Autor Tópico: Fujifilm anuncia o desenvolvimento do “FUJIFILM X RAW STUDIO”  (Lida 11578 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2017, 17:55:15
Pra mim esse recurso já se "pagou" kkkkk... Eu separei várias fotos pra aplicar um preset padrão que eu criei usando o próprio software, por fim ele processou as 126 fotos selecionadas em nada mais nada menos que 3 minutos ! Pode ser que aqui muitos consigam em bem menos, mas pro meu setup de PC atual eu nunca conseguiria processar os RAWS nessa velocidade mesmo que pra aplicar um preset já pronto.


Fuji X RAW Studio by Carlos C. Sosa, on Flickr


Captura de Tela 2017-12-30 às 15.54.20 by Carlos C. Sosa, on Flickr


Tempo de processamento muito interessante :ok:


Quanto à compatibilidade retroativa em versões futuras também penso que é uma possibilidade, principalmente se o programa realmente cair no gosto dos usuários!

Torço pelo desenvolvimento deste programa, com a inclusão de mais recursos e que também permita a exportação dos arquivos em outros formatos além do JPEG.

Aguardando a futura atualização da X-T20 para iniciar os testes...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Janeiro de 2018, 06:56:03
Por hora ele é bastante rudimentar, mas pra fotos onde eu quero agilidade já vi grande vantagem, especialmente se quero usar uma simulação de filme como ponto de partida.


https://medium.com/@gluosnis/enjoying-fujifilms-x-raw-studio-so-far-9e100e22024f


Artigo interessante, se assemelha um pouco ao que eu penso sobre este recurso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 11 de Janeiro de 2018, 11:34:51
Ele não tem ajuste de curvas ?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Janeiro de 2018, 11:39:34
Interessante este software... uso a X-E2, infelizmente não é compatível... em minha saga com a Fuji e testes de processamento com vários conversores/editores, hoje fiquei com o Kit Iridient X Transformer + LR, me atende muito, mas muito bem...

Gosto e muito dos Jpegs da Fuji, fiquei alguns meses usando somente Jpeg, foi interessante, mas sempre tinha uma foto ou outra que queria fazer um leve ajuste nos highlights ou nas sombras, aí abrir em editor, passar para o PC.... acabei desanimando e fotografando em RAW... Tentei também o RAW + JPEG... mas no final muita confusão de arquivos e tempo para processamento.
Uma solução interessante mesmo seria processar o RAW na câmera em batch.... pois a edição um a um na câmera é inviável para muitas fotos... acho que para este propósito o X RAW Studio, funciona e muito bem...

Não resolve todas as questões, mas é uma solução nova, ocupa um novo nicho e servirá para alguns tipos de fotos...

Para mim, por exemplo resolveria os casos de fotos de família, passeios...

Para quem já usou, poderiam me esclarecer uma dúvida? Pelo menos da X-E2 - o que me incomoda em JPEG é que em ISOS mais elevados mesmo colocando NR no mínimo (-2) ainda há uma aplicação importante de redução de ruído... nos modelos X-Trans III isso melhorou, é possivel realmente desabilitar o NR na câmera, e como o X RAW Studio se comporta neste quesito?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 11 de Janeiro de 2018, 11:51:16
Interessante este software... uso a X-E2, infelizmente não é compatível... em minha saga com a Fuji e testes de processamento com vários conversores/editores, hoje fiquei com o Kit Iridient X Transformer + LR, me atende muito, mas muito bem...

Gosto e muito dos Jpegs da Fuji, fiquei alguns meses usando somente Jpeg, foi interessante, mas sempre tinha uma foto ou outra que queria fazer um leve ajuste nos highlights ou nas sombras, aí abrir em editor, passar para o PC.... acabei desanimando e fotografando em RAW... Tentei também o RAW + JPEG... mas no final muita confusão de arquivos e tempo para processamento.
Uma solução interessante mesmo seria processar o RAW na câmera em batch.... pois a edição um a um na câmera é inviável para muitas fotos... acho que para este propósito o X RAW Studio, funciona e muito bem...

Não resolve todas as questões, mas é uma solução nova, ocupa um novo nicho e servirá para alguns tipos de fotos...

Para mim, por exemplo resolveria os casos de fotos de família, passeios...

Para quem já usou, poderiam me esclarecer uma dúvida? Pelo menos da X-E2 - o que me incomoda em JPEG é que em ISOS mais elevados mesmo colocando NR no mínimo (-2) ainda há uma aplicação importante de redução de ruído... nos modelos X-Trans III isso melhorou, é possivel realmente desabilitar o NR na câmera, e como o X RAW Studio se comporta neste quesito?


Tente o Silkipix 8 Pro. Depois de muito apanhar, achei a melhor opção. Mas tem que dar uma lida no manual porque embora pareça, não é um programa muito trivial no inicio.

https://silkypix.isl.co.jp/en/product/dsp8/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Janeiro de 2018, 12:27:36
Ele não tem ajuste de curvas ?
Highlights + Shadows +, só ajustar a gosto, permite ir até +4 na família Xtrans III.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 11 de Janeiro de 2018, 12:37:52

Tente o Silkipix 8 Pro. Depois de muito apanhar, achei a melhor opção. Mas tem que dar uma lida no manual porque embora pareça, não é um programa muito trivial no inicio.

https://silkypix.isl.co.jp/en/product/dsp8/

Testei ele, foi a melhor solução única que encontrei e que manteve as simulações de filmes da Fuji, cores e tons mais próximos que o que vejo na câmera...
Os problemas práticos para mim foram: valor da licença, lentidão no meu PC para renderizar cada imagem, apresentar as imagens em full, etc... tive ainda dificuldade com o controle de altas luzes dele, não consegui ser tão eficiente como consigo em outros programas.... mas claro pode ser apenas o meu PC lento e falta de hábito com o programa.... mas que os resultados são excelentes, isso realmente é verdade.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 11 de Janeiro de 2018, 13:14:55
Interessante este software... uso a X-E2, infelizmente não é compatível... em minha saga com a Fuji e testes de processamento com vários conversores/editores, hoje fiquei com o Kit Iridient X Transformer + LR, me atende muito, mas muito bem...

Gosto e muito dos Jpegs da Fuji, fiquei alguns meses usando somente Jpeg, foi interessante, mas sempre tinha uma foto ou outra que queria fazer um leve ajuste nos highlights ou nas sombras, aí abrir em editor, passar para o PC.... acabei desanimando e fotografando em RAW... Tentei também o RAW + JPEG... mas no final muita confusão de arquivos e tempo para processamento.
Uma solução interessante mesmo seria processar o RAW na câmera em batch.... pois a edição um a um na câmera é inviável para muitas fotos... acho que para este propósito o X RAW Studio, funciona e muito bem...

Não resolve todas as questões, mas é uma solução nova, ocupa um novo nicho e servirá para alguns tipos de fotos...

Para mim, por exemplo resolveria os casos de fotos de família, passeios...

Para quem já usou, poderiam me esclarecer uma dúvida? Pelo menos da X-E2 - o que me incomoda em JPEG é que em ISOS mais elevados mesmo colocando NR no mínimo (-2) ainda há uma aplicação importante de redução de ruído... nos modelos X-Trans III isso melhorou, é possivel realmente desabilitar o NR na câmera, e como o X RAW Studio se comporta neste quesito?
Olha Ronaldo, desde a X-T10 que consigo com êxito usar ISO até 3200.

Na X-T2 eu uso numa boa até 6400, depois posto aqui exemplos.

Eu acho o ruído gerado pelas Fujis parecido com grão de filme, algo que me agrada e é bem diferente do ruído dos sensores Bayer.

No Reveillon agora, fiz fotos na praia em ISO 6400, ficaram ótimas e com exceção de uns refletores não havia muito mais luz por ali, até porque eu estava bem longe dos refletores, quase na água.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2018, 13:15:44 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 11 de Janeiro de 2018, 13:56:58
Highlights + Shadows +, só ajustar a gosto, permite ir até +4 na família Xtrans III.

Não chega nem perto do que um ajuste de curvas é capaz...  >:(


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2018, 14:10:06
Não chega nem perto do que um ajuste de curvas é capaz...  >:(
Sim, mas pra quem quer já ajuda.

Quem não quer usa outras opções, além disso ainda vai evoluir.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2018, 14:31:54
Sim, mas pra quem quer já ajuda.

Quem não quer usa outras opções, além disso ainda vai evoluir.

Tomara, porque senão vai ser tipo um Sigma Photo Pro, que é super engessado e não tem os ajustes que realmente importam.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Maio de 2021, 23:56:13
Ressucitando tópico antigo, pois não achei nenhum mais novo...  :D

O cara do Pal2tech testou o X Raw Studio e achei mais interessante do que parecia. Segue sendo BEM mais rudimentar que um editor completo (basicamente, é uma interface para comandar o raw developer interno da câmera), mas, como vi em uma live da Fuji, os profiles "Fuji" do Lightroom e do Capture One são feitos pela Adobe / Phase One, não pela Fuji; se aproximam bastante dos originais, mas são diferentes dos da Fuji.

https://www.youtube.com/watch?v=Gayg0-SrLcQ

Ele parece ainda mais interessante para quem está brincando com os recipes de filmes (https://fujixweekly.com/recipes/), pois permite criar eles no programa e salvar nas custom positions da câmera, ou salvar eles no software mesmo.

Devo olhar ele quando der, mesmo agora que estou indo pro Capture One - que, aliás, está em promoção com 50% de desconto.

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci