com o celular.

O meu ponto é: exportar as fotos em cores pelo SPP e fazer a conversão pb no lightroom, photoshop, ou outros programas de sua preferência pode ser mais vantajoso.
Fazendo dessa maneira, o microcontraste nas texturas é preservado, ao custo de mais ruído visível. Acontece que ruído costuma incomodar muito menos em pb do que incomoda em cores. E se mesmo assim você desejar reduzi-lo, aumentar um pouco o noise reduction no Lightroom não vai prejudicar tanto as texturas quanto elas já seriam prejudicadas caso você tenha convertido para monocromo utilizando o canal de azul do SPP.

Seguem imagens exemplificando isso que falei:


conversão pb utilizando 33% de vermelho, 33% de verde e 33% de azul no SPP.


conversão pb utilizando 100% de azul no SPP.


conversão pb utilizando 100% de vermelho no SPP.


imagem exportada em cores pelo SPP e posteriormente convertida para pb via Lightroom.

Como é possível observar na textura da parede, nenhuma das conversões pb via SPP gera uma saída com tanto detalhe fino nas texturas quanto a conversão pb pelo lightroom.
Na minha opinião, a diferença chega a ser gritante  :o

ps.1: O menor microcontraste da conversão pb via SPP pode ser desejável para retratos. Inclusive eu utilizei essa conversão para suavizar a pele no autoretrato colorido com uma parede grafitada que anexei alguns posts atrás.

ps.2: Uma conversão pb utilizando 100% do canal vermelho, por exemplo, é capaz escurecer o céu em fotos de paisagem ou arquitetura. É o equivalente digital a ter um filtro vermelho em frente a lente de uma câmera analógica equipada com filme preto e branco.
O céu mais escuro, por sua vez, pode ser desejável para efeitos dramáticos ou para trazer destaque para objetos que possam estar com pouco contraste em relação ao céu.
Entretanto, eu descobri por esses testes que escurecer o céu utilizando o Mixer BW do Lightroom pode produzir resultados mais flexíveis.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2022, 16:08:26 por Arthur_Andrade »


Luiz Curcino

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Resposta #140 Online: 08 de Janeiro de 2022, 09:41:26
oi Arthur, muito úteis esses testes e informações para preservar os detalhes finos nas texturas da imagem Foveon.
Valeu!
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Resposta #141 Online: 19 de Janeiro de 2022, 12:59:00

1/30, f/5.6, ISO 100 (superexposta em 1 stop), tripé, foco manual


100% crop

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, 13:06:23 por Arthur_Andrade »


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Resposta #142 Online: 19 de Janeiro de 2022, 13:06:03

1/50, f/8, ISO 100 (+1 stop superexposto), tripé, foco manual


100% crop

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, 13:09:32 por Arthur_Andrade »


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Resposta #143 Online: 19 de Janeiro de 2022, 17:27:55

1/320, f/2.8, ISO 100 (0 EV), Handheld
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, 17:31:43 por Arthur_Andrade »


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Resposta #144 Online: 20 de Janeiro de 2022, 09:14:39

1/320, f/2.8, ISO 100 (0 EV), Handheld

Show, Arthur!
Gostoso de ver essa imagem em full resolution!
 :wub: :clap:
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Resposta #145 Online: 25 de Janeiro de 2022, 20:46:02
Show, Arthur!
Gostoso de ver essa imagem em full resolution!
 :wub: :clap:

Muito obrigado, Luiz!
Até agora não tive a oportunidade de viajar com a câmera e colocar ela pra exercer todo seu potencial.
Mas continuo me surpreendendo até com fotos cotidianas produzidas por essa máquina.


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Resposta #146 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 01:29:04


DP1 Merrill, 1/4, f/11, ISO 100 (0,7 stop superexposta), tripé

Itacaré - BA.
Infelizmente o céu não estava muito bom hoje. Pretendo voltar nessa mesma locação num dia mais limpo pra tentar pegar um pôr do sol mais expressivo.


AFShalders

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Resposta #147 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 14:36:00
DP2M - Sub -1/3, demais controles zerados, originais em tamanho full nos links.
A qualidade da imagem é brutal, pena que essas fotos não estejam à altura.


https://live.staticflickr.com/65535/51882444820_6c9863b09c_o.jpg


https://live.staticflickr.com/65535/51881793801_e0ffb81f0a_o.jpg
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2022, 14:44:44 por AFShalders »


Arthur_Andrade

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Resposta #148 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 20:37:32
DP2M - Sub -1/3, demais controles zerados, originais em tamanho full nos links.
A qualidade da imagem é brutal, pena que essas fotos não estejam à altura.


https://live.staticflickr.com/65535/51882444820_6c9863b09c_o.jpg


https://live.staticflickr.com/65535/51881793801_e0ffb81f0a_o.jpg

As fotos estão ótimas, principalmente da motocicleta. A qualidade de imagem absurda como é de se esperar.

Por sinal, se um dia for vender sua DP2M ou a DP3M me bota na fila de compradores por favor hahah 🙏


AFShalders

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Resposta #149 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 00:54:54
Rsrs já foi complicado eu não comprar a DP1M !

Mas to de boa, ainda tenho uma SD1M e uma SD Quattro.

A SD1 dá mais detalhes mas a Quattro é menos fresca. Uma hora posto fotos com as duas.