Valeu Marcio
Apesar dos apesares, de vc estar num mercado diferente do nosso aqui em terras tupiniquins, o publico é sempre o mesmo.... preço manda!!!!
Mesmo assim tenho uma teoria que não consigo provar, se o cliente sabe realmente o que esta comprando, referente a qualidade de impressão/emolduramento e uso
Aqui em terras tupiniquins tenho que por um pouco da "educação" em pauta
Se o cliente quer decorar o ambiente do quarto do filho com um poster, qualquer qualidade de impressão fica bom, tá bonitinho tá valendo
Se o cara gosta de foto, foi nesta feira aqui https://www.facebook.com/events/164844597447856/permalink/164945254104457/?notif_t=like¬if_id=1511547195814632 vai atrás de qualidade e vai querer um emolduramento com um minimo de qualidade.
Educação: tem gente que não se importa em colocar uma gravura/foto pirata na parede se der pra comprar de alguém morrendo de fome a troco de migalha, melhor ainda
Procurando justificar um investimento pra minha sócia dei uma pesquisada nos valores de venda que foram apresentados e o real de mercado, tem uma "pequena" diferença de quase 50% no preço, ficando muito mais fácil justificar o ROI
Eles colocaram uma empresa pra oferecer emolduramento, mandei email a 3 dias e não tive resposta... descaso total, parceiro bem meia boca e dá pra ter noção do resto
Obrigado mais uma vez por compartilhar suas experiências
Tks
Marcio
Nao eh so
"preco que manda". Referencia/nome tambem manda. Conceito tambem manda.
O valor de €50 para um mesmo produto varia imensamente de acordo como a forma que esse produto de €50 eh apresentado.
Qualidade de fato quase ninguem se importa. Muita gente fala de qualidade mas o que chamam de qualidade na verdade eh apenas nome e conceito. E isso nao eh so para o publico consumidor mas tambem para quem vende.
Deixa eu dar um exemplo.
Quando eu foi vender minas fotos em feiras no inicio, eu ia com uma mala de viagem com as fotos dentro, chegava na feira, colocava a mala no chao, as fotosem cima da mala, e ali vendia. A unica qualidade que eu oferecia era a qualidade da foto (segundo eu). O materil que usei para fazer as fotos tambem tem suas qualidades mas eu nem mencionava ou tentava persuadir ninguem falando da qualidade do papel, etc... Eu apenas falava que eram fotos fotografadas e impressas a mao por mim mesmo. E assim, eu obitia muito mais pessoas interessadas nas fotos e pessoas comprando minhas fotos. E o motivo eh que o que elas viam era umartista tentando vender sua arte. E quanto mais simples e menos profissional paresesse, mais artista eu era considerado e por isso mais atraente era o meu trabalho. As pessoas paravam para ver as fotos e ficavam admiradas. Eu nem vou falar dos inumeros comentarios de admiracao que eu recebi me exaltando e exaltando meu trabalho.
Com o tempo eu fui buscando tentar "melhorar" a minha tatica de venda investindo em uma melhor apresentacao, usando mesa, emoldurando minhas fotos, organizando elas deixando separadas por temas e tamanhos. A consequencia dessa mudanca eh que rarissimas pessoas param para ver as fotos. As que param ainda admiram e elogiam, mas sente menos impulso em comprar e apesar do preco ter sido sempre o mesmo, agora consideram mais caro pagar €50 em uma foto bem apresentada, emoldurada, em uma mesinha bonitinha e um fotografo se apresentando mais como "comerciante", esentiam que €50 valia menos em uma foto sem moldura, misturada com um monte de outras fotos, em cima de uma mala velha deitada no chao, com um fotografo que nao eh nada alem de um cara que esta ali tentando ganhar um dinheiro com sua arte.
Em outras palavras, as pessoas viam e sentiam mais qualidade na foto com menos materiais, menos protecao, e ate mesmo menos qualidade se levar em conta que esta ali pegando poeira, sol, dedo de todomundo. E menos qualidade em fotos protegidas em uma moldura bonitinha e melhor apresentavel.
No fundo, as pessoas falam muito de qualidade mas o nome, conceito, e aparencia vem muito antes da qualidade. O fato deu eu conseguir vender algo em feiras e nao vender nada via internet, eh pq em feiras as pessoas tem contato comigo e a foto ganha um significado e valor a mais quando o comprador tem contato, conhecimento e uma pequena interacao com o fotografo. Na internet o valor cai imensamente pq o meu contato pessoal com o publico passa a ser ZERO, mas a qualidade da foto eh exatamente a mesma.